6 passos de processos gerenciais a distância

Um estudo da International Labour Organization intitulado “Trabalhando a qualquer hora, em qualquer lugar: os efeitos no mundo do trabalho” apontou que a implementação do trabalho a distância varia de 2% a 40% dependendo do país. Essa tendência do mercado destaca a importância de criar processos gerenciais a distância que sejam eficientes, funcionem na prática e garantam resultados.

Ser responsável por controlar esse gerenciamento não é um processo simples.

Mas pode ser estruturado e implementado para garantir que a empresa esteja sempre sob controle, mesmo com uma equipe fragmentada.

Neste post vamos mostrar como organizar processos gerenciais a distância e dar algumas dicas de ferramentas que ajudam na integração da equipe e no repasse de informações.

6 passos para criar processos gerenciais à distância

Forme uma equipe de confiança

Um dos primeiros recursos para ter sucesso nos processos gerenciais a distância, é garantir a formação de um time coeso e comprometido com a empresa. O trabalho remoto exige mais foco de cada membro.

Muitas vezes, um determinado profissional não se encaixa nesse estilo de trabalho.

Por isso, é preciso criar formas de questioná-lo durante a entrevista ou monitorar os resultados de suas metas.

Ter um sólido processo de RH é importante para a empresa em geral e também para a satisfação dos funcionários.

Crie objetivos e metas

Outra forma de criar uma cultura organizacional a distância é estabelecer metas, tanto pessoais quanto para cada departamento, por exemplo. Essas metas devem estimular o espírito de equipe e a colaboração entre os membros.

Assim como seu próprio desenvolvimento profissional.

É importante que essas metas sejam claras e mensuráveis para que os feedbacks sejam consistentes e que deles possa se extrair pontos de melhoria constantemente.

Ou mesmo, avançar em metas mais ousadas que levem o profissional a um próximo nível de aprendizado.

Todo esse movimento deve ser um estimulador e não castrador da proatividade da equipe, infringindo uma cobrança além da necessária.

Esse assunto é o seu calcanhar de Aquiles? Para não ser mais, chega aqui: Objetivos e metas para prestadoras de serviços.

Estabeleça normas de trabalho nos processos gerenciais

Se a equipe sabe como deve proceder, é mais fácil detectar e cobrar uma postura profissional adequada a essas normas.

O objetivo é manter a capacidade produtiva como se a empresa funcionasse tradicionalmente com todos no mesmo local.

E não apenas do ponto de vista comportamental.

Estabelecer processos e recursos para organizar o fluxo de trabalho e repasses de informação também é importante.

Imagine se cada funcionário escolhe um meio para compartilhar o andamento do seu trabalho? É muito mais adequado que o gestor defina onde e como as informações serão repassadas.

Confira: Como trabalhar com metas para equipes externas.

Planeje-se e registre cada passo

Outro ponto importante para ter processos gerenciais a distância que funcionem é ter um bom planejamento.

E, principalmente, que ele esteja acessível sempre para você e para as outras pessoas da equipe.

Essa organização, ajuda a alinhar o time e qualquer imprevisto pode ser resolvido, uma vez que todos os envolvidos sabem para onde devem seguir.

As ferramentas online (que falaremos a seguir) são ótimos recursos para arquivar e compartilhar todo o planejamento, registrar cada etapa, o status da execução, feedbacks dos clientes, etc.

Não pare por aqui: O que é mobilidade empresarial? Quais as vantagens para sua empresa?.

Acompanhe o desempenho da equipe

Periodicamente, faça uma reunião para uma avaliação das metas e para acompanhar o desempenho das equipes em geral e individualmente.

Para aprimorar os processos gerenciais a distância que a empresa criou é preciso ouvir os funcionários. Suas sugestões são valiosas, pois eles vivenciam toda a estrutura diariamente na prática.

Ouça esse retorno e crie planos de ação para aparar as arestas existentes no gerenciamento.

Já pensou em ter relatórios de produtividade da equipe e por técnico? Acesse: Qual a importância dos relatórios de qualidade e produtividade.

Em processos gerenciais comunicação é a alma do negócio

Gerenciar equipes a distância implica ter meios de se comunicar eficientemente com cada membro, a qualquer momento do dia.

O trabalho remoto pede essa atenção a comunicação, pois mesmo longe um do outro é fundamental existir uma comunicação forte entre as equipes e gestores.

Além do tradicional e-mail, existem diversos softwares e aplicativos para empresas que dinamizam a comunicação das organizações.

E além da comunicação, existem vários processos que é possível automatizar para organizar toda a estrutura de trabalho.

A seguir, mostramos algumas dicas de ferramentas que você pode escolher para organizar os processos gerenciais a distância da sua empresa.

O seu problema é comunicação? Preparamos uma série de conteúdo sobre o tema: comunicação e equipes externas.

Ferramentas para gerenciar equipes à distância

Ao definir cada etapa que mostramos acima, você pode incorporar ferramentas que ajudem a colocar em prática cada processo. Alguns exemplos são:

  • Informação e compartilhamento: Google Drive, Dropbox, One Drive
  • Comunicação: Slack, Skype, Hangout
  • Gestão do tempo: Remember the Milk, Smartr, Clicktime
  • Projetos e tarefas: Runrunit, Trello, Asana

Não importa se sua equipe está do outro lado da cidade, no segundo andar ou do outro lado do mundo. Fora de vista pode rapidamente tornar-se fora da mente.

Então delineie com clareza seus processos gerenciais que eles podem funcionar perfeitamente mesmo a distância.

O Field Control é um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos.

O técnico recebe as atividades no celular, preenche checklists, anexa fotos e colhe a assinatura do cliente. Toda ordem de serviço é 100% digitalizada.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar o gerenciamento dos seus colaboradores.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade