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27 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas

27 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas

A medida que sua organização começa a esboçar um planejamento, é necessário obter um consenso de quais serão seus principais indicadores de desempenho e como eles afetarão seus negócios.

Mesmo que você ainda não tenha pensado sobre como mensurar seus resultados, compilamos uma lista de exemplos de indicadores de desempenho nas empresas para você fazer referência ao planejar.

Mas, antes de entrarmos diretamente nos exemplos, veja uma breve atualização sobre o que são indicadores de desempenho e por que eles são uma parte essencial do gerenciamento do seu planejamento de maneira contínua.

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são os elementos do seu plano que expressam o que você deseja alcançar e quando. O indicador deve ser medido por uma razão (geralmente representada por um número) que retrata o progresso do processo como um todo ou em parte.

São as declarações quantificáveis ​​baseadas em resultados que você usará para avaliar se está no caminho certo para atingir suas metas ou objetivos. Bons planejamentos usam de 5-7 indicadores para gerenciar e acompanhar o progresso de seu plano.

A anatomia de um indicador de desempenho estruturado inclui:

  • Uma Medida – todo indicador deve ter uma medida. Os melhores indicadores têm medidas mais expressivas.
  • Um Alvo – todo indicador precisa ter um alvo que corresponda à sua medida e ao período de tempo de sua meta. Geralmente, esses são um valor numérico que você deseja alcançar.
  • Uma fonte de dadosindicadores de performance precisam ter uma fonte de dados claramente definida, de modo que não haja divergência em como cada um deles está sendo medido e rastreado.
  • Freqüência de relatórios – Diferentes indicadores podem ter diferentes necessidades de relatórios, mas uma boa regra a seguir é relatar sobre eles pelo menos mensalmente.

Conceitos gerais de indicadores de desempenho

Índices: o número que representa o desempenho obtido em um processo pelos indicadores de desempenho.

Objetivos: são os valores a serem visados ​​em um período predeterminado, usando as indicadores de desempenho.

Tolerância: se você não atingir a meta, há um limite de tolerância que mostrará a gravidade do resultado. Valores fora dessa faixa de tolerância indicam que a conduta do processo é crítica e algumas ações devem ser tomadas.

Leia também: Como criar indicadores de desempenho: os 3 critérios-chave.

Por que usar indicadores de desempenho?

  • Eles fornecem as informações que o gerente precisa para cada estágio do processo;
  • Eles fornecem maior precisão na tomada de decisões gerenciais;
  • Eles visam trazer mais eficiência e eficácia aos processos da empresa;
  • Eles trazem velocidade, uma melhor compreensão e transparência para divulgar resultados;
  • Métricas de desempenho tornam-se a medida da excelência de uma empresa;
  • Eles permitem a criação de um painel com todas as informações disponíveis de forma panorâmica.

Agora que analisamos a anatomia básica de um indicador e porque usá-los, aqui estão 27 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, usados para medir o desempenho.

Exemplos de indicadores de desempenho nas empresas

Exemplos de indicadores de vendas

1) Número de novos contratos assinados por período

2) Valor de novos contratos assinados por período

3) Número de leads qualificados engajados no funil de vendas

4) Horas de recursos gastos em acompanhamento de vendas

5) Tempo médio de conversão

6) Vendas líquidas – crescimento em Real ou porcentagem

Exemplos de indicadores financeiros

7) Crescimento da receita
8) Margem de lucro líquido
9) Margem de lucro bruto
10) Fluxo de caixa operacional
11) Contas correntes a receber
12) Rotatividade de estoque
13) Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização

Exemplos de indicadores de clientes

14) Número de clientes retidos
15) Porcentagem de participação de mercado
16) Pontuação líquida do promotor
17) Ticket médio/Tempo de resolução de suporte

Exemplos de indicadores operacionais

18) Tempo de cumprimento do pedido
19) Tempo para o mercado
20) Avaliação de satisfação do empregado
21) Taxa de rotatividade de funcionários

Exemplos de indicadores de marketing

22) Tráfego mensal do site
23) Número de leads qualificados
24) Taxa de conversão para o conteúdo de call-to-action
25) Palavras-chave nos 10 principais resultados dos mecanismos de pesquisa
26) Artigos do blog publicados no mês
27) E-Books publicados no mês

Com o conhecimento básico da anatomia do indicadores e alguns exemplos de pontos de partida, é importante desenvolver essas métricas para serem detalhadas e ter fontes de dados específicas para que você possa avaliar verdadeiramente se está atingindo suas metas.

Lembre-se de que essas serão as principais métricas de cinco a sete que você vai viver nos próximos 12 meses. Uma combinação de indicadores de desempenho líderes e secundários ​​criará uma imagem clara do desempenho estratégico de sua organização e permitirá que você tome decisões ágeis para influenciar o sucesso de sua equipe.

Como eu determino quais indicadores usar?

Os indicadores corretos para você podem não ser os corretos para outra organização.

Certifique-se de ter pesquisado o máximo possível de indicadores-chave de desempenho para determinar quais são apropriados para seu setor.

A partir daí, determine quais indicadores irão ajudá-lo a entender e atingir seus objetivos e, em seguida, integre-os em todo o departamento. Os indicadores de desempenho devem corresponder à sua estratégia, não apenas ao seu setor.

A importância do uso de indicadores de desempenho 

As métricas de desempenho são usadas para monitorar as atividades da empresa. Ou seja acompanhar o andamento do negócio, coletar informações relevantes e disponibilizá-las de forma acessível, para que os gerentes possam estudá-las e tomar as decisões certas.

Traz eficiência aos processos e, com isso, gera resultados positivos para a empresa. Portanto, a gestão de indicadores de desempenho nas empresas é crítica para o gerenciamento de todo o processo.

Por quê? Eles trazem à luz as informações necessárias para que você possa analisar os processos para melhorá-los continuamente e atingir os objetivos estratégicos de negócios.

Os exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que citamos vão te ajudar a escolher os mais adequados para o seu negócio e defini-los com precisão é muito importante.

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