Segundo o site da empresa, a Munters é líder global em soluções de tratamento de ar com economia de energia. Usando tecnologias inovadoras, os engenheiros especializados criam um “Clima Perfeito” para os clientes em um amplo mercado, dentre eles: agricultura, usina açucareira, setor alimentício, farmacêuticas e data centers. ”
Atuando em mais de 30 países, fornece equipamentos de tratamento de ar e provê a manutenção junto a seus clientes com uma equipe própria de especialistas.
Mundialmente, a Munters adquiriu diversas empresas, controlando patentes, mercados variados e tecnologia, como a israelense Rotem (especializados em sistemas de controle e gerenciamento para aplicações agrícolas e hortícolas) e investindo em joint ventures com gigantes do segmento, como a chinesa Keruilai (concorrente em climatização evaporativa, que fabrica e fornece equipamentos).
Esse cenário faz da operação de manutenções da Munters na América Latina um grande desafio administrativo para acompanhar equipes externas que viajam por toda o Mercosul (equipe MBR) e Norte da América Latina (equipe MEX), medir qualidade do atendimento, mas principalmente padronizar o fluxo de trabalho, que é parte do seu método de operação.
As operações na América Latina careciam de organização e informações inteligentes. Atendem clientes de alto nível como indústrias farmacêutica, de alimentos, laboratórios e Data Centers. Gestor da América Latina (Alexandre) iniciou o projeto de ter um sistema dedicado para o gerenciamento de Field Service.
Desafios:
- Inventariar equipamentos;
- Controlar equipes de manutenção na América Latina inteira;
- Expectativa altíssima do cliente-final;
- Grande preocupação com processos, mas pouca organização efetiva com dados.
O que foi feito:
- Ajuste de processos da Munters BR dentro do Field Control;
- Organização do painel de gestão e polimento dos processos;
- Reuniões alinhamento com diferentes unidades da rede (equipe interna que faz abertura dos chamados para equipe externa);
- Reuniões com o Regional Service Manager da América Latina (Alexandre Farah).
Resultados:
- Atendimento padronizado e organização das atividades no Mercosul;
- Essa padronização e consequente organização dos processos chamou a atenção de gestores internacionais da Munters;
- Após o sucesso da operação MBR, Alexandre compartilhou a solução com seu subgerente regional do México Yair Balderas, para aplicar os mesmos processos, configurações e relatórios que o painel MBR;
- Oportunidades com a cúpula internacional da Munters e interesse em levar o Field para outras regiões do mundo. Possivelmente Ásia, mas também progresso da expansão latino-americana.
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