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Dicas para gerenciar uma equipe: 10 ideias para o sucesso

Dicas para gerenciar uma equipe: 10 ideias para o sucesso

Gerenciar uma equipe para o sucesso requer mais do que simplesmente delegar tarefas para as pessoas. Um papel crucial no cultivo do crescimento empresarial, sendo responsável pelo gestão de equipe externa ou interna, requer uma fusão de habilidades interpessoais, técnicas e, é claro, organizacionais.

Então vamos entender o que é esse sucesso tão desejado, as habilidades necessárias e 10 dicas para gerenciar uma equipe que você pode aplicar na sua empresa a partir de hoje.

O que significa gerenciar uma equipe com sucesso?

Trabalhar em um ambiente de equipe para alcançar resultados de negócios tem muitos benefícios. O efeito de um esforço combinado não é apenas maior que o desempenho individual, mas o trabalho em equipe expõe a diferentes perspectivas e estimula a comunicação e a colaboração.

A medida do sucesso é diferente para cada equipe. Do conselho executivo de uma empresa corporativa ao departamento de criação de uma pequena agência, cada equipe tem sua própria finalidade, metas e objetivos.

Eles também têm seu próprio conjunto de pessoas que compõem a equipe. Basta pensar na multiplicidade de personalidades, conjuntos de habilidades e experiências. É altamente improvável que duas equipes sejam iguais.

Como gerente, seu trabalho é orientar sua equipe para alcançar o objetivo final. Isso não significa apenas coordenar o processo que atenderá aos seus objetivos dentro dos critérios e prazos exigidos, mas também significa considerar e acomodar os indivíduos envolvidos. Alcance esse tipo de harmonia e você está bem encaminhado para um resultado frutífero.

Então, como você pode conseguir isso? Bem, as primeiras coisas primeiro, você precisa de habilidades de gerenciamento.

Habilidades chaves de gerenciamento

Antes de partir diretamente para as dicas para gerenciar uma equipe, vamos analisar as habilidades necessárias para realizar essa tarefa.

Ser encarregado da responsabilidade de guiar uma equipe em direção ao seu alvo requer habilidades específicas, especialmente se você for bom nisso.

Tradicionalmente, o trabalho de um gerente é lidar com a administração do negócio, como definir a estratégia, organizar recursos e coordenar os funcionários. Mas hoje em dia, é preciso mais do que ser apenas um organizador de ponta para gerenciar um time com sucesso.

Muitas vezes você pode ouvir os termos “líder” e “gerente” usados ​​de forma inclusiva, mas na verdade há uma diferença.

Por definição, um líder é alguém que cria a visão, inova e foca a visão geral de longo prazo. E um gerente é a pessoa que reúne as ferramentas e os recursos necessários para definir, medir e realizar a visão.

O líder é aquele com as habilidades de pessoas, enquanto o gerente se concentra em sistemas e estruturas. Mas fora com isso – todos nós sabemos que para um gerente se destacar, ter qualidades de liderança é uma obrigação (e não machucaria um líder saber como facilitar as coisas!).

Ser capaz de se comunicar e desenvolver um relacionamento com os membros de sua equipe é fundamental para criar confiança, promover a colaboração e aprimorar o trabalho em equipe.

A interação que não é sujeita a seguir ordens estabelece a base de uma equipe que gosta de trabalhar em conjunto. E uma equipe que gosta de trabalhar em conjunto têm mais chances de ter sucesso juntos.

Leia mais: O que é preciso para ser um bom líder: 5 passos chave.

10 dicas para gerenciar uma equipe com sucesso

E agora, vamos colocar as mãos a obra! Aqui vão algumas  dicas para gerenciar uma equipe para você tentar na sua empresa.

1) Montar a equipe certa

A maneira mais eficaz de garantir que as tarefas que você definiu sejam entregues com a máxima qualidade é ter as pessoas certas fazendo isso.

Um passo crucial, selecionando o grupo mais adequado de pessoas, evitará quaisquer lacunas de habilidades dentro de sua equipe.

2) Confie em sua equipe para fazer seu trabalho

Delegar tarefas está no topo da lista de habilidades de gerenciamento de equipe – então lembre-se de fazê-lo. Evite o microgerenciamento, pois ele pode ser bastante invasivo e demonstra uma falta de confiança nas habilidades de sua equipe.

No entanto, ofereça suporte, pois algumas pessoas exigem mais instruções do que outras. Você tem que encontrar o equilíbrio perfeito.

3) Seja consistente, mas use abordagens diferentes

Leve em consideração os diferentes tipos de personalidades que compõem sua equipe e aplique a diversidade ao seu estilo de gerenciamento.

Por exemplo, haverá pessoas que aceitam críticas construtivas, porém outras não. Adapte sua abordagem ao fornecer feedback. Ao dizer isso, no entanto, você precisa ser consistente em suas técnicas de gerenciamento de equipe.

Os mesmos comportamentos precisam ser recompensados ​​e/ou desencorajados em toda a sua equipe para que sua administração seja eficaz.

4) Reconhecer conquistas

Outra dica para gerenciar uma equipe é: se alguém está fazendo um bom trabalho, reconheça isso. Reconhecer os esforços ilustra para a sua equipe que você está prestando atenção neles e que aprecia seu trabalho árduo.

Pode ser simples quanto anunciá-lo na frente de seus colegas, para algo mais especial, como certificados ou vouchers em reunião geral. Apenas lembre-se de ser coerente, porque a última coisa que você quer é que alguém pense que você está privilegiando um favorito.

5) Concentre sua equipe em um objetivo unificado

Para além dos seus próprios objetivos individuais, certifique-se de que existe pelo menos um objetivo para a sua equipe trabalhar em conjunto.

Esse tipo de unidade aumentará a comunicação e a colaboração em seu grupo e os lembrará de que eles fazem parte de uma equipe.

6) Melhorar a harmonia

Não estou dizendo que você precisa ser o melhor amigo de sua equipe, mas conhecê-los pessoalmente pode ajudar a fortalecer o trabalho em equipe. Alocar tempo fora do trabalho para algumas sessões de integração de equipe pode ser uma boa opção para começar.

Esses tipos de atividades podem fazer com que sua equipe se sinta à vontade um com o outro e com você. Se as pessoas não se sentirem à vontade, seu time não será sustentável.

7) Crie um diálogo aberto

Uma comunicação clara é vital por razões óbvias – todos precisam saber o que está acontecendo. Uma forma de melhorar a comunicação na empresa é fazer atualizações regulares podem ajudar a evitar problemas que possam surgir e prejudicar o resultado do seu trabalho.

Além disso, esteja aberto ao feedback dos membros de sua equipe. Um relacionamento de mão dupla pode ajudar a solidificar a confiança e também melhorar suas técnicas de gerenciamento de equipe.

8) Promover o desenvolvimento

O gerenciamento dos funcionários não é apenas um fator crucial para o crescimento geral da empresa, mas também garante que os membros de sua equipe estejam satisfeitos em suas funções.

Oferecer treinamento e desenvolvimento de funcionários mostra que você os valoriza e deseja que eles continuem trabalhando para você. A capacitação e a crescente especialização só podem realmente ser benéficas.

9) Use um software de produtividade baseado em equipe

Isso já pode ser uma realidade na maioria das empresas, mas usar um software de produtividade baseado em equipe (como o Fiel Control!) é uma maneira prática de centralizar recursos e manter todos atualizados com o progresso do trabalho.

Dependendo do tipo de equipe que você está gerenciando – se o trabalho é baseado em projeto ou em operações comerciais simples do dia a dia – você encontrará os benefícios de usar uma ferramenta de gerenciamento de projetos ou um sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho eficiente.

Essas soluções equipam você e sua equipe com as ferramentas necessárias para organizar, agendar e executar projetos e atividades de negócios.

Leia também: 5 aplicativos para empresas essenciais no dia a dia.

10) Dê o exemplo

A melhor maneira de comunicar suas expectativas para sua equipe é mostrá-las. Como gerente, seu comportamento terá um grande efeito em como sua equipe conduz o trabalho e interage entre si.

Por exemplo, você não pode esperar que sua equipe leve a pontualidade a sério se continuar chegando tarde, inclusive para as reuniões. Eles não apenas pensarão que o atraso é aceitável, mas podem começar a questionar sua integridade como gerente.

Uma maneira de saber se a sua equipe tem o perfil ideal é pensar como você os influencia através de suas ações.

Suas estratégias de gerenciamento de equipe são eficazes? Gostou das nossas dicas para gerenciar uma equipe? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.

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