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5 dicas para controle de atividades de funcionários de campo

5 dicas para controle de atividades de funcionários de campo

Como realizar um controle de atividades de funcionários de qualidade? Como aumentar a produtividade da equipe de campo? Planos e metas bem definidos, planejamento de curto, médio e longo prazo, treinamentos e a utilização da tecnologia correta, são algumas das respostas para essas perguntas.

Quando o assunto é o controle de atividades de funcionário, um grupo merece destaque dentro do cenário empresarial: a equipe de campo. A gestão de equipes externas é uma realidade de muitos negócios como os que possuem técnicos de manutenção, profissionais de venda e captação de novos clientes, ou outros profissionais trabalhando em campo para atender a clientes ou fornecedores.

Se esse é seu caso, provavelmente já se perguntou como você, no papel de gestor, pode ampliar o controle de atividades de funcionários da equipe externa afim de contribuir com o aumento da produtividade dos profissionais envolvidos.

Separamos neste artigo 5 dicas de controle de funcionários de equipe externa que visam mais do que um controle dos profissionais, mas também tem o objetivo de melhorar a qualidade do trabalho da equipe de campo e o consequente aumento de sua produtividade.

Monitoramento de equipe de externa: 5 dicas para ampliar os resultados de sua equipe

1.Tenha planos e prazos determinados

Você deve estar cansado de saber que planejamento é palavra de ordem para liderar qualquer equipe, mas esse tópico tem uma função ainda mais especial quando o assunto é o controle de atividades de funcionários.

Entenda que o acesso que você tem aos profissionais que trabalham no escritório com você não se repete com os profissionais do campo. Por isso, eles precisam estar cientes de suas obrigações, tarefas e objetivos de antemão.

Não dá pra você passar na mesa deles e pedir a execução de uma tarefa, o ideal é que você se planeje para repassar suas necessidades periódicas com antecedência e permitir a organização de seu pessoal.

Tão importante quanto entender qual tarefa deve ser executada, é entender quando essa tarefa deve ser executada. Prazos são fundamentais. Equipes que trabalham à distância em algum projeto, podem perder o senso de urgência de certas tarefas.

Estabeleça metas e prazos, acompanhe de perto o andamento de cada etapa e dê feedbacks constantes para sua equipe apontando a necessidade de urgência de algumas ações antes que elas se atrasem.

2. Seja específico na atribuição de tarefas

Um bom controle de atividades de funcionários começa na distribuição de tarefas e obrigações para cada membro do time.

Entender sua função e no que concentrar seus esforços faz com que a equipe trabalhe mais consciente de sua participação no resultado global.

Além disso, a definição de atribuições e objetivos torna mais fácil o trabalho do gestor, que sabe o que acompanhar e cobrar de cada membro da sua equipe.

Alinhar as expectativas do gestor com as atribuições de cada colaborador é um passo fundamental para o aumento da produtividade, motivação da equipe e para o completo controle de atividades de funcionários membros de uma de equipe externa.

Distribua tarefas objetivas diariamente (se preferir organize um cronograma semanal) para sua equipe e dê feedbacks constantes. A falta de foco pode acabar com a produtividade de qualquer equipe externa.

Listas diárias de tarefas e agenda de metas individuais e coletivas são ferramentas importantes para o trabalho de seu colaborador.

3. Planeje a curto, médio e longo prazo

Falando em planejamento, é importante que sua equipe externa enxergue suas metas individuais e coletivas a curto, médio e longo prazo.

Por meio do acesso a esses três estágios de planejamento e metas, a equipe se motiva a cumprir cada etapa de forma mais rápida e facilita o controle de atividades de funcionários.

Quando as metas são apenas de longo prazo é comum a procrastinação do trabalho e a falta de motivação pois o resultados demorarão a aparecer. Por outro lado somente metas de curto prazo limitam a visão de futuro que a equipe precisa ter.

Já ouviu falar de objetivos SMART? A metodologia te ajuda a criar metas realistas e alcançáveis, para todos os setores de sua empresa.

4. Acompanhe os negócios de perto

Se você ainda não trabalha com um software de CRM corre, por que essa é uma ferramenta que sua equipe externa precisa para se comunicar melhor com seu cliente e ainda alimentar os gestores sobre seu relacionamento com clientes e prospects.

O CRM é uma ferramenta de gestão de negócios, oportunidades de vendas, relacionamento com clientes e equipe de vendas.

Os vendedores conseguirão trabalhar com mais clientes, em menos tempo, com o histórico de cada negócio.

Além disso, você fica sabendo em tempo real como está o trabalho da sua equipe com cada cliente, se algum está sendo esquecido, se as metas de atendimento estão sendo cumpridas e em qual estágio cada negociação se encontra.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada do desenvolvimento de negócios de todos os tamanhos e setores.

Os aplicativos para empresas  possibilitam uma maior agilidade nas operações e processos internos e externos, economizando tempo e dinheiro, e aumentando a produtividade da equipe.

Imagine todo o trabalho anteriormente feito por telefone ou por meio de uma pilha de papel, agora sendo desenvolvido com um simples toque na tela do seu celular.

Se você já tem um tempo de mercado, lembra-se quando gastava dias elaborando um relatório de visitas? Ou da pilha de ordens de serviço antes do advento da ordem de serviço online?

O controle de atividades de funcionários também pode ser desenvolvido por meio de aplicativos instalados nos smartphones dos colaboradores. Por meio das funcionalidades desses dispositivos o gestor consegue acompanhar em tempo real, por geolocalização, onde cada membro da equipe de campo está e o que está fazendo.

Também é possível emitir ordens de serviço, gerar relatórios, colher assinaturas, registrar e acessar o histórico de atuação com cada cliente, entre tantas outras funções. Resumindo, se você deseja aplicar um efetivo controle de atividades de funcionários de uma equipe externa, já passou da hora de investir em um aplicativo como o Field Control.

O Field Control é um aplicativo para prestadores de serviços externos. Ele possui dois módulos. Um módulo web para os gestores, que pode ser acessado pelo computador, notebook ou tablet e um aplicativo instalado no celular do técnico.  O técnico recebe as atividades no celular, preenche o checklist, anexas as fotos e colhe a assinatura do cliente. Assim a ordem de serviço fica completamente digital.

Gostou? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar a melhorar os processos de seu negócio.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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