5 ferramentas para refrigeração que agilizam a rotina dos profissionais

Sistemas de ventilação, refrigeração e ar condicionado são extremamente complexos. Quem trabalha na área, sabe como ninguém. Subresfriamento, superaquecimento, vácuo, temperatura; o processo de instalação e manutenção desses sistemas envolvem inúmeras variáveis importantes que precisam ser medidas com exatidão. Por isso, neste texto vamos pontuar as ferramentas para refrigeração mais utilizam para organizar e facilitar a sua rotina. 

Mais do que apenas experiência, um técnico de refrigeração preparado para qualquer serviço também precisa ter recursos confiáveis para completar todos os desafios que apareçam. Isso o torna mais eficiente, preciso e rápido. Para isso, o uso de boas ferramentas para refrigeração é indispensável.

 

Por que eu deveria usar ferramentas para refrigeração?

Um sistema de refrigeração precisa estar instalado de acordo com as especificações de cada fabricante para que funcione da melhor maneira possível. Seguir as boas práticas de refrigeração é a única maneira de garantir que o sistema – não importa seu tamanho ou potência – funcione em sua capacidade máxima e tenha uma longa vida útil.

Até mesmo um simples sistema de ar condicionado split, presente na maior parte das residências brasileiras, requer medições precisas de vácuo, além de medições de peso e pressão do gás dentro do sistema.

E esses processos só ficam mais complicados com sistemas mais robustos, de maior capacidade de refrigeração.

Nem todos profissionais da área se atentam para a importância da precisão nesses processos. O resultado disso se traduz em altas taxas de retorno e insatisfação do cliente, o que faz com que o profissional e a empresa prestadora de serviço percam muito tempo e dinheiro.

Mesmo que esses sejam equipamentos realmente essenciais, nós sabemos que ferramentas para refrigeração podem representar um grande investimento inicial. É por isso que elencamos alguns dos equipamentos mais importantes, usados pelos profissionais de referência do mercado. 

Essas ferramentas não só facilitarão os principais processos de refrigeração, mas também melhorarão seu trabalho e tornarão tudo muito mais rápido e – por que não? – também mais fácil. Vamos lá?

 

 

Bomba de Vácuo, você já ouviu falar?

Esse equipamento é responsável por desidratar sistemas de refrigeração. Sua potência é medida em cubic feet minute que, em bom português quer dizer pés cúbicos por minuto – ou CFM. A bomba de vácuo é uma das mais importante ferramentas para qualquer profissional que atua no mercado de refrigeração. Mas, você sabe por quê?

No interior de todo sistema de refrigeração, em suas tubulações, podem haver diversos tipos de gases não condensáveis, umidade e até mesmo água. Um aparelho que funciona com esse tipo de impureza em seu interior apresenta um rendimento muito baixo e consome muita energia. Além disso, a umidade oxida as partes metálicas internas. Com o tempo essa oxidação vai soltar pequenas partículas de ferrugem que podem danificar o compressor e entupir os filtros.

Uma bomba de vácuo, portanto, é responsável por baixar a pressão do sistema até que todos esses gases intrusos sejam eliminados. Dessa maneira, o fluido refrigerante pode circular pelo sistema em sua forma mais pura.

As bombas de vácuo podem ser de estágio simples ou duplo. Essas últimas são as preferidas do mercado, já que são mais eficientes. Elas também possuem uma grande variedade de potências, mas as mais comuns são as de 5 CFM, 7 CFM, 10 CFM e 12 CFM.

Você conhece o Alicate Lokring?

A vedação dos tubos, sejam eles de cobre ou alumínio, é um processo essencial para o funcionamento de qualquer sistema de refrigeração. Não é à toa que vazamentos estão no topo da lista de problemas mais comuns encontrados por profissionais do mercado.

O método mais tradicional de vedação desses tubos é a solda, mas esse nem sempre é o mais prático. É comum que vazamentos surjam em lugares difíceis de se soldar, seja por uma questão de ângulo ou por estarem localizados perto de fios e outros componentes sensíveis o calor.

O Alicate Lokring proporciona uma maneira revolucionária de realizar solda a frio. Essa ferramenta foi idealizada para a manutenção sob condições extremas, encontradas em viagens espaciais tripuladas. O uso do alicate lokring proporciona não só uma maior segurança contra vazamentos, mas também maior agilidade e rapidez no serviço.

