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Plano de marketing para empresa de serviços

Plano de marketing para empresa de serviços

Todo empreendedor, independentemente do setor e tipo de produto, deveria ter um plano de marketing para empresa de serviços como um dos processos essenciais. Elaborar um plano é a forma mais organizada e ágil, principalmente se for produzido por um profissional que não seja da área. O planejamento precisa de um foco: divulgar o produto, o serviço ou a empresa. Caso tenha a intenção de divulgar os três, a indicação é que cada um tenho um plano separado com foco e objetivos diferentes.

O marketing em si proporciona aumentar a sua visibilidade e posicionamento no mercado, captação de clientes e auxilia no desenvolvimento de estratégias de comunicação. Ainda em definição, o Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. A partir do momento que o empreendedor sente a necessidade de um plano, é ponto positivo e diferencial no mercado.

Antes do plano, aprenda com os erros dos seus clientes. Se for um serviço inovador que não faz parte do dia a dia do usuário, o início será um pouco árduo para ele. Até tomar práticas todas as ferramentas e funcionalidades, alguns erros podem ser cometidos. Analise se esses equívocos podem ser evitados, principalmente por iniciantes. Além disso, não os deixe tentar resolver problemas técnicos sozinhos. Sempre os oriente a procurar atendimento a qualquer dúvida que tenha. Faça com que todo o serviço que será divulgado via marketing esteja em pleno funcionamento.

No caso de um plano de marketing para empresa de serviços, o foco é restrito e bem estruturado. Passos simples podem ser implementados no dia a dia da rotina de trabalho e que trarão bons resultados a curto e longo prazos. O objetivo é sempre inserir a marca no mercado e informar sobre seus serviços. Antes de tudo, analise se todos os processos da empresa estão alinhados e com a qualidade esperada. Atendimento, solução de problemas, qualidade do serviço prestado, canais de acesso do cliente para a empresa. Tudo está funcionando em perfeita harmonia? Pois trabalhar a imagem da empresa para atrair novos clientes e não oferecer um serviço qualificado não é recomendado. Ao contrário, será construída uma imagem negativa. A reputação da empresa deve ser preservada acima de tudo. Má administração é prejudicial à imagem e reflete diretamente nos lucros.

Primeiro planeje como quer executar esse plano e o quanto pretende investir. Separar uma verba é fundamental e manter-se dentro desse escopo também. Antes de ampliar esse investimento no andamento do projeto, mensure e analise os primeiros resultados. Caso não seja o esperado, reestruture desde o começo, se for preciso. Perdas de tempo e dinheiro não podem fazer parte da vida de uma empresa que tem potencial de crescimento. Outro ponto importante é: onde a empresa quer estar? Para que? Por que? E para quem? Se as respostas estiverem na ponta da língua, você está preparado para investir em marketing.

Dicas para elaborar um plano de marketing para empresa de serviços

Cause empatia. Conheça seu público. A linguagem utilizada mais apropriada possível proporciona identificação e chama a atenção sobre o assunto divulgado. Analise os fatores sociais, ambientais, econômicos e até políticos que o influenciam. Os fatores tecnológicos merecem atenção especial, pois é a partir deles que muitas ações de marketing são produzidas;

Defina uma “persona”, ou seja, um público específico que você irá direcionar essas ações. Idade, sexo, região onde vivem, onde e como trabalham, nível de escolaridade. Todas essas informações irão auxiliar a criar ações diretas para impacto;

Implemente um conteúdo atrativo. Imagens podem chamar mais atenção do que um texto. Teste a aceitação das duas formas. Se o público for mais jovem, foque em vídeos de até 30 segundos e com legenda. Hoje, mais de 80% das pessoas acessam internet pelo celular e assistem vídeo sem ativar a função do som;

Não foque direto no produto, mas sim o que muda na vida de quem o utiliza. Proporcionar experiência e satisfação com facilidade é um caminho;

Seja simples e direto nas suas ações de marketing. Muito conteúdo gera baixa audiência, independente da onde será utilizado. Como a tecnologia permite uma enxurrada de informações em tempo real, as pessoas não perdem tempo com informações sobre produtos;

Utilize exemplos. Sempre humanize o serviço de que você presta à sociedade de forma indireta;

Tenha as redes sociais como uma aliada: além de conteúdo gratuito em páginas próprias para empresas, é possível alcançar o público-alvo que deseja com baixo custo;

Entre as ferramentas que podem ser utilizadas são publicidade, promoção de vendas e no ponto de vendas, patrocínio, telemarketing, internet, planos de fidelização com descontos exclusivos;

Etapas do plano de marketing para empresas de serviços

Após o plano, o próximo passo é organizar a implementação das tarefas indicadas. É nessa hora que todo o planejamento será executado. Para que realmente o resultado seja positivo, todo o processo deve estar bem alinhado com os funcionários que atuam na linha de frente dessas ações.  Comunicação interna efetiva é fundamental.

Determine um prazo de início e término;

Escolha as ferramentas que irá utilizar e limite um orçamento;

Indique um responsável por essas ações: implementação, monitoramento e mensuração de resultados;

A avaliação e controle dessas ações devem ser feitos frequentemente. Caso algum tópico não esteja com bom retorno, pode ser excluído e substituído por outro. O primeiro plano de marketing para empresa de serviços pode ser considerado um teste. Ser for assertivo de primeira, terá bons resultados e em um período estimado, será possível conferir os benefícios. Mas caso sinta que não está estruturado de uma forma correta, não desista. Procure profissionais da área que podem dar boas dicas e também analisar os possíveis erros que estão impedindo a evolução desse processo.

 

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