Investir em tecnologia é um fator de extrema importância para empresas prestadoras de serviços externos.Entretanto, orientar sobre como preservar e limpar o celular utilizado pelas equipes externas é crucial para garantir que todo o processo de trabalho seja realizado de forma adequada.
Com ações simples, os aparelhos podem ter uma durabilidade de acordo com o tempo estipulado pelo fabricante, evitando despesas de última hora.
As equipes externas que utilizam aplicativos de monitoramento e gestão se deparam com duas situações quanto ao uso do aparelho:
- A empresa fornece um aparelho exclusivo para uso corporativo, com aplicativos e ferramentas adequadas para o trabalho.
- Utilizam aparelho pessoal com aplicativos de gestão de equipes externas.
Em ambas situações, ter cuidados no uso desse aparelho auxilia não só a evitar problemas que poderão travar todo o fluxo de demandas, mas também a garantir que o aparelho seja trocado frequentemente.
Um smartphone com acesso à internet e de boa qualidade tem um valor de compra considerável. E que tal dar um passo além? Descubra como a assinatura eletrônica pode otimizar seus processos e trazer mais eficiência para o seu negócio.
Como o técnico pode preservar e limpar celular
- Para limpar celular, utilize um pano seco com um pouco de álcool. A quantidade do líquido deve ser suficiente para umidificar apenas uma parte do pano para retirada da sujeira;
- Evite ficar com o celular na mão em momentos desnecessários. Isso evita quedas que podem causar danos na tela, que é a parte física mais sensível do celular. E tela quebrada inviabiliza completamente o uso do aparelho;
- Temperaturas muito altas ou baixas danificam o celular. Não guarde-o no carro fechado exposto ao sol ou próximos de ar-condicionado com temperatura menor que 15º C graus;
- Não molhe o aparelho e evite permanecer em ambientes muito úmidos ao portá-lo. A água e umidade corroem os circuitos eletrônicos internos;
- Ao armazená-lo em bolsas e mochilas, reserve um compartimento apenas para o celular. Chaves, ferramentas, canetas, podem riscar o aparelho;
- Caso o celular seja de uso exclusivamente corporativo e apresente algum problema físico ou com o uso do aplicativo, comunique ao gestor. Muitas vezes, quando solucionado no início, o custo de reparo é menor e os programadores do aplicativo podem auxiliar com possíveis atualizações que otimizam o funcionamento;
- Preservação da câmera: ao tirar fotos, verifique se está limpa. Lenços do papel não provocam riscos e tiram a sujeira que pode impedir que a foto seja invalidada;
- A vida útil das baterias está no ranking das reclamações, quando o assunto é celular. Entretanto, com alguns cuidados é possível evitar a necessidade de cargas frequentes. Não o deixe carregando a noite toda e evite cargas constantes. Ao carregá-lo, desligue o aparelho para que o processo aconteça mais rápido;
- O aparelho é um patrimônio da empresa e cabe ao técnico que o utiliza preservá-lo da melhor maneira. O que evita falhas durante a rotina de trabalho.
Como o gestor pode preservar aparelhos utilizados pelas equipes externas
- Ao entregar o aparelho para o técnico, confira junto a ele se o funcionamento está adequado, não só do celular, mas também do aplicativo. Os acessórios como carregadores e cabos também devem ter suas funcionalidades testadas na entrega;
- O suor das mãos torna os aparelhos escorregadios. Ainda, dirigir e utilizar o celular é proibido pelo código que rege as leis de trânsito. Então, fornecer suporte para fixar o aparelho no painel do carro, facilita a visualização e inibe o contato frequente na palma da mão;
- Forneça capas protetoras de boa qualidade. É um investimento que parece inviável a curto prazo, porém evita grandes danos em quedas;
- Outro item de proteção é a película. Entregar um celular já com tela protegida minimiza as chances de troca dessa parte do celular que tem alto custo para manutenção;
- Pesquise sobre aparelhos. Escolha um com memória que atenda a capacidade que o aplicativo de gestão de equipe externa exige. Aparelhos com a memória quase cheia costumam travar. E em momentos de demandas externas, principalmente em atendimentos, ter problemas técnicos com o aparelho desorganiza e impede que algumas ações sejam realizadas. Entre essas ações, estão a captação da assinatura eletrônica do cliente, anexar fotos do processo, preencher o check-list. E também receber novos chamados e as rotas direcionadas pelo gestor;
- Tenha sempre um aparelho reserva para possíveis imprevistos;
- Faça seguro dos aparelhos. Como os serviços são realizados externamente, existe a possibilidade de perda, roubo e furtos. Não fique no prejuízo.
Dicas gerais Então
O celular, seja de uso exclusivo corporativo, seja de uso pessoal, mas com utilização de aplicativo, carregam dados da empresa e dos clientes. Por isso, a importância de aderir sempre sistemas confiáveis para preservar esses dados e proporcionar maior segurança possível ao seu negócio é essencial.
Preservar e limpar celular utilizado pelas equipes externas também mostra o cuidado que a empresa e os técnicos têm com os clientes. Pois, como a assinatura é colhida digitalmente, apresentar um celular bem cuidado e com boa aparência física demonstra preocupação com a imagem. Já que materiais em mal funcionamento, com telas quebradas, pontas descascadas demonstram desleixo e falta de atenção.
O uso de aplicativos para gestão de equipes externas por empresas de prestação de serviços exige cuidados. Porém, os resultados são muito satisfatórios. Desde a mensuração da qualidade de atendimento até a agilidade na programação automática de rotas, o gestor tem condições de extrair o melhor de cada técnico. E assim, manter um padrão de atendimento com excelência aos seus clientes. Todos esses fatores contribuem para que o negócio tenha uma boa visibilidade e execute os processos da melhor forma possível. E como consequência, gerar mais satisfação e retenção de contratos. Além de ampliar a carteira de clientes.