A palavra economia é constante no vocabulário das empresas. Avaliar onde e como cortar custos, possibilita investir em novos equipamentos e tecnologia. Para os gestores que atuam com equipes externas, a economia de combustível é um dos itens que precisa de constante acompanhamento.
O valor do combustível é uma das principais reivindicações não só das empresas que atuam com carros para atendimento de serviços externos. Mas também da população que utiliza automóveis no dia a dia, seja a trabalho, seja a lazer. Em todas as cidades, o preço da gasolina e do álcool é constantemente pesquisado para que a economia seja a maior possível.
As empresas que atuam com equipes externas, com automóveis que circulam o tempo todo, devem ter a economia de combustível como um dos principais eixos. Atualmente, os gestores dessas equipes podem usar a tecnologia como aliada. E muito mais que utilizar aplicativos que direcionam o melhor trajeto fora do trânsito das capitais, aderir os que são direcionados para esse tipo de serviço é fundamental.
Economia de combustível para equipes externas
Uma das solução para a economia de combustível é a otimização de rotas. Como é conhecimento de todos, as grandes capitais têm trânsito em quase todos os horários. E mesmo as cidades do interior têm fluxo de carros em horários de pico. Então, uma ferramenta que auxilia o gestor a indicar as melhores rotas, proporciona não só na economia. Mas também rapidez e agilidade no atendimento do chamado aberto pelo cliente. Já abordamos aqui no blog que surpreender o cliente é um dos elementos para a fidelização. Para mais informações sobre o assunto, acesse: Estratégia de marketing de serviços: vendas das empresas.
Assim que as atividades dos técnicos que atuam nas equipes externas estiverem cadastradas no aplicativo, basta clicar na linha do tempo (ferramenta disponível no aplicativo) e acionar o planejamento automático.
Outras ações de rotina para economia de combustível
O ideal para empresas que atuam com equipes e serviços externos é nomear um funcionário para a manutenção dos automóveis. Muito além de usar a tecnologia a favor, prestar atenção em alguns itens periodicamente é necessário:
- Abasteça apenas em postos com combustível de qualidade. Isso evita o acúmulo de resíduos. Sem sujeira, o bico da injeção eletrônica não entope, o que proporciona melhor desempenho do carro. Além disso, um combustível de qualidade não afeta o funcionamento do motor;
- Calibre sempre os pneus. Quando os carros forem abastecidos, não importa por qual funcionário, sempre o oriente sobre a calibragem. Verifique o número de libra ideal de acordo com o aro do pneu. Quando o pneu está fora da calibragem adequada, pode gastar 20% a mais de combustível. Recomenda-se fazer a calibragem a cada 15 dias;
- Água do radiador. Muitos não sabem, mas esse item também influencia no uso maior ou menor do combustível. Se estiver superaquecido, tem o uso sobrecarregado e isso faz com que aumente o uso da gasolina ou álcool. Toda semana, verifique o nível da água do radiador para evitar esse prejuízo.
Na manutenção de veículos
Ao adquirir um veículo ou até mesmo uma frota, a empresa precisa se conscientizar sobre os custos de revisão. E se programar para que sejam realmente efetivadas no tempo certo. É o tipo de despesa que proporciona benefícios, pois os custos de manutenção emergencial podem pegar o financeiro da empresa de surpresa. Esteja preparado, faça um fundo apenas para as manutenções dos veículos. Outro ponto é mantê-los todos segurados. Acidentes de trânsito como batidas, furtos e roubos acontecem. Todos que dirigem carros estão sujeitos a esses imprevistos. A empresa que está prevenida garante mais segurança a todos envolvidos no processo. E agilidade e redução de custos nesses momentos evita que esses processos passem para segundo plano e sejam adiados.
Na revisão dos veículos, fique atento aos seguintes itens que influenciam diretamente na economia de combustível:
Filtro de ar e filtro de combustível. Essas peças atuam na mistura entre o ar e o combustível. Quando estão inválidos, forçam todo o sistema de engrenagem do automóvel, forçando o maior gasto de gasolina ou álcool.
Velas. Devem estar no check-list de revisão e a troca feita dentro do prazo determinado.
Troca do óleo e do filtro do óleo. É comum os automóveis terem a etiqueta da próxima troca de óleo no painel. Fique atento a essa data. Quando está fora da data de validade, ambos perdem a eficácia de proteger as peças do carro e proporcionam mais desgastes delas e, consequentemente, de combustível.
Orientações aos motoristas
Mesmo que todos os técnicos sejam devidamente habilitados, ao contratá-los, confira se a documentação está em dia. Além de orientá-los sobre:
Marcha e embreagem. Em cidades com picos de trânsito durante o dia, a troca de marchas e uso da embreagem são feitas com muita frequência. A primeira e a segunda marchas são muito utilizadas, principalmente em avenidas e marginais com intenso tráfego de veículos. Utilize o conta-giro como orientador nessa troca que influencia bastante no gasto de combustível;
Ladeiras. Um dos grandes esforços do motor é nesse tipo de via. Use o freio de mão e não o pé como ferramenta;
Nunca acelere com o carro parado. Sempre que o motorista pisa no acelerador, aciona o uso da injeção de combustível. Então, apenas pise no acelerador quando for sair realmente com o veículo.
As orientações parecem muitas, mas se implementadas na rotina da equipe, o gestor irá sentir a economia no fim do mês. Além disso, a economia com combustível é apenas um dos tópicos que a empresa pode implementar para reduzir custos e estar dentro do fluxo de caixa previsto.
Também é possível fazer a otimização das rotas, isso com certeza irá trazer além de melhorias na gestão da empresa como também irá reduzir o consumo de combustível. A Field Control é um aplicativo de gestão externa, conheça mais sobre essa incrível plataforma considerada como um agente facilitador para equipes de campo. Entre em contato!