Modelo de O.S.

BAIXAR

O que é e como fazer um relatório fotográfico de manutenção

O que é e como fazer um relatório fotográfico de manutenção

Relatórios. Não importa em qual setor atue, você provavelmente já fez ou pediu que alguém fizesse um relatório. Geralmente é sobre a execução de alguma atividade. Ou até mesmo sobre o serviço da empresa. Alguns setores entretanto, necessitam de um acompanhamento ainda mais rigoroso da conclusão de etapas das ordens de serviço. O setor de manutenção é um deles. Se você trabalha como gestor ou técnico de algum empresa de manutenção já deve ter se perguntado como fazer um relatório fotográfico, correto?

Não é um bicho de sete cabeças. Seguindo algumas regrinhas e passos simples você vai conseguir fazer um relatório fotográfico completo. E o principal, que atenda as necessidades da empresa e do cliente.

Leia também: Como elaborar um relatório de visita técnica simples e objetivo

O que é um Relatório Fotográfico

Se você está iniciando na profissão e ainda não sabe o que é um relatório fotográfico, não se preocupe, aqui você encontra a resposta.

Trata-se de um documento que empresas prestadoras de serviço utilizam para o acompanhamento da execução de um trabalho. O documento é gerado a partir de fotos e anotações realizadas em vistorias. Ou no momento em que o serviço é realizado.

Se você trabalha, por exemplo, em uma empresa de instalação de ar condicionado, uma foto que não pode faltar em seu relatório é a do equipamento instalado. Se você está fazendo apenas a manutenção elétrica de algum equipamento ou local, as fotos do relatório podem conter um antes e depois. Tudo isso, a título de acompanhamento de serviço, apresentando os problemas que foram encontrados e o que foi feito para solucionar essas questões.

relatório-fotográfico

A vantagem de um acompanhamento por meio de um relatório fotográfico é que ele pode ser utilizado como evidência e histórico dos serviços realizados. Além disso, é uma ferramenta prática para alinhar o andamento de um projeto e serviços. Em todo esse processo com gestores, supervisores, equipe de campo e até mesmo com o cliente são envolvidos.

Utilidade

Ao aprender como fazer um relatório fotográfico, você vai perceber que ele pode ser útil por diversas razões. Entre elas:

  • acompanhamento da execução de serviços;
  • acompanhamento do andamento das etapas de uma obra (se você for do ramo da construção civil).
  • comparação do equipamento antes e depois da manutenção;
  • auditoria de serviços realizados por fornecedores terceirizados;
  • histórico das manutenções realizadas em um equipamento.

Como fazer um relatório fotográfico

A resposta para a pergunta depende da tecnologia que sua empresa emprega para o acompanhamento e gestão das equipes externas.

Uma das maneiras mais atuais, e provavelmente, a que vai dominar o mercado em pouco tempo é a atualização do relatório por meio de um programa para ordem de serviço no celular. A transformação digital chegou nas empresas e nesse caso, permite que por meio da utilização de um aplicativo no celular o técnico atualize o status do projeto, com relatórios fotográficos e outras informações, e em tempo real o gestor acompanha a evolução das atividades presentes no checklist. É possível também enviar um relatório para o cliente e colher seu feedback, tudo digitalmente, sem papel, sem risco de perder a foto, sem necessidade de impressão.

Leia mais: Tecnologia e sustentabilidade são os negócios do futuro: aposte neles

O papel da tecnologia

Caso sua empresa ainda não tenha adotado essa tecnologia, está na hora de pensar sobre essa possibilidade.  Afinal, muitos são os benefícios das ordem de serviço online. De qualquer maneira é possível realizar a construção do relatório fotográfico sem essa mobilidade empresarial e tecnologia.

Para isso, é necessário que o técnico leve para campo um formulário de anotações, uma câmera fotográfica ou um celular. Após tirar as fotos e realizar as anotações em campo, o responsável vai para o escritório e cria um documento. Porém, mesmo sendo digital ainda é no Word ou uma planilha Excel. Nesse documento são anexadas as fotos e adicionados os textos anotados como legenda. Também é importante que o documento contenha a identificação do cliente. Mas não só isso: objetivo do relatório e a data que foi realizado. Opcionalmente, é possível adicionar uma observação geral e uma identificação do serviço, equipamento ou obra.

Novamente, os aplicativos de ordem de serviço e relatórios são opções de otimizam o tempo do técnico e do gestor e organizam as informações de forma mais profissional. Sem gastar tanto tempo, investimento e espaço, além de aumentar a produtividade na empresa. Além disso esses programas também agregam informações adicionais no relatório, como localização GPS e assinatura digital, entre outros.

Leia mais: Utilizando a tecnologia a favor das vendas

Vem com a gente…

Quer saber mais sobre como a mobilidade pode ajudar na gestão dos serviços e processos de sua empresa? A Field Control é especialista em auxiliar prestadores de serviços externos e empresas que trabalham com equipes de campo a otimizarem seus processos com tecnologia. Entre em contato conosco e vamos falar sobre como podemos ajudar a sua empresa.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço