Checklist app: como escolher e porque utilizar

Quando se tem muitas demandas para serem cumpridas dentro da jornada de trabalho, ter uma lista de verificações facilita a não deixar nada para trás. Mais que ter aquele papel que sempre é esquecido e perdido, um checklist app melhora o desempenho e a produtividade da empresa como um todo.

Como organizar a rotina com um checklist app

Com o agito do dia a dia e diversas notificações e informações vindas de todos os lados, se concentrar-se em uma única tarefa está ficando cada vez mais complicado.

Muita vezes, nem é falta de atenção, mas a preocupação de fazer tudo com excelência e rapidez para cumprir a agenda proposta para aquele dia e garantir o sucesso de toda operação e até mesmo da equipe como um todo.

Lista de verificação em papel X checklist app

A lista de verificação em papel ainda é muito utilizada. Existem vários modelos coloridos no mercado que enchem as prateleiras das papelarias. Listas diárias, semanais, mensais e até anuais, muito conhecidas como planners. Não temos nada contra esses modelos, até porque planejar a vida pessoal é uma boa.

Entretanto, quando se trata de metas e objetivos da empresa onde se trabalha, o assunto é outro. Uma tarefa mal aplicada, um item esquecido ou até mesmo não compartilhado com a equipe traz consequências negativas para o desempenho como um todo.

Quando o checklist é por equipe fica impossível compartilhar em papel. Sem contar que a atualização precisa ser feita com caneta, ou seja, além do papel, você precisa de mais esse item.

O checklist online evita mensagens desnecessárias já que a atualização acontece em tempo real, mesmo que as pessoas não estejam no mesmo ambiente. Interrupções nem sempre são bem-vindas, ainda mais em atividades que exigem atenção redobrada e concentração.

Como escolher um aplicativo de checklist

Um aplicativo de checklist eficiente precisa ter as seguintes atribuições:

• Permissão de incluir e excluir atividades sempre que necessário ou atualização;
  • Formulários obrigatórios antes de começar uma atividade. Essa função serve como proteção para o próprio funcionário. Funciona muito bem em casos de uso de EPI, a pessoa precisa precisa confirmar se está usando ao dar visto no itens como capacete, óculos, luvas, entre outros;
  • Histórico para checar o que foi feito naquela atividade;
  • Integração com outras ferramentas como relatório fotográfico (com possibilidade de anexar a foto do que foi feito ou antes e depois), estoque e outras que facilitam a execução
  • Atualização em tempo real. Mesmo offline, quando há conexão com a internet, o checklist app funciona para que nada fique perdido.