CFTV: como gerenciar equipe de instalação e manutenção

As empresas de segurança eletrônica que atuam com manutenção e instalação de CFTV demandam chamadas de última hora e precisam de uma habilidade estratégica para atender todas as demandas, principalmente as emergenciais. Saber como gerenciar uma equipe de campo garante alto desempenho e produtividade, além de promover fidelidade e satisfação dos clientes.

O que é CFTV?

CFTV é a abreviação Circuito Fechado de TV. Muitas empresas utilizam o CFTV para monitoramento e facilitar a segurança. Hoje, diversos tipos de equipamentos estão à disposição nos mais variados preços e funções. Cada vez mais popular, o circuito fechado de tv não tem uso exclusivo em locais que demandam vigilância e segurança máxima 24 horas, como empresas de valores, por exemplo. Centros de comércio, lazer e empresariais já aderiram a esse formato de segurança eletrônica, além de ser uma boa tecnologia para condomínios e residências particulares.

Como otimizar a produtividade de empresas de CFTV?

Por ser um serviço que precisa funcionar com excelência e sem falhas, o CFTV precisa ter um plano de manutenção preventiva seguido à risca. Mesmo com as prevenções realizadas, pode acontecer de uma câmera ou demais equipamentos que integram o circuito falharem. E como a segurança é uma questão extremamente rigorosa e necessária, ainda mais quando se trata de locais que exigem vigilância 24 horas por dia, a manutenção corretiva daquela falha precisa ser feita o mais rápido possível.

Mas será que sua empresa de instalação e manutenção está preparada para atender essas demandas?  Dependendo do setor de atuação, muitos clientes estipulam em contrato o tempo de atendimento para manutenção, já que com as falhas, não é possível manter as atividades em pleno funcionamento.

CFTV_sistema_gestao_equipes

Sistema de gestão de equipes externas otimiza a manutenção e instalação de CFTV

E quando sua equipe recebe uma chamada urgente, de última hora, a sua gestão está pronta para atendê-la?

Pense no seguinte cenário: um cliente grande acaba de fechar contrato e na primeira semana abre um chamado já que um equipamento essencial de CFTV está com falha. O contrato de prestação de serviços indica que esse cliente deve ser atendido em até duas horas após o contato. Você tem três equipes de campo que estão em operação no momento. Entretanto, você não sabe onde estão, qual a agenda de cada uma delas e também o status de cada visita (se está no começo, meio ou fim). Como você sairia dessa?

O primeiro passo é o mais simples de todos: ter uma ordem de serviço que funcione e que otimize o tempo, as demandas e que organize a agenda do dia. Se você ainda não emite esse documento ou quer melhorar o que você já tem, utilize nosso gerador de OS Grátis:

Como gerenciar equipe externa de instalação e manutenção

Com a ordem de serviço, a gestão saberá quais são as visitas programadas e terá mais habilidade para agendar as chamadas de última hora. Esse item é um dos mais importantes quando se trata de prestação de serviços com alta produtividade, porém precisa de outros apoios para que o serviço seja realizado com a qualidade e a excelência que seus clientes esperam.

Além de ter técnicos altamente qualificados, você precisa de ferramentas que atendam essa demanda de mercado que o CFTV impõe pela urgência no atendimento. E para isso, você precisa:

• Saber onde a localização em tempo real da equipe externa;
  • Utilizar relatório de visita técnica que indique o que foi feito e com facilidade de consulta posteriormente;
  • Acompanhar o status de cada visita – começo, meio e fim – para demandar aos chamados de emergências os técnicos que estarão com disponibilidade próxima;
  • Incluir fotos nos relatórios que comprovem o estado de equipamento, a manutenção e até a troca quando necessária.

Todos os segmentos da prestação de serviços devem ter as falhas minimamente reduzidas, mas quando se trata de segurança eletrônica, a rigidez é maior ainda. E todos esses processos citados acima evitam aqueles erros rotineiros que impedem que o serviço seja feito de acordo com a proposta assinada em contrato.

E todos esses processos melhoram não apenas as manutenções corretivas, mas também a instalação de câmeras de segurança  e outras atividades que não tem caráter emergencial, mas que precisam ser cumpridas para evitar ao máximo interrupções e paradas repentinas.

A empresa que utiliza todas essas ferramentas citadas acima juntas aumenta a produtividade em até 40%, pois consegue fazer mais visitas com o mesmo número de equipes, já que o trabalho executado fica mais rápido, sem burocracia e ações com gasto de tempo em vão.

Todas elas fazem parte do Field Control, sistema de gestão de equipes externas, utilizado por mais de 2000 mil empresas que já comprovaram como a tecnologia melhora a comunicação com os técnicos e também com o cliente, aumentando a qualidade no atendimento e fidelização dos contratos. Ou seja, é muito mais que um simples aplicativo para segurança eletrônica.

O uso é fácil e intuitivo feito via painel de controle pelo gestor e aplicativo para os profissionais de campo que atuam todas as demandas por lá, preenchendo a ordem de serviço e todos os relatórios necessários. Ainda, reduz custos com papel, já que todos os processos passam a ser digitais, com combustível e também com rastreador, já que apenas com o aplicativo, é possível saber a localização em tempo real, dispensando mais esse custo e também executando o controle de km.

Agende agora sua demonstração GRÁTIS e saiba como melhorar o desempenho da sua equipe: