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5 maneiras fáceis para fidelizar sua equipe externa

5 maneiras fáceis para fidelizar sua equipe externa

E se um técnico entra na sua sala pedindo um aumento?

E se isso não for possível agora?

Então ele pede por mais folgas, mas a demanda intensa de trabalho torna isso difícil. Talvez o mesmo funcionário pediu para a equipe interna registrar as OS com mais precisão, mas se a equipe interna está sobrecarregada e esquece os detalhes, a equipe externa está em campo sem informações e impossibilitada de concluir mais serviços na primeira visita.

E agora?

Ele pede demissão. Infelizmente, alguns clientes acompanham esse técnico.

É claro que esse é apenas um lado da história. Gestores enfrentam muitos desafios além de manter seus técnicos felizes. Afinal, gerenciamento de serviços externos é um setor complicado.

Apesar dos desafios, diversas organizações ainda enfrentam muita rotatividade de técnicos. Pesquisas do setor confirmam isso, relatando que mais da metade das empresas de serviços externos não atingem suas metas.

E a verdade é que uma equipe externa talentosa é difícil de encontrar. Isso é tão verdadeiro que, a maioria dos gestores relata dificuldade em preencher suas vagas.

E a situação piora: o setor de serviços está envelhecendo, o que significa que os melhores técnicos logo estarão aposentados. De acordo com pesquisas, 70% das empresas sofrerão redução de equipe externa por causa de aposentadorias daqui a 5 ou 10 anos.

Faturar custa caro e contratações gastam muito tempo da gerência. Organizações de saúde do mundo todo reportam que quedas de produtividade associadas a funcionários que faltam do trabalho custam US$225 bilhões dos empregadores por ano.

E qual é a resposta para isso?

Tecnologia? Práticas melhores de contratação? Treinamento?

Provavelmente, todos esses ajudarão. Mas se o seu barco está afundando, vamos começar a tampar alguns buracos. Confira esses passos para fidelizar a sua equipe externa:

1. Treinamento da equipe externa

Treinar sua equipe externa exige tanto automotivação e ética quanto habilidade técnica. Desenvolver habilidades que satisfaçam seus clientes e mantenham a demanda requer liderança e ensinamentos de longo prazo.  Aqui estão dois modelos de treinamento:

Modelo infinito

Enquanto profissionais, sempre podemos melhorar. A crença de estarmos empacados nos prejudica, nos faz desistir. Incentive sua equipe externa a documentar metas a curto, médio e longo prazo, tanto técnicas quanto pessoais. Ensine a equipe externa a compreender as conexões entre essas metas, satisfação, e o avanço de todos.

Workshops frequentes

Muitas empresas são famosas por seu atendimento ao cliente. São tão boas que líderes e profissionais de serviços externos viajam longas distâncias para receber treinamento de equipe externa. Considere o desenvolvimento de um programa parecido na sua empresa. Talvez seus melhores técnicos possam passar suas experiências para os novatos.

2. Estimule os melhores funcionários

Um erro comum no ramo de serviços externos é focar nos problemas e não nas coisas positivas. Quanto mais negligenciar seus melhores funcionários, maior é a chance de perdê-los.

Vários estudos confirmam esse fato. Em pesquisas recentes, foi relatado que a maior causa de perda de funcionários foi por causa de salários (85%), avanço de carreira (71%), e relacionamento com supervisores (50%).

Identifique os seus melhores técnicos e se esforce para deixá-los motivados. Permita que ele tire mais folgas ou ofereça um aumento. Se não pode fornecer essas coisas, então reconhecimento público pode ser um caminho.

Invista tempo desenvolvendo relações melhores com os seus melhores funcionários e certifique-se de que eles se sintam valiosos.

3. Benefícios

Seus funcionários são pagos. Isso é todo o benefício de que precisam, certo?

NÃO.

É uma questão de enfatizar o engajamento através de psicologia básica. Engajamento é a chave para alcançar o potencial da sua empresa. Empresas que têm funcionários engajados relatam mais lucros, lealdade de clientes, e produtividade acima da média.

Desenvolver um programa de benefícios pode tomar várias formas. Você pode tentar algumas coisas:

Benefícios simples

Comece com incentivos de baixo custo e faça com que se sintam VIPs. Estacionamento facilitado, ambientes descontraídos, e outras facilidades de custo zero fazem funcionários se sentir valorizados.

Merchandising

Ofereça camisetas com o logo da empresa, bonés, e outros objetos legais em troca de objetivos alcançados. Essas recompensas de baixo custo são tangíveis e lembram o funcionário que a empresa reconhece seus méritos.

Vale-presente

São simples, mas eficientes. Eles permitem que os funcionários usem dinheiro “grátis” da maneira que quiserem. Fazer “competições” mensais ou trimestrais é uma boa maneira para começar. Ou então, considere estabelecer uma meta de satisfação do cliente que resulte em recompensas.

4. Estabeleça expectativas específicas

Jack Welch, antigo CEO da General Electric, dizia que seus 10% piores funcionários precisavam ser substituídos. Se ele não estabelecesse expectativas específicas de performance, ele não saberia quais seriam esses 10%.

Enxugar pessoal não é divertido. Mas viver no escuro quando se trata de performance é o que leva a demissões e falta de comunicação.

Estabeleça expectativas para seus técnicos em períodos das suas carreiras. Explique o trabalho para eles e ofereça o mapa para o avanço. Com esse conhecimento em mãos, seus técnicos têm muito mais chances de sucesso.

Existe a estratégia do Relógio e da Bússola. Veja como funciona:

Relógio

Quanto tempo um técnico leva para engrenar? Um mês? Um ano? Uma semana? Dê metas de tempo para sua equipe externa desenvolver certas habilidades, tanto focadas no cliente quanto no setor técnico.

A Bússola

Aonde eles chegarão com essas habilidades? Mais salários? À gerência? A mais produtividade? Esteja conectado à sua equipe externa e desenvolva metas baseada nos interesses deles, com as necessidades da empresa.

5. Identifique e reproduza técnicos de sucesso

Toda empresa tem suas estrelas. Seus melhores técnicos são inteligentes, acelerados, bons com os clientes, e capazes de lidar com imprevistos. Sabe o que os faz se destacar?

Como líder, desenvolva perfis dos seus melhores funcionários. Identifique as habilidades e características que fazem desse funcionário uma peça valiosa. Mantenha uma equipe externa fidelizada contratando aqueles que encaixem nesse molde, e deixe que seus técnicos atuais aprendam com os melhores.

É claro, sempre seja pragmático no seu feedback com os técnicos de baixo rendimento. Você não quer que seus funcionários se sintam injustiçados. Use insights dos seus melhores funcionários para inspirar, e não diminuir os demais.

Procurando por mais dicas para otimizar suas operações? Leia mais artigos do nosso blog e aprenda como elevar a sua empresa ao próximo nível.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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