Entenda a importância da avaliação de desempenho

Medir a produtividade não é nada fácil. Não tem como fugir dessa tarefa, porque sem os números finais, como saber se sua prestadora está realmente engajada e focada no atendimento ideal que seus clientes tanto esperam? A avaliação de desempenho são grandes aliadas da prestação de serviço e melhor amiga da produtividade da sua equipe de campo. Aqui, vamos saber o que é o conceito. E mais ainda, como aplicá-las.

Para o gestor de uma equipe de campo é algo desafiador fazer esse tipo de avaliação. Como os técnicos 100% nas ruas, fica bem complicado de se ter uma noção de como está o desempenho individual de cada. Por isso, essas avaliações auxiliam o gestor a detectar falhas e proporcionar melhorias em grupo e por colaborador.

O que é avaliação de desempenho?

Nada mais que ferramentas que medem a performance de determinado técnico, equipe ou até mesmo a prestadora como um todo.

• Técnico: com a avaliação, o gestor pode analisar como está o desempenho do profissional durante as visitas. Não só pela visão do cliente, mas de acordo com o esperado pela gestão. As habilidades, pontualidade e formas de tratamento ao cliente são boas métricas;
  • Equipe: o time em campo, em diversas regiões da cidade e visitas ao mesmo tempo, precisa ter a mesma qualidade em todos os processos. O mais bem avaliado não deve equilibrar o técnico que está com menor desempenho. Todos devem seguir o mesmo índice de produtividade e atendimento, quando estão em campo;
  • Prestadora: estipule uma meta de produtividade para ser alcançada. Pode ser a cada mês, semestre ou ano. Dessa forma, você irá estimular sua equipe a sempre crescer e manter um alto padrão de produtividade e, como consequência, de fidelidade.

Como aplicar avaliação de desempenho  na prestação de serviços

Não se desespere antes da hora. Você não vai precisar fazer hora extra e muito menos escolher entre analisar as avaliações e outra tarefa. Uma sugestão da Field é que o gestor separe uma hora por dia para fazer esse tipo de avaliação. No começo pode ser difícil. Com o tempo ,vai perceber o quanto esse processo é valioso.

Não importa se a prestadora já utiliza alguma tecnologia. Porém, ela precisa ser efetiva e direcionada exclusivamente para a gestão de equipes externas. Certo? E ela precisa ser ferramentas de avaliação e produção automáticas de relatórios. A que você utiliza atualmente não tem essas funcionalidades? Poxa, infelizmente, sua prestadora pode estar jogando dinheiro fora.

Hoje, já existe um sistema de gestão de equipes de campo que faz tudo isso pelo gestor. A única tarefa naquela hora do dia que orientamos é avaliar esses dados que são compilados e checar o que precisa ser melhorado, ajustado e até mesmo excluído das visitas.

Sobre o desempenho dos técnicos nas visitas, a avaliação dos clientes é outro ponto valioso. Ali, dados de atendimento individual podem ser avaliados e checar se o nível da qualidade dos serviços estão de acordo com o esperado pela empresa.

Parece complexo, mas não é. O sistema é bem intuitivo e nos primeiros dias de uso, uma equipe está à disposição para te auxiliar com qualquer dúvida. E para mostrar como realmente estamos de prontidão para qualquer coisa, te convidamos para uma conversa no nosso chat: www.fieldcontrol.com.br. Queremos que você conheça outras ferramentas de gestão que o Field Control proporciona para sua prestadora, aumentando 40% da sua produtividade.

E, claro, que não vamos parar o assunto por aqui. Sugerimos você a ampliar seus conhecimentos sobre o tema e ir mais afundo no texto: Indicadores de Desempenho em Serviço: 5 Dicas Para sua Empresa.