Gerenciamento de manutenção: 10 benefícios

Supervisionar a manutenção de uma instalação, operação de fabricação ou frota pode ser uma tarefa difícil, para dizer o mínimo. A introdução do software para gestão da manutenção mudou o aspecto do gerenciamento da manutenção e de instalações e melhorou a eficiência geral dos departamentos de manutenção, grandes e pequenos.

O gerenciamento de uma fábrica que tenha dezenas, senão centenas, de ativos é complexo e consome tempo. Felizmente, existem soluções de software que podem melhorar sua eficiência, maximizar sua lucratividade e reduzir o tempo de inatividade.

Vamos falar sobre os benefícios do software para gestão da manutenção e como ele pode fazer a diferença na gestão dos ativos da sua empresa.

O que é um software para gerenciamento de manutenção?

É uma ferramenta operacional para gerenciar ativos de capital de uma organização, garantindo uma gestão da manutenção melhor estruturada. Também permite rastrear tarefas relacionadas ao planejamento, limpeza e inspeções de ativos – máquinas, equipamentos, etc.

O software garante que os sistemas de produção operem como são projetados, minimizam o tempo de inatividade e aumentam a produtividade das equipes.

O software para gestão da manutenção permite as seguintes 10 vantagens:

1. Planejar e programar a manutenção preventiva

O software para gestão da manutenção automatiza o agendamento de inspeções e manutenção, evitando a ocorrência de problemas de última hora e reparos caros.

A mudança da manutenção reativa para a proativa também aumenta a vida útil do equipamento e reduz os custos operacionais gerais da função de manutenção.

2. Gerenciar ordens de serviço com eficiência

O software para manutenção e gerenciamento de instalações melhora o fluxo de trabalho e a eficiência, permitindo que você agende, atribua e feche ordens de serviço com rapidez e facilidade.

Um software oferece a capacidade de configurar telas de ordem de serviço online com os campos desejados, rastreia automaticamente todas as ordens no sistema e captura o histórico associado a cada peça de equipamento.

3. Gerenciar estoque de peças de reposição

Quando um departamento de manutenção é desorganizado, pode ser difícil para os gerentes de manutenção encontrar as peças de que precisam, quando precisam.

Um software para gestão da manutenção permite que os gerentes de manutenção controlem os ativos que precisam ser mantidos e configurem o reordenamento automático de peças, para que eles tenham as peças de reposição certas e possam executar reparos rapidamente.

Esse tipo de sistema também informa exatamente onde as peças que você precisa são armazenadas, para que você não perca tempo procurando em depósitos.

Quer um modelo de controle de equipamentos grátis? Baixe agora.

4. Eliminar a papelada

O uso de software para gestão da manutenção e gerenciamento de instalações elimina a necessidade de papelada e pranchetas, pois o software pode ser configurado para capturar informações automaticamente e online.

Além disso, o pessoal de manutenção pode visualizar todas as informações relacionadas a ordens de serviço em seus computadores ou dispositivos móveis. Portanto, os técnicos de manutenção não precisam pesquisar em pastas e armários para encontrar as informações de que precisam, em qualquer lugar que esteja.

5. Melhorar a produtividade

O software de manutenção pode ser vinculado a dispositivos móveis, permitindo que os técnicos de manutenção acessem informações em tempo real, verifiquem estoques e iniciem ordens de serviço sem retornar ao escritório. Isso reduz seu tempo de viagem.

O software ainda também fornece aos técnicos de manutenção detalhes sobre os procedimentos, peças e ferramentas necessários para executar um trabalho, para que eles possam trabalhar sem atrasos ou interrupções.

6. Reduzir o tempo de inatividade e os custos de reparo

O tempo de inatividade é caro, tanto em termos de perda de receita quanto de dano à marca e reputação de uma organização. Quando você se concentra na manutenção preventiva planejada, o tempo de inatividade do equipamento é minimizado.

Como um sistema de manutenção automatizado permite manter estruturas e ativos regularmente, eles são menos propensos a quebrar, o que significa que os custos de reparo também são reduzidos.

7. Aumentar a segurança

O software para gestão da manutenção ainda ajuda as organizações a verificar e manter regularmente os equipamentos e atender aos padrões de segurança, a fim de evitar defeitos e falhas críticas.

Isso minimiza a perda de tempo de trabalho devido a acidentes e torna seu equipamento mais seguro para os operadores e o meio ambiente.

8. Analisar as questões centrais da organização

Aumente sua compreensão de seus ativos e organização, usando o recurso do painel de business intelligence de um software para:

  • monitorar os principais indicadores de desempenho (KPIs);
  • observar a visão geral;
  • criar relatórios para os tomadores de decisão.

Usando um software para gestão da manutenção para analisar dados históricos e tendências, os gerentes de manutenção podem identificar áreas problemáticas, como aumento de custos, baixa produtividade no ambiente de trabalho ou reparos constantes.

Leia também: Reduza despesas: 8 exemplos de redução de custos nas empresas.

9. Garantir a conformidade com os padrões regulamentares

Os sistemas de manutenção e gerenciamento de instalações devem cumprir com os padrões regulatórios nacionais e internacionais. Todos os gerentes de manutenção enfrentam auditorias periódicas ou inspeções aleatórias por agências reguladoras.

O software de manutenção permite demonstrar a conformidade regulamentar e reduzir a quantidade de preparação e documentação necessária para uma auditoria.

Os gerentes de manutenção podem simplesmente gerar relatórios, detalhando o trabalho de manutenção realizado em maquinário vital. Isso torna a conformidade facilmente rastreável e reduz o risco de multas por não conformidade.

10. Reduzir as horas extras

O software para gestão da manutenção pode reduzir significativamente as horas extras, reduzindo a necessidade de manutenção e reparos de emergência.

Ao agendar a manutenção, a equipe de pode trabalhar de forma mais eficiente e eficaz.

A redução de custos que as organizações obtêm com a implementação do software para gestão da manutenção pode ser impressionante, mas é essencial escolher um com as funcionalidades certas, além de trabalhar com o parceiro certo para maximizar o retorno do investimento (ROI).

Um fornecedor experiente pode fornecer o suporte de que você precisa hoje e à medida que sua operação de manutenção evolui.

O Field Control é um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços externos. O técnico recebe as atividades no celular, preenche checklists, anexa fotos e colhe a assinatura do cliente. Toda ordem de serviço é 100% digitalizada.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como melhorar o gerenciamento dos seus colaboradores.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade