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Técnicos na visita de campo: como agir?

Técnicos na visita de campo: como agir?

A atitude dos técnicos nas visitas de campo pode melhorar e muito a qualidade de atendimento da sua prestadora. Já que a relação entre gestor e técnico é de parceira, a Field vai dar umas dicas para reforçar esse vínculo entre vocês. E mais ainda, vamos reforçar a importância do técnico atender todas as necessidades do cliente durante a visita, de forma com que o cliente saia por aí recomendando muito bem esse colaborador tão importante na prestação de serviços. Por isso, fica a reflexão, como agem seus técnicos na visita de campo?

Como o gestor pode orientar a equipe externa

O gestor é o líder da equipe externa. Mas indicamos que a relação seja sempre de forma horizontal. Uma função não existe sem a outra. E o principal, as duas funções podem agregar conhecimento e facilidades na vida uma da outra.

O gestor pode programar treinamentos para atualizar toda a equipe, mas sempre que um novo técnico for contratado, é preciso orientá-lo sobre algumas condutas com os clientes. Afinal, quem fica cara a cara com ele são os técnicos na visita de campo, certo?

Em alguns textos aqui do blog têm dicas com foco na qualidade das visitas, mas como a Field existe para facilitar a vida dos profissionais que atuam com equipes externas, reunimos todas aqui.

Lidar com pessoas é uma arte. São personalidades diferentes. Ainda mais quando a pessoa está com problemas que impactam diretamente na rotina dela, como um gerente de uma loja online que está com problemas na internet. Assim como a prestadora, ele também tem clientes para atender, vendas para fechar e até meta para bater. Claro que esse não será um dia bom. E quem será recebido por ele? O técnico. E não tem segredo nenhum aqui, além da empatia.

E entrar na casa e no ambiente de trabalho das pessoas, principalmente aqueles que não têm circulação de pessoas é algo bem íntimo.

Na visita…

Tem gente que gosta de uma boa prosa, tem senhora que oferece cafezinho, tem casa com criança gritando… Sim, na visita de campo tem de tudo. E no meio desses clientes, também tem aquele gerente da loja online citado lá em cima…

Sentir o clima antes de iniciar a visita é fundamental, o tratamento e a forma de abordagem será complemente diferente em cada situação.

Com o tempo e dependendo do formato de contrato e manutenções, alguns clientes ficam conhecidos e geram até um relacionamento saudável. Já com outros, é possível saber lidar em situações de estresses e enviar técnicos com perfis mais adequados para ele.

Perfis, personalidades e habilidades dos técnicos na visita de campo

Todo mundo tem aqueles dias, sabe? Problemas pessoais, mal estar, uma dor de cabeça, enfim, uma série de situações ou apenas uma pode estragar o dia e o humor de qualquer um. Isso acontece, somos humanos e temos sentimentos. Mas e quando o técnico está nesse dia e o cliente também? O gestor tem que montar o ringue no lugar da visita? Lógico que não.

O gestor tem um papel muito mais importante que definir rotas e organizar a ordem de atendimento das visitas. Ele precisa ter a noção e a sensibilidade e conhecer o técnico que está na equipe. Se o cara está dando sinais de que não está em um dia bom e aquele cliente difícil abre uma OS, é melhor não demandá-lo para essa tarefa. Ah, mas ele é que tem habilidade para solução do problema! Tudo bem, é só um dia na vida da empresa. Mande um outro técnico que estiver disponível. Além de um bom relacionamento com o cliente, temos que olhar para dentro da nossa casa também. A gente sempre reforça por aqui sobre relacionamento e comunicação interna, com foco em um ambiente agradável e produtivo. Se você estiver a fim de melhorar esse aspecto por aí, acesse o texto: Como liderar uma equipe? .

Dicas para os técnicos

Sempre use uniformes em bom estado. A gente entende que você pode rasgar sem querer, fazer um furo, principalmente, no momento do reparo, que dependendo, pode fazer manchas que não saem nem com reza braba. Por isso, peça ao seu gestor novo uniforme sempre que achar necessário. Você precisa se sentir bem consigo mesmo antes de tudo. Sabe quando olha para o espelho e fala, nossa que cara bonitão! Então, é essa impressão que você tem que ter.

Seja sempre educado. Cumprimentar as pessoas do ambiente ajuda a dar o ponta pé inicial da visita. Se tiver que entrar em ambiente como quartos, seja discreto. Evite comentar sobre objetos e fotos na casa.

Quando você é contratado por uma prestadora, verifique com o gestor sobre a limpeza do local após o reparo. O descarte de peças também é importante. A peça trocada fica no cliente ou volta para a prestadora? Está no contrato que os responsáveis pela visita devem limpar o local e qualquer sujeira ocasionada pelo reparo? Tudo isso precisa estar muito bem esclarecido.

Agora a dica é para você modernizar a sua prestadora e dar proporcionar aquela mudança de status que tanto deseja.

Organização da equipe

A organização é fundamental nas equipe externas. Sem ela, não existe atendimento, correto? E por que você ainda não facilitou sua vida com um sistema de gestão de equipes externas?

Além de ter uma visão em uma única tela da onde todos os técnicos estão, você abre as OSs pelo computador, enviando-as para o aplicativo do responsável pela visita. Vai dizer que isso não é incrível?

Aqui neste texto, a Field te explica sobre a necessidade de uma prestadora ter o sistema: Por que aderir ao aplicativo de equipes externas? 

Mas se quiser ir direto ao ponto, é só entrar no site www.fieldcontrol.com.br e cadastrar sua conta para um teste grátis. E é grátis mesmo, tanto que nem solicitamos seus dados bancários ou do seu cartão. Com a nossa ajuda, sua prestadora será referência no mercado. Vem com a gente! E se quiser continuar no blog com nssas dicas, é só clicar aqui.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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