Reinvente sua equipe externa

equipe externa

Reinvente sua equipe externa

Proporcionar motivação aos técnicos de equipe externa e manter uma produtividade em crescimento significa desafio para você e sua empresa? Prestar serviços no Brasil tem lá seus desafios. São muitas atividades e na maioria das vezes, dependendo o tamanho da empresa, o gestor é responsável pela equipe e também pelo atendimento ao cliente.

Para facilitar os processos, aderir a novas ferramentas que impactam diretamente o negócio, proporciona uma melhora significativa na qualidade do serviço prestado. E proporcionar toda essa reinvenção aos técnicos da sua equipe, pode também, alavancar a motivação. Afinal, qual colaborador não gostado trabalhar com a tecnologia mais nova no mercado? E ainda facilitar toda a rotina de trabalho dele? Motivação é o que não vai faltar na sua empresa.

#Como reinventar minha equipe externa?

O aplicativo Field Control foi elaborado com o objetivo de melhorar a prestação de serviços no Brasil, a partir do auxilio na gestão das equipes externas.  O funcionamento permite que o gestor tenha conhecimento de toda a operação em tempo real. A linha do tempo mostra o deslocamento dos técnicos, o que permite o acompanhamento do serviço e faz a programação de rota automática, a partir da inserção de um novo chamado, reduzindo assim os custos com o combustível.

Além disso, diminui o número de chamadas pelos clientes na empresa, que ficam ansiosos em saber o horário preciso da visita do técnico. Isso permite maior foco na otimização do fluxo das ordens de serviço. Pelo mapa, por meio de um rastreador, mais do que a localização, o gestor pode validar o início e a conclusão de um novo serviço. Todas as tarefas armazenadas ficam em nuvem. O que isso significa? Que  podem ser consultadas a qualquer momento, mesmo com a ordem de serviço já fechada. Para saber mais sobe esse modo de armazenamento, acesse o post: Dados na nuvem: como é o armazenamento.

#Funcionalidade

O sistema é composto por dois módulos:

• um aplicativo instalado no smartphone do técnico que atua em campo;
  • um portal web de gestão utilizado pelo gestor.

O  sistema proporciona ao gestor visibilidade em tempo real da localização de cada técnico em mapa personalizado. Caso a empresa tenha algum imprevisto com o profissional agendado para determinado chamado, o técnico mais próximo do local poderá ser redirecionado. Dessa forma, todas as chamadas agendadas são atendidas. Sabemos que os casos de atraso podem acontecer por diversos motivos. Entre os mais comuns, estão: necessidade de maior tempo para solucionar alguma demanda inesperada ou ajustes de manutenção mais problemática que o esperado.

O técnico recebe as atribuições no celular, via aplicativo. O cliente consegue acompanhar o trajeto, o horário previsto de chegada e a foto do profissional que irá atendê-lo, proporcionando segurança para quem irá recebê-lo. Essa informação é compartilhada por WhatsApp ou e-mail. Isso faz com que o cliente não precise baixar o aplicativo.

#E como facilita para o gestor?

O gestor acompanha cada atividade executada individualmente pelos técnicos em formato de linha do tempo. Outra atribuição do app é inserir fotos quando necessário do serviço executado e colher a assinatura do cliente eletronicamente, eliminando volume de papel não só para o técnico, mas também de material arquivado na sede da empresa ao otimizar espaço e economia com produtos de papelaria. Ao fim do atendimento, é emitido um relatório no qual o gestor pode avaliar se o serviço foi prestado com qualidade e até mesmo, atribuir habilidades específicas para cada técnico pelo gestor. O cliente também poderá fazer sua avaliação.

O Field Control pode ser utilizado para empresas dos segmentos:

• climatização;
  • dedetizadoras;
  • desentupidoras;
  • provedores de internet;
  • manutenção de eletrodomésticos;
  • manutenção de elevadores;
  • segurança eletrônica;
  • telecomunicações.

Promover um serviço de qualidade está ao alcance de pequenos e médios empreendedores. O aplicativo funciona por meio de assinatura, de acordo com o número de técnicos da empresa. Ou seja, se você tem um técnico, 10 ou 50, o custo será por uso. Assim, não pesará no fluxo de caixas, ao contrário. O aumento de chamados irá aumentar proporcionalmente e atingirá as metas e negócio mais rápido.

Ana Carolina D' Angelis