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Como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido: 5 práticas de gestão

Como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido: 5 práticas de gestão

Você aprendeu a como vender prestação de serviços, aplicou as técnicas de negociação de maneira exemplar e conseguiu fechar um trabalho com um cliente. Excelente, não é mesmo? Mas, o trabalho não para por aí. É hora de aprender como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido e fidelizá-lo.

Entre as técnicas sobre como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido, 5 dicas são fundamentais e, ao mesmo tempo “simples” de serem postas em prática.

  • Solucione o problema do cliente
  • Preocupe-se com a qualidade no atendimento
  • Melhore a velocidade do atendimento
  • Cumpra os deadlines
  • Invista em uma ordem de serviço clara e de fácil acesso

Se você deseja saber mais sobre as 5 práticas de como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido, continue neste artigo e anote todas as dicas.

5 práticas sobre como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido

1. Solucione o problema do cliente

Óbvio, não é mesmo? Mas, você ficaria assustado se visse a quantidade de clientes insatisfeitos com o trabalho prestado pelas empresas contratadas.

Quando um cliente contrata uma prestadora de serviços, assim como quando compra um produto, ele está em busca de soluções que resolvam um possível problema, então ter a certeza de que você está contribuindo para a resolução dessas questões é fundamental.

Neste processo é importante que esteja sempre em busca de feedbacks dos clientes, aplicando pesquisas de satisfação e estando atento aos mínimos detalhes.

  • Preste atenção nos comentários, reações e comportamento dos consumidores
  • Faça uma gestão de equipe externa próxima e esteja atento aos relatórios desenvolvidos
  • Olhe para a sua empresa e faça uma análise, buscando descobrir onde ela pode estar falhando

Neste ponto é importante manter um histórico do cliente e dos atendimentos realizados, afinal, as respostas para muitas solicitações estão no que já aconteceu com a empresa. Além de resolver o problema, você ainda faz isso com agilidade (veremos mais no tópico 3).

2. Preocupe-se com a qualidade no atendimento

Quando o assunto é como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido, a qualidade no atendimento é quase tão importante quanto o primeiro tópico.

Treinar sua equipe de campo para desenvolver um bom atendimento, sendo atencioso, educado e mostrando conhecimento sobre sua função, é fundamental para o cliente continuar querendo a sua empresa como parceira.

3. Melhore a velocidade do atendimento

Alguns atendimentos podem esperar, outros não, e se você não puder atender a uma urgência de seu cliente, certamente ele irá encontrar um concorrente que o faça.

Ter acesso à localização de seus técnicos, é fundamental para cumprir esse requisito. Dessa forma, você pode encaminhar o técnico mais próximo para atender à demanda.

Como já citamos acima, para cumprir esse ponto, também é importante que você tenha um histórico de atendimentos ao cliente. Somente assim você poderá ver as soluções que já foram tentadas, os problemas antigos e conseguirá chegar à resposta certa com rapidez.

Você também deve manter um sistema compartilhado entre técnicos e gestores. O objetivo é que qualquer técnico que seja deslocado para o atendimento de emergência possa ter acesso ao histórico e as informações do cliente. Dessa forma, seu cliente não precisará repetir todas as suas informações toda vez que um profissional for atendê-lo.

Aqui também entra a necessidade de uma ordem de serviço online, entretanto, abordaremos melhor o tópico no ítem 5.

4. Cumpra os deadlines

Cumprir o dia e a HORA do atendimento é fundamental. A gente sabe, e o cliente também, que imprevistos acontecem, mas se toda vez que um técnico seu for atendê-lo houver atraso, seu cliente poderá ficar frustrado com seu atendimento.

Entenda, seu cliente também tem compromissos e cada minuto é precioso. Se ele marcou com você às 16h, pode ser porque às 17h ele já tenha outro compromisso.

Por isso, o planejamento de rotas e a atualização em tempo real da localização dos seus técnicos, é tão importante. Junto a eles a previsibilidade de quanto tempo o técnico pode demorar em cada cliente, de acordo com o tipo de trabalho que for solicitado.

Se você puder acompanhar seus técnicos em tempo real saberá se houve um atraso em um cliente que pode atrapalhar outro. Nesses casos você poderá avisar ao cliente com antecedência ou poderá deslocar outro profissional.

Sim, se você quer aprender a como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido, terá que contratar um serviço de aplicativo de equipe externa ou inventar outra maneira de fazer essa gestão.

5. Invista em uma ordem de serviço clara e de fácil acesso

Ter uma ordem de serviço que seja clara para técnicos e clientes é fundamental no processo de como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido.

Como falamos anteriormente, o técnico deslocado para um atendimento precisa entender claramente qual é a demanda do cliente e qual o seu histórico, somente assim ele será capaz de resolver o problema do contratante de maneira rápida.

Por meio da ordem de serviço, o técnico terá informações suficientes sobre a empresa que foi visitar e não precisará repetir as perguntas já feitas por outro profissional. O cliente agradece!

A ordem de serviço online permite que você:

  • Tenha todas as informações da ordem de serviço de maneira digital
  • Elimine o fluxo de papéis e agilize o dia-a-dia
  • Inclua fotos, formulários e explicações sobre a conclusão do serviço
  • Armazene a assinatura do cliente

Leia também: “7 passos para fazer um relatório de visita a clientes objetivo para sua empresa”

Deu para perceber que investir em um software de gerenciamento de equipe é investir na satisfação e na fidelização de seus clientes, e convenhamos isso é muito importante para a saúde financeira do seu negócio.

Lembre-se: fidelizar clientes é sempre mais barato do que conquistar novos.

Agora que você já sabe as principais práticas de como manter o cliente satisfeito com o serviço oferecido, vamos a mais uma dica, simples: conheça o Field Control.

Somos um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos. Como ele o gestor é capaz de:

  • Controlar de ordens de serviço digitais
  • Visualizar a situação das atividades em tempo real
  • Visualizar a posição geográfica no mapa dos técnicos
  • Planejar rotas de maneira inteligente
  • Criar relatórios para direcionamento do negócio
  • Acessar um histórico de tudo que aconteceu na ordem de serviço

Toda ordem de serviço fica 100% digitalizada. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar o gerenciamento dos seus funcionários.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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