Os condomínios são obrigados a contratar manutenção de elevadores?

A manutenção de elevadores exige pleno domínio das ferramentas e processos que a prestação de serviços exige. E também das leis para a funcionalidade desse segmento. Será que você tem conhecimento sobre os condomínios devido às leis municipais? A Field te convida a passar um tempo aqui no blog para tirar essa e outras dúvidas.

Por terem chamadas de emergência, as prestadoras de serviços que atuam no segmento de elevadores geralmente ficam em alerta 24 horas por dia. Mais que atender as demandas no tempo indicado, conforme contrato, atuar de acordo com as leis e regras estabelecidas garante uma segurança para as pessoas que circulam naquele local. A manutenção de elevadores requer um bom planejamento e estudo das ferramentas e adequações necessárias para atender os clientes de forma correta e não sofrer nenhuma penalidade que possa impedir o funcionamento do seu negócio.

O mercado de elevadores é tão grande, que para se ter noção, são mais de 400 mil operando no Brasil, segundo  o Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp). E você está preparado para atender toda essa demanda?

O que é lei na manutenção de elevadores?

A dica mais importante aqui é pesquisar as leis que regem seu município e que podem ter exigências diferenciadas do resto do país. Um exemplo, São Paulo tem a Lei Municipal nº 10.348/1987 que por mais que seja antiga, lá da década de 80, vigora até hoje. Entre as exigências está a obrigatoriedade de condomínios residenciais e empresariais de terem contrato com uma empresa de conservação registrada na Prefeitura. Em Porto Alegre, temos a Lei Ordinária 12002/2016 e no Rio de Janeiro nº 2.743/1999.

Com essa exigência, sua prestadora pode fazer uma boa comunicação por meio do departamento comercial e conquistar muitos clientes na região, afinal, prédios no Brasil é o que menos falta (e para nossa alegria, ainda bem!).

Bom, agora que você já está por dentro, como é a gestão das chamadas de manutenção de elevadores aí na sua prestadora? Já que é uma atividade exigida por lei, nada melhor do que atender conforme as exigências e prestar um bom serviço, não é mesmo? Claro que mesmo com a manutenção em dia, problemas como paradas repentinas, no painel, travas nas portas podem acontecem. Por isso, é importante pontuar no contrato não só as manutenções preventivas, mas as corretivas também.

Demandas de emergência: como atender de forma rápida?

Algumas prestadoras estipulam por contrato tempo de atendimento, a partir da abertura de uma chamada de emergência. E cumprir esse prazo ou até mesmo chegar antes, é uma forma de oferecer uma alta qualidade esperada pelo cliente que conta com o seu serviço, ainda mais nesses casos que podem até envolver pessoas presas.

Se você tem esse problema de atrasos, a geolocalização dos técnicos é uma boa saída. Além de ter o controle sobre onde cada um está e a rota traçada entre as visitas, é possível direcionar o que está mais perto do cliente que acionou o pedido de emergência. Resumo da ópera: o técnico chega mais rápido, o problema é solucionado e de quebra, a prestadora economiza combustível ao evitar longos trajetos. Quer mais produtividade que essa? Tudo bem, a Field te dá!

Oferecer a manutenção corretiva, preventiva e preditiva exigem uma organização acima da média em todos os processos. Levando em consideração o número de elevadores que existem, vai que calha um dia de ter manutenção preventiva agendada e surgem corretivas de última hora. O que você faz? Atende as da agenda e deixa as de emergência para mais tarde ou ao contrário? Nada de escolhas, o correto é seguir com a agenda e atender todas as chamadas daquele mesmo dia. Sim, seu telefone pode ficar um pouco ocupado, mas é possível atender todo mundo.

Como atender a agenda de manutenção de elevadores e chamadas de última hora

É muito simples! Vamos bater um check-list aqui bem básico para checar se sua prestadora está adequada para atender todas as demandas em um único dia?

Sua ordem de serviço é digital? Facilitar o envio da ordem que é preenchida em um sistema de gestão de equipes externas dá ao técnico orientações sobre o problema relatado pelo cliente ao abrir o chamado. Ainda, como ela fica no smartphone, não tem como perder, rasgar, rasurar ou sujar. E mesmo se o aparelho de celular é perdido, todos os dados ficam em nuvem.

Você sabe onde seus técnicos estão? Lembra que falamos lá em cima? Então, saber a localização em segmentos que atuam com chamadas de emergência é mais que essencial. Ainda mais quando essas falhas envolvem vidas. Chegar mais rápido, evitar custos e deslocamentos necessários garante mais que uma produtividade acima da média, uma alta satisfação do cliente atendido. E como você já deve saber, cliente satisfeito sai falando muito bem das empresas que atende e surpreende com os atendimentos.

Painel de controle. Lá vem a Field com mais uma pergunta. Sim, cá está ela: você sabe em tempo real quais visitas estão agendadas, em andamento e impedidas? Agir rapidamente para que esse último grupo seja atendido da melhor forma possível e entender o que está impedindo a ação.

Resolva seus problemas já!

Essas são apenas algumas ferramentas que fazem parte de uma prestadora de serviços que atende todas as demandas do dia a dia e mais as emergenciais com qualidade. Caso sua produtividade está precisando de uma força, ela tem nome e sobrenome: Field Control.

As ações que citamos parecem simples, mas quando unidas, podem tornar seu negócio referência no mercado de atuação. Para saber como é na prática agende agora uma demonstração. E qualquer dúvida, chama a gente lá no chat. Estamos disponíveis para entender os problemas da sua equipe e proporcionar o sucesso que seu negócio merece.

Tudo isso garante aquele contrato com os condomínios e ter cada vez mais clientes. Vem com  Field e voe cada vez mais alto.