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Como se tornar uma assistência técnica autorizada?

Como se tornar uma assistência técnica autorizada?

Não basta sua prestadora ser muito boa no que faz. É preciso ser uma assistência técnica autorizada, caso ofereça serviços desse tipo. Ficou interessado? Como será que uma empresa passa a ser autorizada a realizar reparos de aparelhos e equipamentos de grandes marcas? Se estiver a fim de saber, esse é o tema da nossa conversa de hoje.

As assistências técnicas autorizados prestam serviços para grandes marcas, a partir de uma autorização, ao oferecerem reparos e instalação de produtos com prazo de garantia oferecido pelo fabricante ou até mesmo lojas de varejo.

Muitos clientes dão preferência para acionar prestadoras que são autorizadas pela credibilidade e confiança que passam ao conhecer o produto e também facilidade em adquirir peças originais. É também a garantia de qualidade não só no serviço que será realizado, mas que o aparelho não será deixado em qualquer local ou reparado por qualquer técnico.

Você também pode ser tornar uma assistência técnica especializada. Segundo a definição do Procon de São Paulo, é o estabelecimento comercial que presta serviços de manutenção, de forma onerosa, a determinados produtos, sem vínculo com o fabricante.

Mesmo as autorizadas podem prestar serviços a produtos que estão foram da garantia. Assim, você pode ter mais essa fatia do mercado e atender os clientes que tiveram perdas do prazo de garantia. Ou até mesmo tipos de serviços que não se enquadram nessa forma de seguro. A maioria das garantias cobre defeitos dos aparelhos de fabricação. Já os por mau uso ficam por conta do proprietário. Usou indevidamente, deixou cair no chão ou qualquer outro fator externo que tenha causado dano ao funcionamento, mesmo sem querer querendo, pode ser mais orçamento para sua prestadora.

 

Vantagens de se tornar uma assistência técnica autorizada

Algumas marcas indicam que ao ser tornar uma assistência técnica autorizada, a prestadora passa a ter algumas vantagens como:

✅ Agilidade no recebimento de peças;

✅ Oferecem treinamento (online e presencial) para instalação e reparos dos equipamentos;

✅ Canais de compra facilitada;

✅ Contato com consultores da marca;

✅ Algumas marcas como a Samsung, disponibilizam o contato dos prestadores credenciados no site oficial, de acordo com a localização.

 

Todas essas vantagens, com certeza, vai agregar muito valor ao seu negócio. E muito mais que ter uma fachada com a logo da marca credenciada, é importante seguir as regras abaixo.

 

O que as marcas exigem

Qualquer prestadora pode se submeter à marca desejada o cadastro para se tornar uma assistência autorizada. Os requisitos podem variar de marca para marca, mas é bom estar adequado e com os documentos em dia. Após o cadastro, o setor responsável de cada marca faz uma análise para checar se a qualidade da prestadora é compatível com a dela.

Antes de se solicitar o credenciamento, verifique os seguinte documentos:

? Pelo menos dois (2) anos de atuação com CNPJ ativo;

? Boa estrutura física para receber os clientes e também realizar os reparos de forma adequada;

? Certidão de negatividade não apresentar nenhum débito;

? Ser referência na região que atua;

 

Preste um bom serviço, mas não abuse do preço

Seu serviço é bom, o melhor do bairro, por isso o valor do seu reparo é bem mais alto  comparados com os seus concorrentes? Preste atenção se não está perdendo cliente por aí. Nem toda prestadora está adequada a se tornar uma assistência técnica autorizada. Mas há muitas que podem e que cobram um valor menor que o seu. E o preço é um dos fatores decisivos para fechar um orçamento em casos de reparo. Claro que não é o único, mas vamos deixar essa reflexão aqui…

Além do valor, como é a qualidade de atendimento? O cliente é bem tratado desde o primeiro contato até o último? Tudo isso pode impactar na sua imagem. E mesmo que a prestadora tenha uma bom trabalho de canais de comunicação como site e redes sociais, o tratamento pessoal é o conta na hora do jogo.

O gestor de uma assistência técnica autorizada precisa ter em mente que a recomendação boca a boca continua firme e forte, mesmo com a facilidade de busca na internet. Por isso, mantenha sua equipe muito bem treinada. Qualquer deslize pode custar um contrato com uma marca grande para a qual a empresa prestará serviço, ocasionando impacto até no fluxo de caixa.

 

Como se tornar assistência técnica autorizada das seguintes marcas

A Field não vai te deixar com vontade de ser uma assistência técnica autorizada e encerrar o assunto por aqui. Mapeamos o credenciamento das principais marcar para facilitar a sua vida (e a da sua prestadora).

Brastemp, Consul e KitchenAid

Britânia 

Carrier 

Eletrolux

Elgin 

LG

Philco 

 

 

Como se tornar uma prestadora de referência?

Com uma alta produtividade, não tem como não oferecer serviços de instalação de reparos de acordo com a expectativa do mercado e, principalmente dos clientes. Você, como gestor, tem mapeado os principais problemas que impedem que a sua prestadora seja referência no seu segmento?

A gente  sabe que seu dia é muito corrido e ficar pontuando processos com falhas e erros, seja em papel, seja em uma planilha de excel, pode parecer perda de tempo. Mas conhecer o que impede que sua equipe externa atenda mais visitas é importante em diversos sentidos, não só para conhecimento interno, mas o que impacta diretamente o atendimento ao cliente (o que fará ele te recomendar ou não para os mais chegados dele).

E nada melhor que ter uma forcinha (ou um super empurrão, dependendo do caso) para ter eliminar os erros e ter ferramentas e processos aliados na alta qualidade. Primeiro, te indicamos um exercício, não se preocupe que não vamos te fazer suar a camisa.

Separe uma hora do seu expediente. Nesses sessenta minutos, analise os seguintes processos:

As reclamações mais frequentes dos clientes (atrasos dos técnicos/agendamentos não realizados/mau atendimento);

Você sabe onde estão seus técnicos agora?

O formato da ordem de serviço está adequado e com o uso fácil?

Como é a comunicação entre a gestão e a equipe externa?

A agenda com todos os chamados do dia é organizada de acordo com a habilidade e localização de cada técnico?

 

Reverta o quadro

Esses são apenas alguns pontos que têm responsabilidade direta e indireta na sua produtividade. E são mais que bons motivos para você passar a produzir e/ou analisar relatórios de produtividade. 

Toda prestadora tem erros para serem eliminados e acertos que devem ser exaltados. E o uso da tecnologia pode facilitar e fazer com que sua prestadora seja referência e  aprovada a atuar como assistência técnica autorizada logo no primeiro cadastro.

Sua produtividade pode ser 40% maior do que é hoje. Com o ajuste de alguns processos e implementação de ferramentas digitais como ordem de serviço, localização dos técnicos em tempo real, relatórios produzidos de forma automática e painel de controle que indica quais atividades estão em andamento, agendadas e com impedimentos, o gestor tem uma visão global para tomar rápidas decisões e promover o melhor atendimento ao cliente. Você pode começar clicando neste link e mudar a realidade da sua prestadora: App para prestadores de serviços externos.

Se quiser ter uma visão real do que estamos falando, se liga no vídeo:

 

Mas fica o convite para continuar a nossa conversa no site: www.fieldcontrol.com.br. Lá temos pessoas apaixonadas em resolver problemas de gestão de equipes externas que você pode chamar no chat a qualquer hora. Partiu nos encontrar lá?

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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