Planejamento bom é aquele que sai do papel, cumpre as metas e supera os resultados esperados. Para alcançar esse objetivo, é preciso estudo, estratégias e também uso de ferramentas que proporcionem mais facilidade, precisão e uma comunicação sem falhas. Para isso, a Field selecionou as cinco melhores ferramentas de planejamento para evitar buscas longas e auxiliar na sua tomada de decisão.
Tire alguns minutos do seu dia não só para ler esse texto com calma. Mas para discutir e pedir a opinião de demais pessoas da equipe que também farão uso dessas ferramentas. Principalmente, aquelas que precisam de um investimento extra.
E mais que colocá-las no papel, execute-as diariamente. Sabe aquele lance de rotina, que parece bem chato e monótono? Então, a repetição e frequência levam à perfeição. Então, incentive que as ferramentas de planejamento sejam realmente utilizadas aí na sua empresa sempre.
Por mais que o nome seja planejamento, tudo o que ele traz tem um sentido e significado.
Portanto, não perca tempo só produzindo algo para cumprir tabela. Faça a diferença na vida da empresa e também das pessoas que fazem parte dela. Seja time interno, seja clientes.
Por que fazer o planejamento da minha empresa?
Não só da empresa. Cada área ou departamento precisa de um planejamento a parte, de acordo com a proposta da atividade exercida.
Ter ações efetivas e que auxiliam a bater as metas traçadas evita erros e prejuízos. Até mesmo indicar o que cada pessoa precisa fazer para contribuir com o propósito da existência da empresa.
Indica também o que e onde cada pessoa nova que entre precisa atuar. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a comunicação.
Para muito óbvio, não é mesmo?
Mas nem toda empresa tem uma rede de informações que flui de maneira natural. Isso é reflexo de uma cultura implementada.
Porém, é preciso se planejar para que tudo se comunique entre si e nenhuma informação não seja emitida a quem realmente deve recebê-la.
As 5 melhores ferramentas de planejamento
1 – Modelo Canvas
Não tem como ter uma empresa e seguir sem ele. Em um modelo já pronto, você preenche informações da empresa, de acordo com o modelo de negócio escolhido. Isso inclui desde quem serão seus clientes, receita, lucro, a forma de se relacionar, principais parcerias, atividades que são chave.
Custos, recursos principais e canais fazem parte desse tipo de planejamento.
Se quiser mergulhar fundo nesse modelo de organização, te indicamos a leitura do livro Business Model Generation – Inovação em Modelo de Negócio. Pode te ajudar a tirar boas ideias do papel e a planejar da forma mais estratégica possível.
2 – Análise Swot
Sabe aquela decisão importante que fica martelando na sua cabeça se é o caminho certo a seguir?
Esse tipo de análise, conhecida também como Matriz Swot, te dá uma direção mais precisa.
Cada letra traz uma reflexão a ser discutida, com um objetivo. O significado se resume a Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Para saber como desenhar a sua, a Field tem um conteúdo mais detalhado para te orientar. O que é uma matriz SWOT e como aplicá-la.
3 – Ordem de serviço
Já pensou nesse documento como uma ferramenta importante de planejamento? É a partir dele que tudo começa. Se falta informação, toda a ação não será realizada como planejado.
Portanto, instrua muito bem sua equipe não só sobre a função da OS. Mas sobre o preenchimento de todos os dados antes, durante e também depois da execução do trabalho.
Para saber se o seu modelo atual está adequado, confira com o da Field.
Se quiser adotar esse modelo de ordem de serviço aí na sua prestadora, fique à vontade. É só baixar agora e gratuitamente: modelo de ordem de serviço.
4 – Ferramentas de gestão
Existem alguns softwares que auxiliam e muito no planejamento. Sendo assim, se tornam ferramentas que agregam a rotina e ainda indicam o que fazer a cada dia.
Mais que fazer um planejamento global como as citadas acima, o que se fazer todos os dias também precisa ser muito bem indicado.
Agenda, processos a serem preenchidos, avaliação dos clientes, relatórios.
Parece muita coisa para entrar na demanda de um gestor. Se contar com a distribuição de tarefas para cada profissional então, parece que vira algo realmente inviável. Mas não é e precisa ser feito!
Já que estamos falando de ferramentas de planejamento, nada como manter a sua gestão muito bem organizada. É dali que você vai tirar o seu dia, o que fazer e a quem direcionar.
Não tem como ter uma alta produtividade na empresa se o básico funciona a base do caos. Tenha um padrão e processos muito bem estabelecidos. Para isso, você pode contar com ajuda de ferramentas próprias para a prestação de serviços.
O Field Control é uma delas. Prático, com entendimento das demandas que o setor exige, melhora todo o fluxo de rotina e ainda aumenta a produtividade. Além da explicação do vídeo abaixo, confira mais aqui: www.fieldcontrol.com.br.
5 – Para o dia a dia
Além da nossa indicação acima, existem outras com funções diferentes.
Hoje, temos o Trello, calendário do Google, entre outras ferramentas que são gratuitas e que salvam qualquer check-list diário ou semanal. Muitas vezes temos tantas coisas a fazer que ficamos perdidos por onde começar. Nada melhor do que ter tudo em um único lugar. Ali, é possível definir o que é prioridade para aquele momento e o que pode ficar para depois ou até outro dia.
E mesmo que as ferramentas de planejamento sejam focadas na empresa, não esqueça de organizar seu dia, sua semana e mês.
Ter direcionamentos sobre o que fazer e quando, melhora muito o desempenho e produtividade.
Esses tópicos são tão importantes que merecem conteúdos apenas sobre eles. Saiba mais aqui: