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Motivação e produtividade: o alinhamento necessário

Motivação e produtividade: o alinhamento necessário

Duas palavras pouco discutidas, mas essenciais em qualquer empresa: motivação e produtividade. São elementos diferentes e que precisam estar alinhados para o bom funcionamento dos processos. A relação entre elas transparece no fundamental: a qualidade do atendimento ao cliente.

A motivação é promovida por diversas ações internas que fazem com que o funcionário se sinta engajado nas tarefas e as execute de forma plena e saudável. Além disso, é uma proatividade de produzir e realizar suas tarefas com vontade e determinação.

Uma dica muito importante: na hora da contratação analise se a pessoa gosta da função que será executada. Questione o que o levou a querer trabalhar na sua empresa e naquela determinada função. Profissionais insatisfeitos e que trabalham apenas com foco no salário tem grande potencial para serem desmotivados. Outro fator negativo é contaminar as demais pessoas ao redor com pessimismo e desmotivação.

Lembrando que proporcionar uma qualidade de vida adequada às pessoas que atuam no ambiente de trabalho é fundamental.

Vários fatores interferem na motivação do funcionário, como:

  • ambiente físico adequado com instalações que criam condições para realização do trabalho. Ao montar um espaço, o gestor deve se perguntar se ele mesmo gostaria de trabalhar naquele local. Se há iluminação e circulação de ar suficiente para o número de pessoas a serem contratadas. Outro ponto é fornecer equipamentos em boas condições de uso como notebooks e computadores adequados de acordo com a demanda de atuação de cada um;
  • fluxo de comunicação que permita conhecimento sobre processos. Reuniões frequentes, porém produtivas, com troca de informações necessárias e também dar voz a todos os participantes. Faça com que seu funcionário se sinta parte da empresa. Simples ações de comunicação interna auxiliam com esse fluxo;
  • clima organizacional bem elaborado;
  • bom relacionamento entre a equipe e líderes, além dos gestores. O funcionário precisa se sentir seguro para tirar dúvidas, por mais simples que sejam. Ter fácil acesso aos gestores e líderes em casos de angústias, sugestões sobre mudanças de processos é importante;
  • Sempre que possível indique cursos e se puder, ofereça bolsas de estudos para atualização profissional. Além de reter talentos, você terá uma equipe satisfeita e bem treinada. Profissionais engajados proporcionam melhor atendimento;
  • Salário é um tema delicado. Mas oferecer um valor dentro do mercado de acordo com a função é um dos principais fatores motivacionais. Além disso, se o funcionário for destaque, dê bonificações. Além de se sentir reconhecido, trabalhará mais motivado;

Produtividade:

Produtividade é quando o funcionário cumpre as funções de acordo com as tarefas do dia e até mesmo, supera as expectativas. Organização é fundamental, independentemente do cargo. Manter uma equipe produtiva e proativa depende muito de como os gestores administram a empresa. A sua empresa é reflexo seu.

  • Tenha uma agenda para organizar as tarefas do dia. Comece pelas principais e mais urgentes. Iniciar o dia com as demandas mais complexas que exigem mais concentração é o mais adequado. No fim do dia, deixe as tarefas mais leves, que exigem menos esforço, seja mental, seja físico;
  • Líderes e gestores precisam acompanhar o fluxo de tarefas de cada funcionário. Não para checar se  trabalho está sendo feito. Mas para ouvir ideias, sugestões e auxiliar com dúvidas. Essas atividades de acompanhamento podem criar táticas que melhoram o atendimento ao cliente. E trazem segurança ao funcionário que está na linha de frente;
  • Sempre que algum membro da equipe chegar mais cedo, ficar até tarde ou os dois por iniciativa própria, o questione. Está com dificuldades? Atribulado? Muitas vezes, o funcionário pode estar sobrecarregado com as funções e precisa de mais tempo para atendê-las. Cabe aos gestores auxiliarem e fazer um check-list com as prioridades do dia. Se possível dividir algumas atividades com a equipe ou algum outro funcionário, gestor ou líder, a qualidade do trabalho será elevado e o funcionário irá ficar mais confiante. Com essa atitude saberá que pode contar com a equipe em situações esporádicas de excesso de trabalho;

Conforme abordamos a importância da comunicação, para se ter uma ideia de como o fluxo é importante para criar motivação e produtividade, seguem dados do livro O 8º Hábito que ilustra pesquisa realizada com 23 mil empregados com os seguinte resultados:

  • 37% entendem claramente o que a empresa quer atingir e porquê. Ou seja, os demais, mais da metade, não sabe porque está trabalhando naquela empresa. Como um funcionário sem esse norte poderá atender o cliente da melhor forma possível?
  • 1 a cada 5 funcionários estava entusiasmado com as metas da equipe e empresa. Caso a equipe seja composta por cinco pessoas, apenas um estará satisfeita e motivada o bastante;
  • Apenas 15% sentiam que sua organização lhes dava meios necessários para atingir metas importantes;
  • Apenas 15% sentiam que o ambiente era de confiança.

Essas porcentagens são preocupantes e podem fazer parte da sua realidade com grande impacto na qualidade de vida dos funcionários que refletem diretamente nas metas e objetivos da empresa.

 

Relação de motivação e produtividade

Analisando os dois tópicos separadamente, é impossível negar que ambos são essenciais para a empresa. O ambiente corporativo, motivação e produtividade refletem diretamente na qualidade de atendimento ao cliente. Já imaginou ligar para uma empresa e não conseguir ouvir o que o atendente fala pelo barulho? Ou até mesmo pelo tom da voz da pessoa perceber que não há interesse naquele atendimento?  Essas situações quando feitas logo no primeiro contato espantam qualquer possível cliente. Pois, quando houver necessidade de suporte, saberá que o atendimento não irá corresponder a sua expectativa.

Montar uma boa equipe é um dos critérios. Avalie o comportamento individual, pontos fracos e fortes de cada integrante da futura equipe. Crie uma rede com boas características profissionais e, se possível, um círculo de pessoas que se dão bem.

Fique atento na procrastinação. O mundo digital é uma grande aliado, principalmente com as redes sociais. Se o funcionário fica muito tempo sem entregar alguma demanda e dá sinais que indicam navegação pessoal excessiva na internet, converse com ele para checar se há algum problema nos processos que possam estar afetando-o diretamente.

Converse com seus funcionários, ouça-os, conheça-os. Sinais, muitas vezes, perceptíveis podem indicar que algo não está bem. Promover um bem-estar é garantir motivação e produtividade na certa!

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