Além disso, a solda fria evita a oxidação interna das tubulações e reduz a zero o risco de incêndio durante o processo de união de tubos. Esse sistema é composto por três peças – o alicate, os mordentes e o vedante lokprep.

 

 

Conheça a Balança Digital

Todo sistema de refrigeração funciona com fluidos refrigerantes em suas tubulações e cada fabricante possui uma indicação específica sobre a quantidade que deve ser aplicada em casa sistema. Uma balança digital serve para medir a carga de fluido refrigerante. Nem precisamos dizer que esse é um equipamento super importante, né?

Mas, por quê?

Existem muitos tipos de aparelhos de refrigeração, cada um com capacidades diferentes e, portanto, cargas de fluido completamente variadas. Quando uma fabricante determina que um sistema precisa ser carregado com uma certa quantidade de fluido, essa não é apenas uma sugestão, é uma instrução que garante que o sistema vai funcionar da melhor maneira possível.

Além disso, alguns dos fluidos mais comuns do mercado são inflamáveis e, quando manuseados incorretamente, podem gerar acidentes fatais.

As balanças digitais são os equipamentos que oferecem mais segurança e precisão- alguns modelos podem registrar de 0,01 kg até 110 kg. Elas podem ser encontradas em diversos modelos, que oferecem funcionalidades ainda mais diversas. Por exemplo, você pode encontrar balanças digitais com conexão bluetooth, sem fio, programáveis ou manuais.

O uso de uma balança digital segue as boas práticas de refrigeração, você sabia? 

 

Prazer, Flangeador Spin

Nós falamos ali em cima sobre a importância da vedação em tubulações dos sistemas de refrigeração, né? Pois é, as flanges também são parte desse processo. O flangeador spin é uma  ferramenta pouco conhecida, mas muito eficiente no processo de flange.

Ele consiste em pequenas peças que funcionam em conjunto com uma furadeira ou parafusadeira para flangear e alargar tubos de cobre e alumínio de 0.8 mm à 10 mm.

O principal diferencial desse estilo de flangeador é a rapidez com que a flange é executada, com o mínimo de esforço. Além disso, com essa ferramenta é possível realizar flanges de diâmetro bem distribuído, o que evita danos devidos à trepidação do sistema.

 

 

Por último, mas não menos importante, o Manifold Digital

O manifold é um velho conhecido de todo profissional que trabalha com refrigeração. Sua função é medir a pressão dentro do sistema e garantir que tudo está nos conformes. A versão analógica da ferramenta está presente no mercado há muitos anos. Sua versão digital, no entanto, se tornou a preferida daqueles que a adquiriram e o sonho de consumo daqueles que ainda não tiveram a oportunidade. Mas por que essa ferramenta é tão popular?

Pra começar, ela é prática. Com um manifold analógico, você precisaria de um equipamento para cada grupo específico de gases. Enquanto isso, com um digital, você tem todas as informações sobre fluidos refrigerantes embutidas na memória interna do equipamento.

Alguns modelos permitem até que você armazene dados sobre as medições e envie-os para o resto da sua equipe ou monte relatórios para os seus clientes. Além de proporcionar mais praticidade, também contribui para que você ofereça um serviço que excede todas as expectativas.

Mas, não é só isso. Enquanto um manifold analógico consegue medir apenas a pressão do sistema, o digital é capaz de medir também a temperatura, vácuo profundo e fazer cálculos como o de subresfriamento e superaquecimento do sistema em segundos.

Não tá convencido? O blog da Eletrofrigor tem artigo especial com os prós e contras de cada ferramenta para te ajudar a escolher qual mais se adequadas às suas necessidades. 

 

Você já conhecia alguma dessas ferramentas para refrigeração?

Algumas dessas já são velhas conhecidas do mercado de refrigeração, já outras, oferecem uma maneira nova e mais eficiente de realizar os processos essenciais para qualquer processo de manutenção ou instalação de sistemas de refrigeração.

Não importa se você é um profissional experiente ou está apenas começando, nós temos certeza que alguma dessas ferramentas podem ser grande auxílio em sua rotina e podem ser o seu grande diferencial no mercado. 

Sobre a Eletrofrigor

Nós oferecemos soluções em peças e equipamentos para refrigeração desde 2010. Da refrigeração doméstica até a industrial, na Eletrofrigor você encontra a variedade que você precisa, com o preço que você procura. 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade