Estoque de peças: vale a pena?

Agregar valor ao cliente. Esse é um dos objetivos centrais da prestação de serviços. Você deve estar pensando, mas o título do texto é sobre estoque de peças, o que tem a ver?

Tem cliente que faz questão de pagar mais por um serviço melhor prestado e que ainda dá margem ao negócio dele ou até mesmo para aqueles solucionam problemas com agilidade. E tudo isso envolve o estoque de peças sim! Como? Durante uma visita de reparo de ar-condicionado, seu técnico verifica que o filtro precisa ser trocado. Ele simplesmente vai até o carro, pega a peça e faz a troca e a reporta na ordem de serviço, sem necessidade de abrir uma nova OS e fazer uma visita seguida só para atender a demanda.

Essa atitude poupa muitas ações: uma nova ordem de serviço, uma nova ida até o local, apenas para uma única troca de filtro. Isso sim que é atendimento ao cliente, hein!

Outro ponto super positivo. Podem acontecer problemas de desabastecimento nas fábricas e importadoras. E garantir um estoque, mesmo que mínimo, não afeta o funcionamento da sua prestadora.

Acho que já respondemos a pergunta do título, mas para garantir…

Sim, vale a pena fazer estoque de peças

Para fazer esse estoque é preciso ter um controle, no qual você inclui as peças utilizadas, com as devidas notas e também as datas de retiradas. Assim, é possível fazer reposições mais assertivas. Ainda esse controle te ajuda:

• A fazer uma análise sobre as peças mais utilizadas nos reparos;
  • Ter uma métrica sobre quais peças os técnicos podem já andar no carro;
  • Saber a periodicidade de solicitar a reposição do seu estoque ao fabricante. E mais ainda. Saber quanto tempo ele demora para te entregar. Vai que alguns atuam apenas sob encomenda.

Incentive seus clientes a informarem determinadas trocas de itens como cartuchos de impressoras, filtros de ar-condicionado, entre outros, que demandam uma agenda de troca e monitoramento para um pleno funcionamento.

Tá, mas aonde eu vou estocar essas peças se meu espaço é pequeno? Não, a Field não está pedindo para você mudar de sede apenas pelo estoque. Mas você pode utilizar o lugar das estantes de arquivo das ordens de serviços! Já pensou nisso?

Ordem de serviço digital

É uma forma de otimizar espaços e economia para toda a prestadora de serviço. Com essa ferramenta, não será necessário utilizar aqueles blocos com pranchetas, canetas e papel carbono que deixa tudo manchado, inclusive, a mão do cliente.

Tenho certeza que você já bateu o pé naquela estante parada cheia dessas OS ou também alguém já teve crises de espirros quando alguém vai consultar alguma antiga naquele monte de pastas. Com a ordem digital isso tudo desaparece. Não é mágica. É tecnologia, simples e pura. E de quebra, você torna sua empresa sustentável. Se esse assunto te interessa, é só clicar aqui: Como ter uma prestadora de serviço sustentável.

Nesse espaço, você pode substituir e até mesmo utilizar as estantes para as peças do estoque. Já que todas as ordens de serviço estarão armazenadas em um sistema de gestão próprio para equipes externas. Com apenas um dado da OS, você a acessa em segundos. Com o cliente ou técnico na linha, você consegue tirar todas as dúvidas, inclusive quando será a próxima manutenção. Todos esses aspectos reforçam o relacionamento com o cliente e a qualidade da prestação de serviço.

E como fazer tudo isso? A Field está aqui para te ajudar. É só chegar no nosso site: www.fieldcontrol.com.br. Você pode fazer um teste grátis e não importa o número de técnicos que a equipe tenha. Basta ser uma prestadora de serviço preocupada em sempre atender os clientes da melhor forma possível. E caso tenha alguma dúvida, é só chamar nosso time lá no chat! Estamos prontos para te atender.

Vem com a gente! E contribua na qualidade da prestação de serviços no Brasil.