Modelo de O.S.

BAIXAR

Peças falsificadas na prestação de serviços

Peças falsificadas na prestação de serviços

A falsificação é um problema enfrentado por diversos setores em todos os países do mundo. Desde objetos de uso pessoal até maquinários de valores expressivos estão sujeitos a cópias. Vai dizer que você nunca deu aquela olhada no relógio vendido no camelô? Mas quando se trata de peças utilizadas em equipamentos, principalmente de uso contínuos, é preciso cuidado. E ainda, orientar seu cliente sobre a importância do uso de peças originais. Por isso, a Field vai te orientar sobre peças falsificadas na prestação de serviços.

Por que o uso de peças falsificadas na prestação de serviços é tão grande? É claro que gerir uma empresa não é fácil. Ainda mais com todos os custos envolvidos. Muitas vezes, as pessoas adquirem peças falsificadas sem mesmo saber. São atraídas pelo menor valor de mercado e mesmo sem a garantia, efetuam a compra.

Por isso, seus técnicos precisam aprender a saber identificar peças falsificadas para alertar o cliente. As peças falsificadas tem um impacto significativo na operação dos equipamentos ou causam perigos na segurança dos que frequentem o ambiente.

Porque as pessoas adquirem peças falsificadas…

  • Economia – dependendo da peça, o valor pode ser até 50% mais barato que a original;
  • Falta de estoque do fabricante;
  • A empresa que prestava serviço anteriormente pode ser trocado por uma falsificada sem ter informado ao cliente. É obvio que seu cliente não é especialista no assunto e só de olhar não saberá se uma peça é original ou não. Infelizmente, isso pode acontecer, sem a ciência de quem está pagando pelo serviço.

Riscos de aquisição de peças falsificadas

“Prevenir é melhor que remediar”. Esse ditado muito falado por sua mãe e avó cabe bem aqui. No nosso caso, peças falsificadas na prestação de serviços, é preciso ter plena consciência sobre o uso e os riscos.

Qualquer dano realizado no equipamento não terá garantia e o pior, para quem o cliente irá reclamar? O fabricante pode muito bem alegar que a peça não é de responsabilidade dele, pois não a fabricou. E fica o prejuízo de um equipamento que pode ter custado um bom investimento.

Adquira sempre peças de marcas renomadas no mercado e, de preferência, as do próprio fabricante do equipamento. Caso não tenha em estoque até na fábrica, verifique a possibilidade de remanufaturada ou recondicionadas.

Grandes incêndios, inclusive, alguns que ganharam repercussão internacional, começaram por falhas do ar-condicionado. Por isso, manutenção correta e segurança devem vir sempre em primeiro lugar, quando o assunto é visita de campo.

O que fazer quando o técnico identifica uma peça falsificada adquirida pelo cliente

Em muitos casos, a falsificação é tão bem feita que a identificação é difícil de ser identificada. As chamadas réplicas, que é um nome refinado e que soa de uma forma menos criminal, pode ter até código de segurança, o que torna a falsificação imperceptível para o técnico.

Ao suspeitar de uma falsificação, o técnico precisa verificar:

  1. o número de série;
  2. garantia do equipamento;

Se a falsificação for constatada, o técnico deve explicar gentilmente ao cliente, sem acusação, ok? Como já citamos acima, ele pode nem saber sobre a procedência dessa peça, que pode ter sido trocada pela prestadora anterior ou até mesmo já adquirido o equipamento com ela. Agir de forma enganosa, representa uma falta de respeito ao cliente que confia no trabalho daquela empresa. Por isso, o cliente precisa ser reportado.

Pergunte ao cliente se ele prefere trocar a peça falsificada, explicando os riscos e problemas que a mesma pode causar ao aparelho, mas também ao ambiente.

Incentive comercialmente a troca, de forma que ele sempre compre peças genuínas, independentemente se sua empresa pratique esse tipo de venda ou não.

As peças falsificadas precisam ser reportadas ao gerenciamento de serviços do fabricante.

Oriente sempre ao seu cliente pedir nota fiscal da peça adquirida, não importa o fornecedor.

Como o gestor pode focar nas falsificações

Se você está se perguntando que é mais uma demanda para gerenciar, está correto! O gestor que deve orientar toda a equipe sobre as peças falsificadas. Entre todas as outras demandas, agito do dia a dia e mais ainda, clientes ligando pedindo a posição do técnico, lá vem a Field inventar mais essa agora. Mas é um assunto extremamente importante. Se sua prestadora ainda não tinha um protocolo de como lidar com peças falsificadas, é preciso rever isso urgente. Caso já tenha, fique aqui com o nosso parabéns!

Caso seu status seja o primeiro, aquele sem o protocolo, e a questão: quando vou fazer isso em meio a tantas funções? É simples. Você pode otimizar toda as suas demandas diárias com a tecnologia e, assim, ter uma tempo extra para um olhar mais detalhada para outras áreas da empresa. Como? O Field Control é um sistema de gestão de equipes externas te auxilia de forma prática a gerenciar toda sua equipe. Para saber mais, acesse: www.fieldcontrol.com.br. 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço