Quais são os indicadores de qualidade? 5 métricas poderosas para seu negócio

Blog da Field Control > Sem categoria  > Quais são os indicadores de qualidade? 5 métricas poderosas para seu negócio
quais são os indicadores de qualidade

Quais são os indicadores de qualidade? 5 métricas poderosas para seu negócio

Indicadores de qualidade são ferramentas de medição e acompanhamento imprescindíveis na gestão de qualquer empresa. É com eles que você irá identificar acertos e problemas a serem resolvidos na gestão de sua empresa. Eles servem basicamente para monitorar o desempenho da sua organização. Entretanto, você sabe quais são os indicadores de qualidade principais a serem utilizados?

Existem um conjunto de indicadores que servirão para cada realidade e situação que sua empresa está enfrentando.

A partir dos indicadores de uma empresa, seus gestores conseguem definir estratégias para combater problemas que poderiam ser muito maiores se não tivessem sido identificados com antecedência.

Leia também: 5 dicas: como gerenciar uma empresa de prestação de serviços.

Uma prática muito comum quando falamos de indicadores é a utilização do termo KPIs (Key Performance Indicators), que representa os indicadores de performance.

Se você quer aprender tudo sobre indicadores e como eles podem auxiliar no desenvolvimento de sua empresa, sugerimos que leia o artigo exclusivo da Field Control,Como criar indicadores de desempenho chave para as estratégias da sua empresa”.

Os indicadores são usados então para que os gestores possam tomar decisões estratégicas embasadas.

Agora que você já entendeu qual é a função dos indicadores, continue lendo este artigo e conheça quais são os indicadores de qualidade principais para uma empresa.

Quais são os indicadores de qualidade principais?

São muitos os indicadores existentes dentro da realidade empresarial, mas quais são os indicadores de qualidade principais?

Neste artigo selecionamos alguns e vamos falar um pouco sobre cada um.

Indicadores de Eficácia

Eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos. Quando falamos da prestação de serviços ou venda de produtos é importante que seus clientes respondam a perguntas que irão te trazer informações como:

  • Qual é a porcentagem de reclamação de seus clientes?
  • Durabilidade do produto é satisfatória?
  • A velocidade da conclusão de um chamado atendeu às necessidades?
  • Qual o nível de confiança no produto, serviço ou equipe?
  • Como foi o desempenho do produto, serviço ou equipe?

Basicamente você mensurar a satisfação de seu cliente. Para isso você pode fazer pesquisas com seus clientes sobre o que eles acharam de determinado produto ou serviço.

Por exemplo: Vários e-commerces enviam emails para seus cliente pedindo opinião sobre os produtos comprados. Muitas vezes oferecem alguma recompensa para que o cliente responda à pesquisa.

Indicadores de Eficiência

Eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

Ou seja, o indicador de eficiência tem o foco no processo e o objetivo para melhorar esse indicador é produzir determinado produto utilizando menos quantidade de recursos possível. Ou no caso do serviço, no menor tempo possível.

Por exemplo, a Coca-Cola reduziu a espessura das embalagens das garrafas de água mineral, gastando menos material para produzi-las e aumentando assim a eficiência de sua produção.

Quanto menos recursos forem utilizados, maior terá sido a eficiência do processo.

Abaixo alguns elementos que podem ajudar a medir o indicador de eficiência:

  • Horas de trabalho por produto produzido ou serviço realizado
  • Quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinado processo ou em uma atividade

Sugerimos a leitura do artigo, “Veja como criar processo em uma empresa e atingir os melhores resultados

Indicadores de Capacidade

Os indicadores de capacidade medem a proporção entre a quantidade que pode ser produzida e o tempo para isso ocorrer. Ou no caso de serviços, a quantidade de clientes atendidos pelo tempo gasto.

Por exemplo, um eletricista consegue atender no máximo 5 clientes com 1 hora cada em 1 dia.

Indicadores de Produtividade

Pode parecer a mesma coisa que o indicador de capacidade mas não é. Aqui você mede a produtividade no momento do serviço.

Acompanhando o exemplo acima, é aqui onde você irá medir qual colaborador gasta mais tempo com cada cliente. Se no exemplo de cima o eletricista gasta 1 hora para realizar o trabalho, outro pode gastar 40 minutos.

Indicadores de Atendimento

É fundamental para qualquer empresa conseguir atender seus cliente. Não só atender, mas atender bem. Portanto é imprescindível que você analise se sua capacidade de atendimento está sendo suficiente para demanda.

Por que utilizar indicadores de qualidade?

Você viu quais são os indicadores de qualidade principais, mas ainda está em dúvida sobre a utilidade deles? Selecionamos alguns motivos para utilizá-los em sua empresa:

  • Fornecem maior precisão na tomada de decisões gerenciais
  • Visam trazer mais eficiência e eficácia aos processos
  • Trazem velocidade, uma melhor compreensão e transparência para divulgar resultados
  • Métricas de desempenho do processo tornam-se a medida da excelência de uma empresa

A análise dos indicadores de qualidade traz eficiência e eficácia aos processos e, com isso, gera resultados positivos para a empresa.

Portanto, o uso de indicadores de qualidade são imprescindíveis para o gerenciamento. Eles trazem à luz as informações necessárias para que você possa analisar os processos e melhorá-los continuamente para atingir os objetivos estratégicos de negócios.

Agora que você leu um pouco mais sobre quais são os indicadores de qualidade principais, que tal conhecer o sistema da Field Control?

A Field Control é o sistema ideal para você gerenciar prestadores de serviços e acompanhar os principais indicadores de qualidade. Através do nosso sistema você cria ordens de serviço digital, controla as manutenções em execução, cria formulários de manutenção além é claro de controlar os técnicos de campo.

Crie sua conta grátis e comece agora melhorar a gestão da sua empresa!

 

Eduardo Santos

Eduardo é um dos fundadores e responsável pelas operações da Field Control. Trabalha há mais de 12 anos com tecnologia, gestão e processos.