Clima e cultura organizacional influenciam sua equipe externa?

Por incrível que pareça, a cultura e clima organizacional interfere na produtividade da sua equipe externa. Por meio desse indicador, é possível mensurar a satisfação dos técnicos em diferentes processos dentro da prestadora. E querendo ou não, eles refletem diretamente na motivação individual e do time como um todo.

Você, como gestor, consegue pontuar quais são os aspectos principais que impactam no clima da equipe? É, sabemos que com tanta coisa para gerenciar, fica um pouco difícil, ter tudo bem detalhado na cabeça. Ainda mais assim, sendo pego de surpresa. Por isso, decidimos te dar umas dicas sobre como promover um bom clima na sua prestadora.

Se observar à sua volta, vai encontrar vários fatores que podem ser melhorados ou até ressaltados. E na correria do dia a dia, passam desapercebidos.

Um ponto muito importante, que vale ressaltar sobre clima organizacional, é que esse conceito pode ser adaptado em todos os setores e segmentos. Não existe uma fórmula pronta. Cada área de atuação pode promover ações que se encaixam melhor no modelo de negócio de cada um.

Neste texto, vamos focar diretamente em clima organizacional X produtividade da equipe externa. Mas se você quiser saber mais sobre qualidade versus desempenho, já temos um blogpost a respeito: A qualidade no clima organizacional reflete no desempenho da empresa.

E quando falamos sobre equipes externas, como será que esse índice de satisfação pode ser medido?

Cultura e clima organizacional da empresa

Sabe aqueles processos que envolvem a prestação de serviços como emissão de ordem de serviço, check-list, organização de agenda de chamados? Então, existem também processos que envolvem a cultura da empresa. São aspectos tão enraizados na nossa rotina, que muitas vezes, para quem está na gestão, passam desapercebidos. São eles:

  • Comunicação interna, que significa a forma que a gestão está se comunicando com os técnicos e demais envolvidos na operação. Quando falamos sobre esse tipo de comunicação, vai desde a forma como os colaboradores são tratados verbalmente, com um simples “bom dia”, até a informação da adesão de um novo sistema de tecnologia, por exemplo;
  • Valorização dos colaboradores: a maneira como são vistos e tratados impacta diretamente na produtividade e motivação. Educação e bom senso são requisitos essenciais para a convivência diária. Claro que você não precisa ser o melhor amigo de todos os técnicos. Mas tratá-los com empatia é ponto para a cultura organizacional. Principalmente, ao reconhecer os esforços e valorizando os pontos altos da habilidade de cada um;
  • Aqui no blog, você encontra vários textos nos quais ressaltamos a importância de ouvir o cliente. Mas e quanto a seus técnicos, você dá voz a eles?  Muitos colaboradores podem contribuir com os processos da prestadora, não basta dar voz  apenas em reuniões. Uma simples conversa no café, no corredor, pode proporcionar soluções e até melhorias de toda a operação.

Como está sua gestão?

Agora vamos tocar direto na ferida. Isso mesmo, meu caro gestor! A gente, mesmo do outro lado da tela, entende todas as suas angústias para promover uma gestão de equipes externas eficiente, dentro do seu cenário. E mesmo assim, vamos te sugerir a fazer uma auto-avaliação sobre seu desempenho.

Não estamos citando os processos e ferramentas diárias, quanto à organização das visitas e equipes. Mas, como está seu papel frente às sugestões citadas acima?

É preciso saber adequar a agenda e ter uma hora para analisar possíveis problemas que possam impactar diretamente no relacionamento com o cliente. E se você acha esse tempo impossível, diante de tantas responsabilidades que tem, como atender telefonema de cliente perguntando aonde o técnico está, saber incluir um chamado de emergência de última hora para o profissional mais próximo ao local, procurar ordem de serviço para o técnico em campo…

É, realmente é muita coisa para uma única pessoa. A nossa intenção não é jogar uma bomba e sair andando, simplesmente. Nas próximas linhas, você vai descobrir como lidar com todas essas demandas e ainda aumentar a produtividade das equipes externas.

Disponibilidade de tecnologias e equipamentos que facilitem as visitas

Oferecer equipamentos adequados e em bom funcionamento para que os reparos/instalação sejam feitos da forma esperada, contribui para o clima organizacional. Imagine que o técnico precisa fazer determinado serviço, mas não tem a ferramenta certa ou até mesmo a peça para substituição porque a empresa a não disponibilizou.

O sentimento de frustração aparece. Ainda mais se ele recebe uma nota baixa na avaliação, mesmo não sendo o responsável pelo equívoco. O resultado: desmotivação e baixa produtividade. Por isso, sempre questione a equipe sobre a necessidade de ferramentas, se estão em número adequado de acordo com o tamanho da equipe. E o estoque de peças também precisa ser constantemente visitado.

E sobre implementação de tecnologias que facilitem a rotina dos técnicos? Sua prestadora já chegou a fazer uma pesquisa? Nós vamos além… E se nós dissermos que essa tecnologia facilita também os processos para o gestor a ponto da produtividade aumentar em até 40%?

Ta bom Field, mas o que isso tem a ver com o foco do texto que é cultura e clima organizacional?

Tem tudo a ver. Ao sentir que a prestadora não mede esforços para facilitar a rotina ao implementar ferramentas que beneficiam a qualidade da visita, o índice de satisfação aumenta. O impacto é direto no clima organizacional.

Hoje, já existe um sistema de gestão de equipes externas que por meio de dois módulos, um aplicativo para o técnico e um painel web para o gestor, integra ferramentas como ordem de serviço digital, check-list, relatório fotográfico, avaliação do cliente, mapa de localização de todos os técnicos em uma única tela, entre outros.

Quem não quer praticidade na rotina e eliminar materiais dispensáveis como pranchetas, blocos de ordem de serviço, ligações sobre a localização do técnico?

Todas essas ferramentas fazem parte do Field Control, que diretamente, além de resolver diversos processos que afetam a qualidade da prestação de serviços, aumenta a produtividade (ok. já falamos isso, mas sempre é bom reforçar).

Com uma gestão mais eficiente, é possível sim dar mais atenção a todos os tópicos pontuados nesse texto. Além de tornar o clima organizacional um atrativo para talentos do seu mercado de atuação.

E se quiser saber mais sobre o Field Control, no nosso site tem todas as informações sobre como funciona e as ferramentas direcionadas ao gestor e aos técnicos. Te esperamos lá para um bate-papo no nosso chat e tirar suas dúvidas sobre algum problema que esteja impactando sua gestão. O endereço é: www.fieldcontrol.com.br. Nos vemos lá.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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