Atendimento ao cliente de forma eficiente

Mais que fechar a venda, o atendimento ao cliente precisa ser eficiente durante toda a experiência do usuário. Na prestação de serviços, esse tipo de atendimento precisa ser certeiro desde o momento da abertura da chamada. Não existe uma fórmula secreta, por isso, vamos te dar algumas dicas para que os erros sejam mínimos e a sua taxa de fidelização sempre alta.

Atendimento ao cliente de forma eficiente na prestação de serviços

Abertura do chamado

Não importa se é um colaborador específico para a demanda ou o próprio gestor, no caso de prestadora mais enxutas. Aqui, nem sempre o cliente está feliz. Se ele está te ligando é porque algum problema aconteceu. A culpa não é sua e também pode não ser dele. Equipamentos falham e quebram todos os dias. Ter empatia nesse momento e não levar o estado emocional do cliente para o lado pessoal é bem relevante. Se for aquele cliente complicado, merece uma atenção mais especial ainda.

O cliente não é obrigado a saber o problema, mas tentar decifrar alguns aspectos pode auxiliar e solicitar o técnico com habilidades de acordo com o tipo de reparo.

Pontualidade do técnico

Esse é o ponto crítico da prestação de serviços no Brasil. Lembra daquele cliente nervoso que abriu o chamado? O sentimento de frustração dele estará  maior ainda quando o técnico atrasar. E com certeza, na hora de renovar o contrato ele vai se lembrar disso. Muitas pessoas que abrem chamado na prestação de serviços mudam completamente a rotina para receber o técnico. E mais, quando o cliente é empresarial pode depender daquele reparo para ter o funcionamento normalizado. Atender ao chamado dentro de expectativa prometido é a solução.

Utilizar uma ferramenta de localização dos técnicos em tempo real já resolve o problema. Você pode saber mais no site: www.fieldcontrol.com.br.

Pós-visita

O técnico encerra a visita e tchau, acabou. Não! Se o problema a ser resolvido foi muito complexo e impactou drasticamente aquela residência ou empresa, não custa nada dar um alô no dia seguinte, perguntando sobre o reparo e se a prestadora pode fazer algo a mais. Ainda, se o dano foi causado por mau uso ou falta de manutenção, reforçar o cuidado com uma dica amiga é sempre bem-vindo.

Como a gente falou lá no início, são apenas algumas dicas. Se estiver a fim de aprofundar seus conhecimentos, sugerimos a leitura: Como fazer um bom atendimento e encantar o cliente?.