Modelo de O.S.

BAIXAR

Quais são os estilos de liderança? Conheça os 3 principais

Quais são os estilos de liderança? Conheça os 3 principais

Dentre as muitas teorias sobre liderança, uma ganha destaque mostrando que os melhores líderes não necessariamente precisam nascer com características ideais. Elas podem ser aprendidas. São comportamentos. O que é preciso para ser um bom líder? E quais são os estilos de liderança principais? Como relacionar eles a realidade da sua empresa?

Neste artigo, veremos quais são os principais estilos de liderança e como eles podem funcionar atualmente, levando em consideração que o comportamento e as formas de trabalhar mudaram muito desde os primeiros estudos comportamentais.

Entre essas mudanças, surge, por exemplo a possibilidade de gerir uma equipe não presencial, ou seja, gerir uma equipe utilizando ferramentas de gestão que lhe asseguram um ótimo acompanhamento e liderança mesmo com seus colaboradores a quilômetros de distância da sede de sua empresa.

Para que você possa entender então quais são os estilos de liderança e como eles se comportam na atual dinâmica mercadológica, listamos e apresentamos a seguir a teoria das lideranças: autoritária, democrática e liberal.

Se deseja se tornar um líder ainda melhor, que contribui para o crescimento de sua empresa, continue lendo este material.

Quais são os principais estilos de liderança: Autoritária, Democrática e Liberal

Quais são os principais estilos de liderança é o que veremos a seguir. Junto apresentaremos as características e exemplos de usabilidade de cada um.

Autoritária (ou autocrática)

Para responder a pergunta: quais são os estilos de liderança, começamos apresentando o modelo autoritário. Nele há destaque para o líder que é o centro da decisão. Neste caso tudo tem que passar por ele.

  • O líder é dominador.
  • Tomada de decisões exclusiva do líder
  • A equipe apenas acata o que é demandado sem direito a opinar.
  • Ordens precisam ser seguidas plenamente sem desvios
  • Tendência a ser temido pela equipe

Liberal

O segundo estilo de liderança é o liberal. Nele o destaque não está no líder, ao contrário, está totalmente voltado para a equipe, que tem toda liberdade para tomada de decisões e não sofre influência do líder.

  • O líder só participa quando é solicitado
  • A tomada de decisão é da equipe
  • O líder parte do princípio que sua equipe tem capacidade de decisão
  • Só ajuda quando lhe é solicitado
  • Pouco respeitado e até mesmo pode ser ignorado pela equipe.

Democrática

Por último, o estilo democrático vem responder à pergunta quais são os principais estilos de liderança. Nele enxergamos um meio termo entre os dois primeiros casos.

Em uma liderança democrática o destaque está para o conjunto. Todo mundo tem direitos iguais a opinião e tomada de decisão.

  • Líder tem boa relação com a equipe
  • A tomada de decisão é compartilhada
  • Equipe tem espaço para debater as ideias
  • Encoraja participação da equipe
  • Muitas vezes visto como mais um membro da equipe

Como funcionam os principais estilos de liderança na prática

Não é de hoje que pesquisadores e empresários buscam entender quais são os estilos de liderança e como eles são recebidos por toda equipe, quais trazem melhores resultados e quais deveriam ser eliminados. Desde a década de 30 os três estilos apresentados acima são pesquisados e, sim, eles são os principais aplicados até hoje e por isso merecem tamanho destaque e compreensão.

Dois estudiosos pioneiros, White e Lippitt, em meados da década de 30, pesquisaram o impacto que cada um dos estilos de liderança citados acima causavam em suas equipes. Para isso eles usaram crianças divididas em vários grupos onde foram observados quais são os melhores estilos de liderança.

Sob o líder Autoritário os seguintes aspectos foram observados nas crianças:

  • Elas apontavam traços de comportamentos mais submissos e/ou agressivas dependendo do grau de tensão a que foram expostas.
  • A tensão era sempre presente e não se via nenhum tipo de laço entre a equipe além de bastante descontentamento.
  • As funções dependiam sempre do chefe fazendo com que os subordinados apenas mostrassem trabalho quando o líder se fazia presente.

