O que significa ser um bom funcionário?

Em um mundo tão competitivo, ter uma equipe externa de primeira faz com que seu trabalho seja destaque no mercado. Os reparos e instalações acontecem todos os dias, em qualquer horário. E ter um técnico que esteja engajado com os propósitos da prestadora de serviço traz muitos pontos positivos. O que será que faz de um técnico, um bom funcionário?

Nem precisamos dizer quem sai ganhando com isso, né: o cliente que, consequentemente, terá uma relação duradoura com o negócio.

Para que a sua prestadora tenha mais sucesso, neste texto vamos te orientar a montar uma equipe externa extraordinária. Não é um bicho de sete cabeças.

Basta procurar o perfil ideal dos técnicos de visitas de campo, com foco no bom funcionário, e sair por aí se gabando que você tem a melhor prestação de serviço do seu segmento. Se seguir nossas dicas, fique à vontade, afinal estamos aqui para isso!

Habilidades dos técnicos de equipes externas

O gestor precisa avaliar as habilidades técnicas de acordo com o segmento de atuação da empresa. Logo de cara, fica impossível saber se a pessoa é boa ou não. Temos que confiar no currículo e também naquele entrosamento que rola durante a entrevista. Se for indicado por alguém de confiança, melhor ainda.

O que pode ajudar a sua equipe atingir o patamar de excelência

Facilidade para explicar ao cliente o tipo de reparo feito: os técnicos devem ser honestos ao fornecerem o estado do equipamento ao cliente. Ao explicar, precisam ter a habilidade de tirar as dúvidas de forma simples e objetiva, sem linguagem técnica. O especialista no reparo é ele. O cliente não é obrigado a conhecer as peças e problemas que o equipamento possa a ter. Por isso tem um contrato com você, não é mesmo?

Compartilha conhecimento com os demais técnicos: quando um técnico é mais experiente que os demais (e quando citamos experiência, não queremos dizer que é o mais velho) e tem conhecimento sobre determinada função ou domínio em determinado reparo, e compartilha com os outros, pode considerá-lo um cara maneiro! Isso sim que é espírito de equipe.

Tem pontualidade e respeita as ferramentas implementadas na empresa: nem precisamos citar a importância da pontualidade na prestação de serviço… a falta dela é o que mais gera reclamação com aquela famosa pergunta: aonde meu técnico está e que horas ele vai chegar? Hoje já existem ferramentas que auxiliam o gestor nas demandas das equipes. Um sistema de gestão de equipes externas resolve esse problema. Quando bem utilizado pelos técnicos, a produtividade aumenta e traz uma alta qualidade no atendimento.

Uma dessas ferramentas pode ser o relatório. É um documento aliado da gestão e do técnico por facilitar os processos. Sobre o tema, começamos a te ajudar por aqui: Quais dados preencher em um Relatório de Visita Técnica?.

Habilidades não essenciais, mas que precisam ser consideradas para o bom funcionário

Direção agressiva: Como a maioria das prestadoras têm frota, questione como está a situação da carteira de motorista junto aos departamentos de trânsito. Se for carro for adesivado com o logo da empresa e o cara for um tremendo barbeiro, pode estar colocando o nome da prestadora por água abaixo, ainda mais se for daqueles motoristas agressivos.

Aparência desleixada: Se apresentar de forma desleixada nas visitas de campo, com uniforme sujo, roupas rasgadas, demonstra que a prestadora não tem cuidado com o atendimento. Oriente sempre sua equipe a solicitar novos uniformes e na quantidade necessária para que estejam sempre limpos e no melhor estado possível para se apresentar ao cliente.

Não respeitar o ambiente e o espaço do cliente: fazer perguntas indiscretas. Entrar em ambientes fechados sem autorização, querer saber aspectos e rotinas que não fazem parte do atendimento solicitado. Muito sem noção!

Como equipe externa formada torna o bom funcionário

Os técnicos precisam estar em constante treinamento. Peças mudam e equipamentos novos são lançados a cada semana. Já pensou ficar para trás e não conseguir atender um chamado porque não tem conhecimento do último modelo ar-condicionado lançado no mercado? É melhor nem pensar. Além de ser um mico gigante, a prestadora pode perder um cliente. E em tempos de crises econômicas, perder um único cliente que seja, pode impactar  diretamente no fluxo de caixa de toda a empresa.

Ociosidade dos técnicos de visitas de campo

Se esse não é seu problema atual, com certeza já foi um dia.

A maioria das prestadores de serviços não sabe a localização do técnico. Preste bem atenção: não estamos generalizando, mas técnicos que agem dessa forma, infelizmente existem. E essa atitude do técnico sumir e deixar o gestor na mão é uma pedra no sapato.

Há relatos de gestores que já souberam de técnicos que fazem serviço de banco pessoal, visitam a mãe e a namorada e até mesmo, tiram aquele cochilo de dar inveja, entre uma visita e outra, dentro do carro.

Caso esse seja um problema muito grave na sua equipe e a falta de gestão reina entre vocês, é preciso mudar esse status agora! Se você deixar para depois, seus clientes ficarão sem os reparos e instalações esperadas. A recisão de contratos é algo muito grave na prestação de serviço. Além do prejuízo econômico, a reputação da marca pode estar em jogo. Te deixamos com o cabelo em pé? Pode já passar um pente nele.

Por esse e outros motivos, ter um controle da equipe, com informações por onde está em tempo real, auxilia bastante. Clicando aqui, você entenderá mais sobre o que estamos falando: Controle de Visitas Externas.

Porque estamos aqui…

Não sei se você nos conhece. Se não, muito prazer, somos o Field Control, um sistema de gestão de equipes externas que faz o monitoramento dos técnicos, com foco no aumento da produtividade e melhoria da qualidade de atendimento. Composto por dois módulos, um aplicativo no smartphone do técnico e um painel de controle para o gestor, é possível saber a rota de todos os técnicos ao mesmo tempo, não importa o número!

E como somos muito gente boa, estamos te dando um teste para você experimentar, entender e solucionar esse problemão, que em poucos dias, ficará no passado. Partiu? Acesse www.fieldcontrol.com.br e voe com a gente!

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade