5 dicas para aumento da produtividade de equipes

Que gestor não quer uma equipe externa engajada e com alta produtividade? Existem ações muito importantes que precisam ser postas em prática diariamente para que os técnicos tenham um desempenho acima da média. Para que você conquiste essa reputação no mercado de prestação de serviços, a Field te orienta com dicas para aumento da produtividade de equipes externas.

Sem enrolação, vamos direto assunto. Assim, você poderá implementar essa dicas a partir de amanhã mesmo na sua equipe!

5 dicas para aumento da produtividade de equipes externas

#1 Agende apenas reuniões necessárias

Que colaborador aguenta tantas reuniões de protocolo, mas sem nenhum motivo específico? Ainda mais quando se tem tantas demandas para se cumprir em uma agenda cheia. Por isso, pense muito bem se aquela reunião com toda a equipe ou até mesmo individual, é necessária. Principalmente, aquelas longas e realizadas com frequência.

Se no seu cenário, os técnicos não integram durante a reunião e o gestor não dá voz a eles, apenas uma pessoa argumenta, há algo errado nisso. Por isso, reavalie sempre se o tempo dispensado em uma reunião realmente é produtivo.

Se você quer focar no assunto e saber mais detalhes, confira este texto exclusivo do tema: Reunião produtiva motiva a equipe.

#2 Ofereça equipamentos em ótimo estado de funcionamento

Mais que oferecer tecnologia de ponta, é necessário manter equipamentos em bom estado e com manutenção constante. Carros, smartphones, ferramentas para manutenção e instalação, fácil acesso ao estoque e peças para troca. Todos esses itens são essenciais para o bom funcionamento de todo o fluxo de chamadas e desempenho positivo nas visitas em campo. Imagine a cena: um técnico chega ao local, mas não tem o equipamento utilizado para o reparo falha ou não ele funciona? Ou quando o carro quebra na ida ao cliente e você precisa ligar para ele desmarcando? Erros acontecem, claro. Mas há situações que podem ser evitadas.

E o que isso impacta na produtividade? Como um técnico sentirá que está trabalhando de forma adequada, se a própria empresa não têm ferramentas em funcionamento correto para atender o cliente? Afinal, é ele que está na ponta de todo o processo.

Para saber como manter os celulares dos técnicos sempre em bom estado de conservação e uso, acesse: Como preservar aparelhos utilizados pelas equipes externas.

#3 Boa comunicação

A comunicação durante todo o processo de abertura da ordem de serviço até o encerramento da visita acontece entre o gestor, técnico e cliente? Se sua resposta foi negativa, é preciso mudar isso e o mais rápido possível. Utilizar meios não oficiais e pessoais para se comunicar não é opção mais indicada, ainda mais quando se trata de trabalho. Oficializar a comunicação e ter todo o processo documentado é importante. Por isso, com foco na produtividade de equipes externas, utilizar ferramentas próprias de comunicação, principalmente, as que funcionam em tempo real, é o melhor gatilho para aumento da produtividade e a dos técnicos. Afinal, gestor produtivo engaja técnicos produtivos, certo?

Para ter uma boa comunicação e também indicar as melhores rotas, novas aberturas de ordens de serviço, check-list, entre outras, o Field Control pode te ajudar nesse quesito.

E para evitar que problemas e falhas na comunicação da sua empresa existam, vamos te dar uma forcinha com o texto: As 5 falhas de comunicação mais comuns nas empresas.

#4 A Gestão vai bem, obrigado!

A gestão é um ponto crucial para a produtividade da empresa. Conforme já citamos acima, um gestor produtivo tem capacidade de engajar toda a equipe com sinergia e motivação. Esse profissional é responsável por mais que gerir toda a operação de chamados. Mas também de detectar o trabalho dos técnicos nas equipes, mas também individualmente. Sabemos que cada indivíduo tem uma personalidade diferente. Por isso, saber lidar com cada um, de forma profissional e respeitosa está dentro das boas práticas de gestão. E isso tudo, tem a produtividade como consequência.

O dia a dia de um gestor é desafiador. Mais do que lidar, direcionar, resolver problemas, a produtividade precisa sempre estar em constante crescimento. Caso contrário, não haverá sentido em todo o negócio.

Hoje, com a tecnologia, é possível atuar em todas essas demandas de forma prática. Mas esse assunto é para a próxima dica. Enquanto isso, indicamos a leitura do texto: A liderança de uma equipe externa eficaz garante alta produtividade.

#5 Use a tecnologia, mas a focada em equipes externas.

Se você chegou até esta última dica é porque tem interesse profundo em aumento da produtividade da sua empresa. Não sei se esse dado já chegou até seu conhecimento, mas o uso de software específico para equipes externas aumenta a produtividade em até 40%. Não, você não leu errado. E mais que se questionar como isso é possível, você pode fazer um teste gratuito. Basta acessar www.fieldcontrol.com.br.

Com o software, o gestor consegue ter uma visão em tempo real da localização do técnico, gestão de rotas, incluir uma ordem de serviço aberta de última hora no local próximo a um técnico. Ainda, ter ordens de serviço digitais, check-lists, avaliação do cliente e relatórios de produtividade. Com todas essas facilidades, é possível sim, aumentar sua produtividade, garantir mais agilidade e facilidade para sua equipe externa. E ainda, focar em questões que realmente demandam atenção especial e energia.

Enfim, são diversos os motivos pelos quais você precisa focar na sua produtividade. Se existem elementos que facilitam e agregam um melhor desempenho aos seus técnicos, por que não aderir? E tudo isso, mais que focado no seu negócio, mas sempre pensando em promover um melhor atendimento ao cliente. Junte-se à Field, seja um dos agregadores e contribua com uma melhor prestação de serviços no Brasil.