Modelos de PMOC para Prestação de Serviço e como fazer:

Garanta a Qualidade do Ar: Implemente o PMOC na Sua Empresa Agora

Você sabia que o PMOC é fundamental para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados e atender às regulamentações vigentes? Se sua empresa ainda não possui um PMOC implementado, está na hora de conhecer os modelos disponíveis e entender como fazer isso de forma eficiente e eficaz.

O que é PMOC e por que é importante:

O PMOC, ou Plano de Manutenção, Operação e Controle, é um protocolo essencial para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados de edifícios públicos e privados. Sua finalidade primordial é assegurar a saúde dos ocupantes do local, prevenindo-os de doenças respiratórias e protegendo-os contra a exposição a fungos e ácaros provenientes dos sistemas de climatização.

Esse documento deve conter uma série de informações cruciais, como detalhes da edificação, frequência das manutenções e outros pontos relevantes, conforme estipulado pela lei.

A legislação brasileira, representada pela Lei Nº 13.589, determina que todos os estabelecimentos com capacidade acima de 60.000 BTU/H devem obrigatoriamente elaborar e seguir um plano de manutenção para seus sistemas de climatização. Esse valor refere-se à soma da capacidade dos equipamentos de climatização presentes na edificação.

Embora a Lei Federal que tornou a execução do PMOC obrigatória tenha sido estabelecida em 2018, a Portaria emitida pelo Ministério da Saúde sobre o assunto remonta a 1998. A legislação atual baseia-se na norma ABNT NBR 16.401, que é mais abrangente e detalhada, exigindo dos responsáveis pelos edifícios um maior comprometimento e responsabilidade na implementação e manutenção dos sistemas de climatização.

Quem deve fazer o PMOC:

Todas as empresas que possuem sistemas de climatização, como ar-condicionado central, split ou outros, são obrigadas por lei a implementar o PMOC. Isso inclui empresas dos mais diversos segmentos, desde escritórios e lojas até hospitais e indústrias.

Benefícios de oferecer o PMOC

Oferecer o PMOC como parte dos serviços de manutenção traz uma série de benefícios para as empresas prestadoras de serviços:

• Credibilidade e competitividade: Ao fornecer o PMOC, as empresas demonstram comprometimento com a qualidade e o bem-estar dos clientes, destacando-se no mercado e atraindo mais negócios.
  • Economia de tempo e recursos: Automatizando a geração e gerenciamento do PMOC, as empresas economizam tempo e recursos, evitando processos manuais demorados e garantindo a precisão dos registros.
  • Fidelização de clientes: Oferecer o PMOC fortalece o relacionamento com os clientes, pois atende às suas necessidades e tranquiliza-os quanto à conformidade legal e qualidade do serviço, aumentando a fidelidade e a possibilidade de referências futuras.
  • Otimização operacional: A integração de um software especializado simplifica a gestão do PMOC, permitindo uma operação mais eficiente e eficaz, melhorando a competitividade e reputação da empresa no mercado.

Oferecer o PMOC como parte dos serviços de manutenção não só agrega valor aos clientes, mas também traz uma série de benefícios operacionais para as empresas prestadoras de serviços. Ao utilizar um gerador de PMOC e fornecer um serviço abrangente, as empresas podem melhorar sua competitividade, eficiência e reputação no mercado.

Conheça os modelos de PMOC:

Existem diferentes modelos de PMOC que podem ser adotados, variando de acordo com o tipo e porte do sistema de climatização. Alguns dos modelos mais comuns incluem:

• PMOC Básico: Ideal para pequenos sistemas de climatização, esse modelo estabelece as atividades mínimas necessárias para garantir a manutenção e o controle do sistema.
  • PMOC Simplificado: Recomendado para sistemas de médio porte, o PMOC simplificado oferece uma abordagem mais detalhada, incluindo procedimentos de manutenção preventiva e corretiva.
  • PMOC Completo: Indicado para sistemas de grande porte e ambientes críticos, como hospitais e indústrias, o PMOC completo abrange todas as etapas necessárias para garantir a qualidade do ar, desde a inspeção inicial até a realização de análises microbiológicas.

Como fazer o PMOC:

Para implementar o PMOC na sua empresa, siga estes passos simples:

• Avaliação inicial: Realize uma avaliação completa do sistema de climatização para identificar suas condições atuais e as necessidades de manutenção.
  • Elaboração do plano: Com base na avaliação inicial, elabore um plano de manutenção personalizado, levando em consideração as especificidades do sistema e as exigências legais.
  • Implementação: Coloque o plano em prática, realizando as atividades de manutenção e controle conforme o cronograma estabelecido.
  • Monitoramento: Monitore regularmente o desempenho do sistema e faça ajustes no plano de acordo com as necessidades identificadas.
  • Registro e documentação: Mantenha registros detalhados de todas as atividades realizadas, incluindo inspeções, manutenções e análises de qualidade do ar.

Por que escolher nosso gerador de PMOC?

Aqui na Field Control, entendemos a importância do PMOC para a sua empresa. É por isso que desenvolvemos um gerador de PMOC gratuito, que você pode acessar aqui. Com nosso software, você pode criar, implementar e acompanhar seu plano de maneira simples e eficiente, garantindo o cumprimento das regulamentações e a qualidade do ar em seu ambiente de trabalho.

Implementar um PMOC é essencial para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados e atender às exigências legais. Com os modelos de PMOC adequados e o apoio de um sistema eficiente, sua empresa pode garantir um ambiente seguro e saudável para seus colaboradores e clientes. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a gerenciar seu PMOC e sua equipe técnica de forma fácil e eficaz.