Como manter sua equipe unida?

A união faz a força. Essa frase é tão famosa que virou até piada com marca de açúcar. Será que a recíproca é verdadeira, ainda mais quando se trata de prestação de serviços? Não sabemos sua opinião, mas vamos te propor momentos de reflexão sobre o assunto e também algumas sugestão válidas sobre como manter sua equipe unida. (Nós queremos saber sim sua opinião, é só deixar nos comentários).

Muitas prestadoras têm um excelente relacionamento com os clientes, mas será que estimula um bom clima entre os técnicos? Esse profissional é tão fundamental para o funcionamento da empresa que merece uma atenção extra. Nosso foco aqui não é falar individualmente, mas da equipe em si.

Como manter sua equipe unida

Antes de mais nada, o gestor precisa se mostrar aberto a esses profissionais para conversas fora do escopo técnico. Há algum ruído na comunicação entre a equipe? Alguns técnicos estão em destaques e outros menos em evidência? É sua tarefa também saber e adequar o clima entre os técnicos. Em reuniões da equipe, mostre-se que está à disposição para conversas individuais, a partir de iniciativa deles.

Sobre privilégios, algumas empresas cometem erros como dar privilégios para alguns técnicos e não contemplar a equipe como um todo. Exemplos como não descontar faltas, chegadas e saídas fora do horário de expediente, atrasos na entrega de demandas, sobrecarga em alguns e menos visitas para outros. Mesmo sendo falhas da gestão, o reflexo é direto na união da equipe.

Ninguém precisa amar ninguém no ambiente corporativo. E muito mesmo ser melhor amigo do colega. Mas o respeito precisa reinar em todos os ambientes, trocas de informações e processos. Não importa a via: pessoalmente, mensagens virtuais, telefone… E da onde você acha que vem o exemplo? Para isso, o gestor precisa:

• criar empatia;
  • saber ouvir;
  • lidar com conflito (sim, eles existem);
  • ser um bom comunicador.

O relacionamento interpessoal não pode ser deixado de lado entre os técnicos da mesma equipe externa. Credibilidade, coerência, aceitação e… a transparência. E outro fator para ser lembrado: a equipe é formada por um conjunto de pessoas mais um objetivo comum. Os técnicos têm bem desenhado qual é esse objetivo e por que eles vestem o seu uniforme todos os dias? Se o salário passou pela sua cabeça, é preciso rever muitos conceitos sobre trabalho e motivação, elencados por um propósito. Pode se ligar neste texto que vai te ajudar no quesito: Como o clima organizacional da sua empresa influencia sua equipe externa?

A união (ou desunião) podem influenciar muitos aspectos, entre eles, a retenção de bons talentos. Se esse é um desafio na sua gestão, a gente te dá um help: Como reter um técnico de equipe externa.

E sua comunicação, vai bem, obrigada?

A comunicação é peça-chave não só entre a equipe externas, mas mantém toda a prestadora em funcionamento. Desde a abertura da OS até a avaliação do cliente feita durante a visita. Já reparou como está esse fluxo? Existem diversas ferramentas que melhoram a comunicação e eliminam ruídos. E já está disponível uma específica para a prestação de serviços, que entende todo o funcionamento e atende as ferramentas e processos do setor. O resultado é comprovado nos relatórios do fim do mês: maior produtividade.

Tudo isso é feito por um sistema de gestão de equipes externas chamado Field Control. Se você chegou ao nosso blog sem saber o que somos, prazer! Desenvolvemos uma plataforma que elimina erros e problemas e facilita a comunicação e até impede ruídos que atrapalham toda a união da equipe por si só.

Quer saber mais? No nosso site www.fieldcontrol.com.br, te explicamos como funciona cada ferramenta como ordem de serviço digital, localização dos técnicos em tempo real, check-list, relatório fotográfico e outros. Venha para a Field e voe cada vez mais alto!