O grupo com o líder Liberal, como imaginado, apresentava sinais bem diferentes dos acima relatados:

  • A equipe era completamente livre e agiam como bem entendiam.
  • Como não havia uma direção e perdia-se muito tempo tentando decidir o que fazer.
  • A equipe apresentou baixo comprometimento e motivação.
  • O líder era desprezado pela equipe que passava a disputar entre eles quem daria o caminho certo a seguir.

Por último, a busca por qual o melhor estilo de liderança, observou o comportamento da equipe liderada pelo líder Democrático, e as seguintes conclusões foram tiradas:

  • As crianças se mostravam mais motivadas e dispostas a trabalhar.
  • Havia um bom relacionamento entre o grupo onde as conversas se mostravam amistosas e amigáveis.
  • Companheirismo e espírito de equipe imperavam.
  • Não havia uma necessidade do líder estar sempre presente para que as funções fossem exercidas pela equipe.

Como os 3 principais estilos de liderança se aplicam nos dias de hoje

Essas teorias são estudadas e discutidas há várias décadas e vão se adaptando conforme os estilos e processos de trabalho evoluem. Entretanto, elas fazem parte do comportamento humano, o que faz com que consigam ter o mesmo apelo nos dias de hoje.

Dessa forma, a teria com os estilos autoritário, liberal e democrático, segue sendo considerada e adaptada ao contexto atual onde as relações de trabalho já não ficam apenas dentro de um escritório.

Para saber quais são os melhores estilos de liderança, devemos levar em consideração mais do que modelos pré moldados, mas também devemos aprender com eles. Hoje as equipes não são necessariamente presenciais. Você pode gerenciar sua equipe em qualquer lugar do mundo, desde que haja internet.

É preciso pensar formas de adaptar as teorias clássicas e cheias de sabedoria sobre o comportamento humano, aos dias de hoje. A forma como você vai exercer liderança com uma equipe presencial é diferente da forma como você vai exercer com uma equipe externa, que trabalha à distância.

Pelo simples fato de não lidar pessoalmente, a relação entre os membros da equipe de campo e seu líder se dá de maneira mais objetiva e resumida a sua função.

Utilizando boas ferramentas de gestão de equipes externas você é capaz de organizar todo um planejamento mantendo um canal de fácil interação e melhorando a comunicação da empresa, além de conseguir controlar todo o processo de maneira muito mais prática.

Facilidade de gestão e agilidade de processo, reduzindo interações que possam incentivar comportamentos indesejados.

E aí, quais são os melhores estilos de liderança?

Sabendo quais são os principais estilos de liderança podemos perceber que o melhor é a combinação de posicionamento de líder com espaço para opiniões, destacando assim o líder Democrático neste cenários. Esse é o caminho mais promissor.

Achar este equilíbrio nem sempre é fácil por se tratar de pessoas e suas individualidades. Um líder tem de estar sempre se atualizando para ser capaz de apoiar seus colaboradores, a fim de saber o melhor caminho para guiar sua equipe mantendo sempre o controle e o respeito de todos, ao mesmo tempo que permite e incentiva a iniciativa, pró-atividade, autonomia e trabalho em equipe.

Como apresentamos acima, as formas de trabalho vem mudando muito e hoje as lideranças nem sempre mantém um contato direto e diário com sua equipe, que muitas vezes trabalha externamente ao escritório.

Por isso, uma ótima forma de manter o perfil ideal de liderança é fazer isto é utilizando aplicativos para empresas. A Field Control é um aplicativo para gestão de equipe externa, que possibilita que o gestor acompanhe as atividades de sua equipe em tempo real, ao mesmo tempo que mantém a individualidade do colaborador.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nosso sistema de gestão, com diversos recursos e de fácil controle dos processos. Integração de recursos que dá agilidade e confiança além de uma fácil comunicação com a equipe. Tudo isso auxilia você a ter a liderança necessária para gestão de um negócio promissor.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço