Qual a importância dos processos na empresa?

Neste texto, vamos falar da importância dos processos na empresa. Quando organizada, a empresa e seus colaboradores terão um norte a seguir e, com certeza, renderão muito mais.

Por qual motivo devo organizar os processos na empresa?

Tudo o que é feito dentro da sua empresa, independentemente do tamanho, tem um único objetivo: movimentar o empreendimento! E tudo que acontece na empresa precisa ser realizado com esse intuito. Então, se os processos na empresa estiverem “tortos”, dissonantes ou até errados, será mais complicado de se chegar ao objetivo.

Com os processos na empresa rodando de forma desordenada, as práticas de trabalho – aquilo que é feito no dia a dia – não são uniformes. E o que acontece? Sua empresa fica refém de processos pessoais e com o conhecimento restrito às equipes, e às vezes, a poucas pessoas. E isso é um grande problema!!! Sua empresa deve rodar e funcionar independentemente dos colaboradores que lá estão. Por isso a importância de se ter processos na empresa.

Ter bons processos na empresa nada mais é que:

• sistematizar as ações;
  • demandas;
  • responsabilidades e procedimentos.

Todos os itens citados acima criam um gerenciamento otimizado e facilitam o dia a dia de trabalho.

E o que eu ganho com os processos na empresa?

Só de ter tudo realmente organizado, já será um grande ganho. Trabalhar bem os processos na empresa é muito importante, para não dizer vital. É sim trabalhoso desenvolver todo um plano para incluir esses processos, mas os benefícios são muitos.

Quer saber quais não? Role mais a tela que vamos te contar!

#Controle

Controle é o que todo mundo tenta ter sobre a vida. Talvez não consigamos isso de uma maneira geral, mas com processos na empresa é possível sim ter maior controle sobre tudo que acontece no dia a da do empreendimento. Com uma boa gestão de processos é possível controlar cada etapa do trabalho de forma mais efetiva, identificando falhas e desenvolvendo estratégias para momentos críticos.

#Produtividade

Quando os processos na empresa estão bem azeitados é possível compará-los com  uma automação em uma fábrica por exemplo. Com tudo sistematizado, as áreas e seus colaboradores serão mais produtivos, já que todo mundo já sabe como, onde, quando e de que forma fazer. Os processos bem claros também são importantes na diminuição de erros e falhas no trabalho.

#Previsibilidade

Assim como ter controle, todo mundo sempre quer ter uma previsão – a mais clara possível – do que está por vir, não é mesmo? Os processos na empresa dão ainda mais previsibilidade ao seu negócio. Com os processos bem ordenados e claros, todo o trabalho, independentemente da área, é feito dentro de parâmetros pré-definidos pela empresa, mantendo um padrão de produção, o que reflete diretamente na qualidade de um produto ou serviço.

#Conhecimento

Conhecimento é tudo! E os processos na empresa compartilham os conhecimentos. Com tudo organizado e os processos definidos, é preciso explicar e ensinar os colaboradores. Com isso, o conhecimento é compartilhado e disseminado, criando um padrão, como falamos acima, sem que apenas alguns colaboradores detenham a “fórmula mágica” do seu negócio.

Como implementar processos na empresa?

Há um mundo de estratégias para quem busca implementar processos na empresa. É possível, por exemplo, trabalhar com metas unificadas, estabelecendo objetivos que permitam que a empresa e suas áreas se desenvolvam com união e sinergia.

Um mapeamento das atividades e dos processos também é muito bem-vindo. É preciso documentar todas as informações e formas de fazer, criando fluxos de trabalho claros para cada um dos colaboradores.

Avalie, avalie e avalie novamente. Mesmo com todos os processos rodando na empresa, é sempre importante avaliar e reavaliar tudo que vem sendo feito. Tenha em mente que há sempre uma forma mais simples e mais fácil de fazer as coisas. Basta enxergá-la e estar sempre aberto a mudanças.

Processos na empresa? Existe tecnologia para te ajudar

Quando falamos de processos na empresa ou de qualquer outra questão de gestão, fica impossível não destacar que a tecnologia está aí para te ajudar. São diversas soluções no mercado, cada uma com sua especificidade e qualidade. O importante é entender do que você e sua empresa precisam e qual solução cabe melhor no processo da sua empresa e no bolso, é claro.

Para empresas que trabalham com equipes externas, a tecnologia também está presente e pode ser muito útil na hora de desenvolver processos na empresa. O Field Control, por exemplo, é um aplicativo para prestadores de serviços externos. As informações disponíveis no sistema podem ajudar na melhor organização da empresa, criando processos claros e simples para o dia a dia de trabalho dos técnicos e também dos gestores.

A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadoras de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.