5 dicas de como reter um técnico de equipe externa

Com a grande competitividade do mercado, reter talentos é um desafio de diversos setores. Quando um profissional tem bons resultados e ótima produtividade, é bem visto pelos clientes, mas também pelas empresas concorrentes. Ter na equipe um técnico que corresponda todas as habilidades necessárias para manter um atendimento de qualidade é a meta de toda empresa. Aqui vamos te ensinar como reter um técnico de equipe externa. É possível! Porém, o gestor precisa fazer a sua parte.

Um técnico de equipe externa precisa ter diversas habilidades. Entre elas, estão:

• Dominar a profissão. Não importa se a função é instalar ou fazer a manutenção em si do aparelho. Conhecer todos os aspectos do serviço e não deixar o cliente na mão, sem o reparo, é muito importante;
  • Ser ágil e habilidoso. Executar os serviços de forma prática, sem enrolação, além de aumentar a produtividade, permite que o cliente fique mais satisfeito;
  • Ser sincero com o cliente. Não solicitar trocas de equipamentos ou peças sem necessidade, apenas para faturar mais;
  • Didático. Quando explica ao cliente de forma fácil de ser compreendido o problema que ocorreu e o que fazer para evitar futuros problemas;
  • Pontual. Não apenas no horário de entrada na empresa, mas também nas visitas;
  • Engajado. Estar alinhado com os propósitos da empresa, promovendo o crescimento e também a boa reputação da onde trabalha.

Essas são algumas características. Mas como manter um profissional engajado e mais ainda, como reter um técnico com tanto talento na sua empresa? Vamos te ensinar como.

Não é apenas o cliente que deve ser encantado com os serviços da empresa. O técnico também precisa querer estar no quadro de funcionários do seu negócio. Para isso, o gestor precisa se atentar a alguns tópicos que podem parecer pequenos, mas que fazem toda a diferença:

Como reter um técnico de equipe externa:

#1 – A forma como é tratado

Você gostaria de ser tratado de forma desrespeitosa? Quem gosta, não é verdade? Então, trate sempre os técnicos da sua equipe com educação e respeito! Haverá dias que nem todos estarão felizes. Pois, todo mundo tem seus dias mais tensos. Ainda mais quando problemas de casa interferem no dia a dia da pessoa. Dê espaço e não seja invasivo. Pergunte se existe algum problema e se pode ajudar de alguma forma.

#2 – Salário

O investimento é o salário adequado com a função e responsabilidade que o técnico exerce. Como reter um técnico talentoso, se a sua empresa não paga um salário adequado que condiz com as habilidades profissionais da pessoa? É preciso rever a folha de pagamento e dar motivos para o colaborador querer fazer parte do seu quadro de técnicos.

#3 – Forma de trabalho

Oferecer boas condições de trabalho está entre as formas de retenção de talentos. Um ambiente limpo, com estrutura física adequada, além de carros em boa condições. Facilitar o dia a dia com ferramentas que promovem uma melhor comunicação é ponto positivo para a equipe como um todo.

#4 – Investimento

Além disso, o investimento deve ser feito em equipamentos, maquinários, uniformes e outros itens que são necessários para um bom atendimento. Mas investir em pessoas também. Oferecer cursos de aprimoramento técnico só fará bem a todos! O técnico irá aprender mais, se sentir valorizado, a empresa estará à frente das demais e o cliente feliz por estar recebendo o melhor atendimento.

#5 – Gestão eficiente

O sucesso de uma equipe está na liderança. Quem é responsável por todo o engajamento da equipe é o gestor, que cria ambiente e condições condições propícios para que os técnicos possam atender os chamados e exercer nas visitas, um atendimento de excelência para o cliente.

Analisar sempre as avaliações individuais dos técnicos e propor melhoria dos pontos que precisam ser readequados e potencializar os já elogiados é tarefa do gestor.

Sabemos que as tarefas e demandas do gestor são muitas. Para efetivar todas as funções de organização das equipes, a partir das aberturas de ordens de serviços, mais a gestão dos técnicos com foco na produtividade é algo desafiador. Porém, entre os investimentos que a empresa pode fazer está a adesão de novas tecnologias que auxiliam nas tarefas diárias que fornecem dados e permitem ao gestor focar na produtividade e melhoria dos processos.

O mercado já disponibiliza sistemas focados 100% na gestão de equipes externas que contribuem com todos os processos e garante um melhor atendimento ao cliente e permite ao técnico realizar um trabalho de forma mais efetiva. Quer saber como? Consulte o Field Control, lá te contamos tudo de forma simples e detalhada!