Colaborador de campo: como escolher o melhor

Embora empresas pequenas e grandes estejam fazendo a mudança de escritórios tradicionais para ter equipe de campo ou funcionários remotos, muitos gerentes ainda são resistentes em fazer essa mudança. A pandemia da Covid-19 acelerou esse processo, provocando novos hábitos corporativos da noite para o dia. Saiba aqui como escolher o melhor colaborador de campo para sua equipe e que vai atuar boa parte do expediente fora do escritório ou sede da empresa.

Antes que os gerentes iniciem a construção de uma equipe de campo, melhorando a produtividade e o engajamento, eles devem desenvolver um plano para o sucesso da equipe de campo. A mentalidade adequada, as ferramentas certas e uma boa relação empregador-empregado são fatores importantes para levar em consideração se as empresas querem aproveitar ao máximo suas equipes de campo.

Como escolher o melhor colaborador de campo para a empresa

Nem todo empregado se encaixa em uma equipe de campo. Embora os escritórios físicos tenham sua parcela de distrações, o trabalho no campo fornece sua própria parcela de problemas e as empresas devem garantir que sua equipe tenha certas características que otimizem as operações do dia a dia da organização. Algumas características que os funcionários devem ter :

• Um forte impulso para ter sucesso e abraçar o propósito da empresa;
  • Incrível autodisciplina;
  • Disposição para usar e se adaptar a novas tecnologias;
  • Facilidade de comunicação;
  • Bom relacionamento com os clientes e equipe de trabalho.

Ter todas essas características garante que uma equipe de campo possa se adaptar rapidamente à situação inesperadas e comunicar resultados, potenciais problemas e compartilhar ideias com seus supervisores e gerentes.

Leia mais: Teletrabalho ou Home Office?

colaborador de campo

Melhores ferramentas para equipe de campo

As soluções que funcionam para os funcionários no escritório, podem ser incrivelmente ineficientes para as equipes de campo. Ter um software de gerenciamento de atividades de campo tornará todo o processo organizacional mais simples, aumentará a moral e ajudará a construir uma cultura empresarial para os trabalhadores que não interagem fisicamente entre si. Um software de gestão de equipes externas fornecerá os seguintes serviços aos seus usuários:

• Localização em tempo real de todo o time que atua na rua: os gerentes conseguem acompanhar a localização exata de cada funcionário. Dessa forma, nas chamadas de emergência, desloca o que está mais perto do local e ainda, o que está em fase final do serviço em andamento. Tudo isso é possível por meio de um painel de controle disponível para o gestor;
  • Formulários personalizados: dar a equipe de campo uma maneira de rastrear suas interações com os clientes e gerenciar outros aspectos do seu trabalho é vital para manter a comunicação entre o escritório e a equipe de campo. Um exemplo é a ordem de serviço online, cujo preenchimento e transmissão é feita via aplicativo, assim como o preenchimento de todas as demandas do chamado como relatório fotográfico, checklist e avaliação do cliente;
  • Comunicação e colaboração em equipe: bate-papo de cafezinho e intervalos de almoço mútuos não fazem parte do dia de trabalho da equipe de campo. Faltando tanto na conversa casual quanto na conversa de negócios, todos os vínculos sérios e espírito de equipe devem ser construídos de outras maneiras em relação às equipes de campo. Uma solução que permite essa interação aos representantes são as ferramentas de mensagens instantâneas.