Você sabe o que é manutenção predial?

Se há algo extremamente importante para o dia a dia de uma empresa ou de um condomínio é um prédio sempre em perfeito estado, não gerando complicações para quem o ocupa. Na correria diária, os desgastes sofridos pelas edificações podem passar despercebidos. E quando são perceptíveis, geram uma grande dor de cabeça e prejuízo, além do risco para saúde e segurança dos ocupantes do prédio. Por isso, a manutenção predial é imprescindível para o bem-estar de todos.

É sempre importante estar com a manutenção predial em dia. Mas, afinal, o que é essa manutenção predial?

Manutenção predial é todo cuidado que deve ser tomado com a infraestrutura de um edifício. E isso inclui sistemas elétricos, de segurança e incêndio, hidráulicos, de gás, alvenaria, telhado, fechaduras, portões. E até sistemas de comunicação e climatização estão inclusos.

O serviço de manutenção predial inclui uma série de atividades, que estão separadas entre preventivas e de reparos. E são essenciais para que se tenha as condições necessárias de limpeza, conservação e, principalmente, segurança. A supervisão dos pontos da manutenção predial são importantes e podem ser alcançados com a gestão da manutenção, um processo que visa checar periodicamente os recursos e as instalações.

A manutenção predial feita de forma correta e recorrente evita reparos emergenciais, que são mais caros e aceleram os desgastes dos componentes e da edificação.

Um detalhe que não deve ser desconsiderado quando falamos de manutenção predial é o planejamento a ser adotado. Tudo o que é planejado e bem organizado tem melhores resultados. É preciso equilibrar pontos importantes, como custos, durabilidade, prazo e disponibilidade. Por isso, um plano detalhado e completo auxilia nos bons resultados, sem a necessidade de retrabalho. Além disso, manutenções emergenciais. são ações que demandam custos mais elevados.

Um histórico de manutenções também é bem-vindo. Ao contemplar toda manutenção predial feita no edifício, esse histórico, com o registro das mais variadas informações sobre as manutenções, ajuda na gestão desse processo.  É válido também analisar e registrar os resultados de cada manutenção realizada. Estudando possíveis problemas ocorridos, pode-se tomar as medidas necessárias para as próximas manutenções. Com isso, fica mais rápido e fácil planejar a manutenção predial de forma mais completa, economizando recursos valiosos, como o tempo. Além de investimentos.

A manutenção predial também é importante quando o assunto é fiscalização. Cada vez mais rigorosos, os órgãos fiscalizadores estão atentos e as exigências legais mais complexas. A Anvisa, por exemplo, tem sempre fiscalizado a manutenção de ar-condicionado visando a qualidade do ar em ambientes públicos.

Mas, quais serviços são importantes na manutenção predial?

Em relação aos serviços inclusos na manutenção predial, alguns são bem importantes:

  • Os serviços elétricos e hidráulicos, por exemplo, se referem a rede elétrica e de encanamentos. São essenciais em qualquer edifício e por conta da complexidade dos sistemas devem estar sempre bem cuidados.
  • Vazamentos de água podem interditar partes do prédio por um bom período;
  • Problemas no sistema elétrico pode gerar consequências catastróficas, como incêndios;
  • Falando em incêndios, os sistemas de segurança e contra incêndio também necessitam de manutenção e precisam estar bem cuidados para que, em caso de emergência, funcionem corretamente. Essa atitude pode salvar vidas.;
  • Telhados também são itens importantes da manutenção predial. É essencial que estejam em perfeitas condições, evitando infiltrações e outros problemas;
  • Equipamentos e área comum são pontos que merecem atenção. Em edifícios, elevadores são extremamente importantes para o dia a dia de todos. Algumas horas com ele desligado gera grandes contratempos e pode impactar negativamente na rotina de qualquer empresa e edifício residencial. Principalmente, os que com circulação de idosos, deficientes, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção;
  • Analisar a qualidade da estrutura também se encaixa como manutenção predial? Sem dúvida. É preciso verificar a capacidade funcional da edificação, certificando que a estrutura do prédio é realmente segura. É importante verificar periodicamente as condições atuais de toda a construção.

Contratar uma empresa e ter que esperar o técnico 

Pensando na questão da gestão e de mão de obra, como cuidar de tantas questões relativas à manutenção predial? É preciso ter profissionais alocados na empresa para cuidar ou encontrar terceiros e empresas prestadoras de serviços?

Contratar equipes externas e especializadas nos serviços que englobam a manutenção predial traz mais velocidade e custo-benefício para empresas e condomínios. Sempre houve muita reclamação em cima das prestadoras de serviços externos, principalmente em relação à demora da chegada do técnico e a falta de informação sobre o horário.

No entanto, atualmente, graças à tecnologia esse problema foi resolvido por uma solução muito simples, na qual o cliente acompanha todo o processo de abertura da ordem de serviço, inclusive a localidade do técnico destacado para atender o chamado.

E a inovação também tem impactado este mercado, com soluções inteligentes que otimizam a gestão de uma empresa em diferentes níveis, inclusive, cuidando das equipes externas. O aplicativo para equipes externas tem diversas funções que otimizam não só a gestão e o trabalho dos técnicos prestadores de serviços. Os clientes – como empresas e condomínios – que abrem o chamado também estão no escopo de importância dessa ferramenta tecnológica desenvolvida para promover uma melhor qualidade no atendimento.

Tecnologia e manutenção predial

A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadoras de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.

O Field Control é um aplicativo para prestadores de serviços externos. Você acompanha todo o trabalho em tempo real. Com isso, aumenta a produtividade da equipe e facilita a comunicação entre técnicos e gestores. Comece agora a melhorar a gestão da sua empresa. Crie sua conta grátis.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade