5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa

Aumentar a produtividade da empresa de forma crescente é o sonho de qualquer empreendedor. Porém, ele pode ser real! Algumas dicas implementadas aos poucos e de forma contínua, auxiliam a produtividade. Prometemos dicas diretas e práticas, sem encher linguiça, como dizem por aí. E o melhor, você pode começar a implementá-las logo ao terminar este texto!

#1 Faça investimentos!

É meu caro amigo, não tem como não fugir de investimentos quando o objetivo é aumentar a produtividade!

Tecnologia, pessoas, espaço físico, processos. Tudo o que for realmente necessário e conectar sua equipe de forma ágil ao seu cliente trará ótimos benefícios.

Ainda, todo esse investimento precisa criar mudanças reais que precisam ser sentidas internamente e também por todos os envolvidos nas atividades da empresa. Sejam colaboradores, clientes, fornecedores e até a gestão.

#2 Tenha metas!

Tenha como meta de vida da sua empresa ser o melhor dos melhores, sempre! Seus vendedores têm uma projeção do quanto podem vender em determinado período?  Sair da zona de conforto e potencializar seu negócio implementando números a serem batidos a cada vez, gera um animo para a equipe que realmente veste a camisa da empresa e está engajada no trabalho. Há diversos tipos de metas que podem ser implementados, mas isso é assunto para outro texto. Identifique qual a mais adequada de acordo com seu negócio e vá em frente.

#3 Em qual lugar da empresa está seu cliente?

Se não for em primeiro lugar, desculpe, mas é preciso rever toda a sua rota! E coloque o cliente acima de tudo. Vai investir? Estude qual o impacto do novo ambientou ferramenta traz para o seu principal motivo de existir como empresa. O gestor precisa ter bem fundamentado que a fidelidade do cliente é muito frágil. Qualquer busca na internet ou redes sociais, ele encontra seus concorrentes que podem estar fazendo ações diferenciadas que podem começar com um simples atendimento mais humanizado.

Tenha a cultura centrada no cliente e mais que atender bem, crie empatia e encantamento! Transforme um atendimento comum em algo extraordinário.

#4 Identifique ameaças e oportunidades

Fique sim de olho no seu concorrente. Conheça a empresa, o que ela faz, como trata o clientes, quais serviços oferecem. Esteja atento ao mercado financeiro e como ele impacta diretamente no seu negócio.

Outro toque que te damos, é a eliminação de processos desnecessários e que barram os que são primordiais. Aqui, muito mais que se colocar no lugar do cliente, coloque-se nas posição de quem lida diretamente como ele. Você não deve criar só empatia com seu cliente, mas também com seus colaboradores ao facilitar ao máximo o atendimento ou as vendas.

Simplifique a rotina ao máximo, melhorias contínuas e pequenas são a chave para se obter bons resultados.

Quando citamos ameaças, verifique na sua equipe se tem algum colaborador desmotivado, que possa estar contaminado os demais. Encontre os fatores e faça um diagnóstico para solucionar o mais rápido possível o problema para não impactar na sua meta de aumentar a produtividade.

#5  Ambiente de trabalho

Por último, mas não menos importante. O seu local de trabalho é aquele que realmente você se sente a vontade para passar oito horas do seu dia? Não tem como bater o bumbo e cobrar da sua equipe bom empenho, se o lugar não está propício para o trabalho. Higiene adequada, ventilação, toaletes, são requisitos mínimos para um bem-estar social.