Modelo de O.S.

BAIXAR

Melhore sua prestação de serviços com avaliação de serviços realizados

Melhore sua prestação de serviços com avaliação de serviços realizados

A avaliação do serviço realizado tem se mostrado cada vez mais necessária para melhorar o atendimento ao cliente. Mensurar as qualidades, erros e certos durante as visitas de campo proporciona ao gestor adequar pontos centrais na prestação de serviços. E é óbvio que o reflexo disso é uma alta taxa de retenção de clientes. Por isso, vamos te direcionar, ou melhor, te convencer, que a avaliação de serviços prestados precisa fazer parte da visita, como item obrigatório.

O técnico tem diversas ações durante as visitas: deslocamento, identificação do problema, reparo ou instalação, preenchimento da ordem de serviço, anexar fotos… bom, você sabe muito bem a rotina desse profissional que muitas vezes é a essência da sua empresa. E muitas vezes, a avaliação de serviços pode ficar de fora dessa rotina.

Se a ideia de incluir uma avaliação já passou pela sua cabeça, porém o tempo de análise mais o de produção dessa ferramenta te desanimaram, a Field te mostra algumas opções sobre como implementá-la.

Fórmulas para avaliação de serviços

Existem fórmulas, mas não são mágicas. Nas próximas linhas, o foco será 100% voltado na avaliação de serviços. Não queremos que você perca tempo. O objetivo é que termine o texto e implemente na manhã seguinte sua avaliação. Nem que seja um rascunho dela. Vem com a gente! Ah, e se você tiver qualquer dúvida não respondida, é só inserir no comentário, lá no fim do texto. Aqui, respondemos tudo o que nos escrevem.

Pós-venda efetivo

Essa ação é importante e serve como uma avaliação constante com o cliente. Dependendo do contratante, mais de uma pessoa faz parte da operação que envolve os reparos ou instalação. E estar em contato frequente (mas com moderação), indica que você tem cuidado com os processos de trabalho. O tema é tão importante, que fizemos uma dica específica sobre ele: Pós-venda na prestação de serviço. 

Manter o contato frequente com o cliente é uma estratégia

Aquele “Oi, sumido” funciona muito bem na relação empresa-cliente. Quem não é visto, não é lembrado, certo? Esse contato pode ajudar a você entender porque o cliente está há um tempo sem te acionar, se houve algum problema nas últimas visitas e ainda aproveitar para fazer o convite para tomar aquele café no meio da tarde.

Se o cliente não te aciona ou fechou um contrato contigo e nunca te procurou, investigue o que acontece. A rotina dele pode ser tão agitada quanto a sua e dar aquela ligadinha pode resolver algumas pendências e também receber um retorno positivo ou negativo. Se estiver entre a última opção esteja preparado. Nem todo mundo está sabe lidar, mas receber críticas negativas pode te livrar de uma série de problemas que atrapalham o crescimento da empresa, da gestão da equipe e também o trabalho dos técnicos.

Como implementar a avaliação de serviços realizados

As sugestões abaixo são os tipos de avaliação de serviços. Não vamos te deixar na mão na hora que a prestadora for montar uma. Aqui mesmo no blog tem alguns modelos para ajudar na tarefa: Modelos de avaliação de clientes de prestadoras de serviço. 

Telefone

É uma maneira de proximidade com o cliente. O ideal é que seja feita logo após a visita, no máximo, no dia seguinte. Você lembra o que almoçou ontem? Pois, é a gente também não. E para que o cliente realmente se lembre de todos os tópicos da sua avaliação de serviços e não te repasse respostas vagas ou imprecisas, é melhor não deixar passar muito tempo.

E-mail

O e-mail é aquela coisa. A pessoa pode receber na caixa de entrada ou no spam/lixo eletrônico. Ou pode até abrir a mensagem e ignorar. Como aquelas respostas são importantes, então você liga e pergunta se a pessoa recebeu. Ela pode responder quando ela quiser (passado muito tempo após a visita e não dar métricas precisas) ou escolher não responder.

Aplicativo de gestão de equipes

A forma mais indicada e prática é o aplicativo de gestão de equipes. Sabe aquele lance que é bom para todo a galera que usa? Então, aqui temos um exemplo. Aquele trio de sucesso de qualquer prestadora = técnico + gestor + cliente o utiliza e não precisa perder tempo com a avaliação de serviços. Em dois minutos ou até menos, dependendo dos tópicos inseridos na ferramenta a avaliação é respondida, ali na lata, com o técnico ainda na visita.

O aplicativo que tem diversas funcionalidades, tem uma específica de avaliação de serviços. Após finalizar a visita e colher a assinatura do cliente no próprio smartphone do técnico, ele abre a tela e no aparelho mesmo, a avaliação é feita, de forma eletrônica e rápida. Todos os resultados são compilados no sistema e o gestor consegue analisá-los individualmente ou reunir os dados de todas as visitas do dia, semana, quinzena, mês. E mais, de toda equipe ou por técnico separadamente.

Esquece a planilha de excel e aquelas fórmulas chatas que você tem cola em algum lugar. Em uma única tela, naquele momento que o gestor senta na mesa para fazer a avaliação dos serviços, todas as respostas estarão concentradas.

Agora me diz, por que perder tempo se tem disponível no mercado uma ferramenta que faz tudo isso pela prestadora?

Voe com a Field

O sistema de gestão de equipes externas desenvolvido pela Field Control ao contatar diversas prestadoras que atuam em diferentes segmentos como instalação e/ou manutenção de ar-condicionado, telecomunicações, desentupidoras, dedetizadoras, segurança eletrônica, elevadores, entre outros, e identificou que essa é uma dificuldade de gestores que atuam em todas as regiões do país.

Por ser próprio para equipes externas, o sistema auxilia o gestor em diversas frentes, desde a localização de todos os técnicos em uma única tela até a avaliação de serviços. Se esses dois problemas afetam diretamente sua gestão, estamos aqui para te ajudar. A existência da Field é com esse propósito!

E por ter chegado até aqui, a gente te dá um teste gratuito. Lembra que falamos que amanhã mesmo você pode já resolver seu problema de avaliação de serviços? Então, aproveite o teste, é só fazer sua conta no site: www.fieldcontrol.com.br.  Nosso time te espera por lá!

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço