Conheça e entenda o que é CRM

Por aqui, estamos sempre falando de ferramentas e assuntos que vão ajudá-lo a tocar sua empresa, não é mesmo? Sempre comentamos da importância de se fazer uma boa gestão. Mas também de como a tecnologia é uma grande aliada nos dias de hoje. É preciso cuidar dos problemas internos, de dentro de casa. Não podemos esquecer que as empresas nascem e vivem para melhorar a vida e resolver problemas de uma ponta da história: o cliente. Seja ele B2B, B2C ou B2E, é parte importante para toda empresa. Afinal, sem ele, sua empresa não existe! Por isso, vamos te ensinar o que é CRM e como aplicá-lo no seu negócio.

Então, é importante trabalhar com ele e para ele. E a tecnologia também auxilia nesse momento. Por isso, reforçamos que sua empresa tenha um bom CRM. Essa ferramenta vai ajudar a melhorar o relacionamento com seu cliente.

# O que é CRM?

Mas, afinal, o que é CRM? CRM é sigla para “Customer Relationship Management”, simplesmente “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Então, quando se perguntar “o que é CRM”, tenha em mente que é uma ferramenta que vai te ajudar com os seus clientes. Além de uma ferramenta é, também, um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias variadas com foco no cliente.

Com o CRM, os gestores podem gerenciar e analisar as interações com seus clientes, podendo, assim, antecipar as necessidades e desejos, além de aumentar vendas e melhorar o ROI – já falamos sobre isso aqui – das campanhas de captação de clientes.

O CRM tem várias funções e armazena informações de clientes atuais e potenciais, suas atividades, contatos com a empresa, entre outras coisas. É uma ferramenta que armazena dados importantes. O objetivo é fazer com que o gestor possa municiar suas equipes com todo o histórico do cliente, além das preferências. E é aí que ele vale todo investimento.

Então, quando pensar: mas o que é um CRM?,  se lembre de quão poderosa pode ser essa ferramenta.

O Blog Ally nos da comparações de alguns CRMs e seus preços, venha ver: CRM SOFTWARE COMPARISON – HUBSPOT VS PIPEDRIVE VS SELLEAD

O que fazer com um CRM?

Bom, antes você se perguntava “o que é um CRM”, não é mesmo? Agora que já sabe o que é, deve estar se perguntando o que se faz com um. Como dissemos, ele armazena uma série de informações, que podem ajudar constantemente na tomada de decisão em relação aos clientes. Outro ponto interessante é que ele possibilita um atendimento personalizado, já que você terá em mãos um grande leque de informações sobre aquele cliente ou potencial cliente.

Um bom CRM é capaz de rastrear ativamente e gerenciar as informações dos clientes, conectando toda sua equipe em qualquer dispositivo. Com ele, é possível ter, de forma inteligente e fácil, os e-mails dos clientes, simplificando diversas tarefas repetitivas, melhorando o acompanhamento dos leads.

Una forças e verá a diferença!

Já dissemos que ferramentas são muito importantes. Sei que soa repetitivo, mas é para que você nunca se esqueça disso. Comentamos, aqui no blog, da importância de encantar seu cliente com um atendimento personalizado. E ele pode ser feito utilizando as informações disponibilizadas por um CRM.

Se você tem uma empresa com equipes externas, é preciso utilizar uma ferramenta para gerenciá-los, não é mesmo? O Field Control, por exemplo, um app para prestadores de serviços externos, conta com informações disponíveis no sistema que ajudam na hora do atendimento dos clientes. Agora, imagine ter essas informações na ferramenta de gestão de equipe. Mas não para por aí. Você pode integrá-las ou utilizá-las com as oriundas de um CRM? E isso é possível.

Ficou em dúvida? Nós explicamos…

O Field Control, por ser uma ferramenta bem completa, traz informações gerenciais importantes para o relacionamento com o cliente e que podem ser integradas com as vindas do CRM. O Field Control conta, por exemplo, com uma linha do tempo e um mapa que mostra ao vivo onde estão os prestadores de serviços – o que dá ao gestor pronta respostas aos clientes -, o sistema conta com histórico de ordens de serviço, possibilitando que o atendimento consiga trazer de forma fácil e rápida toda a história e interação já realizada entre o cliente e a empresa. É uma forma de demonstrar que sua empresa entende o cliente, seus problemas anteriores e o que precisa ser feito. Um técnico pode, ao olhar o histórico de ordens de serviço, perguntar se o problema anterior foi resolvido. E também questionar se há algo que pode fazer para ajudar. Isso sim é atendimento personalizado.

A tecnologia que integra o aplicativo do Field Control, que é utilizado por técnicos de equipes externas, conta com um sistema web para os gestores e foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadoras de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.