Para um consultor comercial estar à frente dos concorrentes e bater metas de vendas, precisa proporcionar segurança e facilidade aos futuros clientes. Com o mercado concorrido, se destacar garante muitos pontos, melhora a qualidade no atendimento e te faz aumentar a carteira de novos clientes a cada mês. Para isso, conheça 5 formas de aumentar sua produtividade para você adotar agora mesmo.
O que faz um consultor comercial?
Mais que um vendedor, o consultor comercial resolve problemas de empresas ou pessoas que buscam soluções para entraves que impedem uma boa produtividade no dia a dia. Um profissional da área pode atuar diretamente com possíveis clientes em diversas frentes (presencial, internet, telefone) ou como coordenador/a das ações de vendas.
Para se ter um desempenho acima do esperado é indicado saber todos os detalhes do produto ou serviço que está sendo comercializado, ter empatia e ética e saber trabalhar em equipe.
- Gestão de equipes remotas: como fazer de forma eficiente?;
- Como realizar reunião de equipe externa?;
- Comunicação interna e externa nas equipes externas
5 formas para um consultor comercial aumentar a produtividade com a tecnologia
Selecionamos cinco formas para que você, como consultor comercial, aumente sua produtividade e alcance o que mais deseja: bater as metas de vendas no fim do mês. Mas a forma que queremos que o seu número seja cada vez maior é com qualidade, sempre respeitando o cliente e principalmente o seu trabalho. Contornar experiências de vendas negativas de um possível cliente é algo super dentro da realidade. E se você utilizar ferramentas digitais, estará passos à frente do seu concorrente. Separamos as estratégias abaixo para você adotar no dia a dia.
5 formas para um consultor comercial aumentar a produtividade com a tecnologia:
- Esteja disponível em sua Agenda digital;
- Facilite o processo de comunicação com o futuro cliente;
- Ofereça ferramentas que facilite os processo de trabalho;
- Utilize um sistema CRM;
- Organize as atividades em um checklist.
Confira os detalhes de cada uma delas e a nossa justificativa para você começar a utilizá-las hoje mesmo.
1. Esteja disponível em sua agenda digital
Não que você vá ficar disponível 24 horas para um único prospect (nem para o trabalho como um todo), mas deixar a agenda com acesso facilitado passa boas impressões. Em primeiro lugar, demonstra que o contato com a empresa é facilitado. Em segundo lugar, indica que você tem interesse em atender aquela demanda, resolvendo os problemas que a pessoa tem naquele momento.
Existem diversos modelos de agenda digital compartilháveis, como o Google Agenda, por exemplo, no qual, a partir do momento em que o link é compartilhado, a pessoa que o recebe consegue ver quais horários estão livres para uma reunião com você.
2. Facilite o processo de comunicação com o futuro cliente
Não fique inacessível. Muitos profissionais dependem do aval de outras pessoas da empresa para fechar um negócio: diretoria, departamento financeiro, entre outros. Cada empresa tem um ritmo e processos diferentes. Por isso, tenha paciência.
Agora, caso contrário aconteça, para barrar um pouco as mensagens frequentes use o whatsapp business, no qual você consegue deixar mensagens automáticas como: respondo em breve, assim que puder e até mesmo limitar o horário.
3. Ofereça ferramentas que facilitem os processo de trabalho
Quem tem equipes externas sabe o quanto é difícil atender as demandas dessa galera, além de responder por eles para os clientes. “Onde estão”, “o que foi feito na última visita”, “quando será a próxima manutenção“, são perguntas frequentes para empresas prestadoras de serviços.
Para que todas essas perguntas tenham respostas rápidas, ter um sistema de gestão de equipes externas aumenta o desempenho da equipe e melhora os índices da pesquisa de satisfação do cliente. Além da localização em tempo real, a ordem de serviço online permite uma busca rápida com respostas na ponta da língua para a pessoa que a solicita, seja cliente, seja um profissional interno.
Relatórios de qualidade e produtividade são produzidos automaticamente, então, o gestor dessas equipes consegue mensurar sobre a qualidade do serviço prestado e até contornar erros em tempo hábil, antes que vire um problema grave, causando conflitos entre empresa e cliente.
O sistema de gestão de equipes externas mais completo do mercado e que é um aliado do consultor comercial é o Field Control. Para se ter ideia, mais de 10 mil ordens de serviços são emitidas com ele pelas empresas que o utilizam em todas as regiões do país.
4. Utilize CRM
Uma ferramenta essencial para um consultor comercial por produzir métricas sobre as vendas. Não importa se você trabalha sozinho ou com um time, anotar tudo naquele seu caderninho não é o suficiente quando se trata de dados de vendas.
Se o foco é aumentar o ticket médio a cada mês, considere a assinatura de ferramentas de CRM. Existem diversas opções disponíveis no mercado, com planos e assinaturas diferentes. Muitas delas, assim como o Field Control, integram outras ferramentas que aceleram o processo, otimizam o uso e agregam mais valor ainda na rotina da empresa.
Caso tenha dúvidas sobre a adesão, te damos uma força: Qual a melhor forma de utilizar o sistema CRM.
5. Organize as atividades em um checklist
Começar o dia sabendo quais atividades executar ajuda muito na produtividade. Ao fim de cada semana, organize o que irá fazer nos próximos dias. Um checklist ajuda muito nesta tarefa, porque além de te lembrar, é possível indicar o que foi feito. Se sua memória não anda muito boa, inclua até as tarefas mais simples que sempre ficam para trás. Um bom exemplo é quando um prospect solicita contato em determinado dia para retomada de conversa sobre a negociação. Se esquecer a data e horário, já pesa no momento de assinar o contrato.
Com isso, pontue tudo o que precisa ser feito e vá inserindo a partir que as novas demandas vão se encaixando no dia. Existem diversos aplicativos gratuitos disponíveis, além do bloco de notas do seu celular que realmente contribui muito com essa tarefa.
Quer mais conteúdo sobre produtividade? Aqui mesmo você tem acesso a muitas outras informações que irão te apoiar no dia a dia:
- Aplicativo para produtividade: o guia definitivo para melhorar sua rotina;
- Relacionamento com o cliente: benefícios de dados;
- Relatório de visita técnica: como criar um modelo objetivo