Como manter sua equipe em alta performance

Manter o engajamento dos técnicos em alta produtividade é algo desafiador para você? Não se sinta frustado com essa tarefa. Vários fatores impactam diretamente o gerenciamento de uma equipe em alta performance.

Cabe ao gestor manter sempre os membros dessa equipe alinhados aos objetivos e expectativas do time e da empresa como um todo. Nossa proposta aqui é que sua prestadora seja a melhor do segmento na sua área de atuação.

Então, pegue seu caderno e caneta para anotar todas as nossas dicas. Mas você também pode acessar esse texto, a hora que desejar, combinado?

Agora, vamos partir para o ataque.

Como manter a equipe em alta performance na prestação de serviços

Aqui no blog, sempre escrevemos que não existe segredo na gestão de equipes externas. E esse fato é real. Nada é concreto e tudo muda de um dia para o outro. Assim, como as pessoas.

E como as equipes são formadas por elas, o líder precisa ter em mente o papel que desempenha perante aos integrantes dessa equipe.

Primeiro, a equipe não nasce de um dia para o outro. Ela é planejada e construída aos poucos. Antes de mais nada, seja já com técnicos contratados, seja em fase de recrutamento, a gente já te orienta a deixar alguns pontos muito bem estabelecidos:

• definição de metas;
  • área de atendimento de cada técnico;
  • quais as habilidades necessárias para ser membro da equipe;
  • pontualidade;
  • quantas visitas serão feitas em determinado período (dia/semana/quinzena/mês);

Após elaborar todos esses dados, é preciso sempre manter processos que façam com que sejam sempre superados. Esse é o ponto chave de manter uma equipe em alta performance em constante evolução.

Mas, além desses tópicos, outros fazem parte, como:

• administração de conflitos;
  • promover incentivo e confiança;
  • tomada de decisão;
  • ajustes e uso racional de custos;
  • investimento em novas ferramentas.

Comunicação parece simples, mas não é

Entre todas as ações relevantes para se ter uma equipe com produtividade crescente a cada período estipulado pela gestão, a comunicação é uma das mais importantes.

Falhas de comunicação interna acontecem, todos os dias, na maioria das prestadoras de serviços. O desafio é grande, pois os técnicos fazem todo o trabalho fora da sede.

Por isso, a empresa não deve hesitar em investir recursos para que a comunicação flua de forma que a todas as metas sejam alcançadas. E  mais ainda, resolva todos os problemas que impedem que a produtividade seja crescente.

Entre esses investimentos, está o sistema de gestão de equipes externas, que tem ferramentas certeiras para aqueles perrengues que o gestor e os técnicos passam no dia a dia.

Além de agregar muitas facilidades na comunicação até com o cliente. E não se esqueça que sempre ao adquirir um novo produto ou serviço, a equipe precisa ser instruída sobre como utilizá-la, por mais intuitiva que a ferramenta seja.

Se você quiser reforçar esse item na sua liderança, não vamos te deixar na mão. Temos um texto com dicas rápidas que podem ser implementadas amanhã mesmo na sua equipe externa: Papel do líder na comunicação da empresa.

Retenção de talentos

Sabemos que a rotatividade na prestação de serviços é alta e é um problema que impacta diretamente a produtividade. Os seus técnicos são altamente profissionais, com alto índice de avaliação e habilidades?

Não perca-os para outras oportunidades no mercado. Assim como os clientes precisam ser fidelizados, os membros da equipe também precisam querer fazer parte dela.  Há diversos incentivos que a própria empresa pode oferecer, mesmo as pequenas e médias.

Avaliação do desempenho da equipe

Não adianta planejar e deixar ali no papel ou em um arquivo esquecido no seu desktop. Tem que por a mão na massa. É a única forma de manter a equipe em alta performance. E o mais importante de todo esse processo de planejar é evitar os incêndios que podem acontecer.

Por isso, durante cada ação executada, é importante que o gestor, como líder, faça o acompanhamento e utilize recursos para avaliar como está o desempenho da equipe e individualmente.

Assim, com apontamentos e ajustes de performance individual, é possível ressaltar o que cada um tem de melhor para compartilhar com os demais da equipes.

E ter os dados em relatórios prontos, com dados armazenados de forma automática, facilita e muito todo a análise que precisa ser estudado, e focando direto nos erros e acertos.

Como você leu no começo do texto, são algumas dicas que podem ser aplicadas sem muito custo na equipe. Assim como o sistema de gestão de equipes externas citado no texto.

Desenvolvido exclusivamente para eliminar os problemas de prestadoras de serviços, o Field Control irá elevar seu negócio a um patamar completamente diferente dos concorrentes.

Quer saber mais? Acesse nosso site www.fieldcontrol.com.br. Mas se quiser fazer um teste, é só ir ao fim da página, na palavra Teste gratuito. E é gratuito mesmo. Você e sua equipe externa serão muito bem-vindos à nova era da prestação de serviços no Brasil.