Gestão de frota: o que é e como fazer sem rastreador no veículo

A empresa com vários veículos e equipes na rua ao mesmo tempo e que não consegue fazer uma gestão de frota eficiente, está perdendo dinheiro, tempo e produtividade. Mais que ter uma planilha de controle indicando quem é o responsável por turno, outros fatores envolvem esse tipo de gestão como: gastos excessivos de combustível, rotas desencontradas e não planejadas, além da falta de monitoramento do veículo para uma estratégia de otimização de tempo e agenda das próximas visitas/entregas.

Se essas são as dificuldades vividas pela sua empresa neste momento, a Field te auxilia na resolução de cada uma delas de forma simples, direta e muito prática.

O que é gestão de frota?

Gestão de frota é a administração de uso de todos os veículos da empresa, independentemente do porte e categoria de cada um deles. O uso desses veículos varia de acordo com a atribuição e funcionamento de cada empresa: entregas, transporte ou simplesmente, deslocamento da equipe para prestação de serviços de instalação e manutenção.

Essa administração exige uma organização dos seguintes quesitos:

• Motoristas responsáveis por cada turno;
  • Abastecimento dos veículos;
  • Revisões de acordo com a quilometragem e também necessidade de manutenção a partir da apresentação de problemas (pneu furado, bateria, batidas, entre outros);
  • Rota que cada equipe fará por dia ou por turno, de acordo com uma agenda organizada que evite ao máximo gastos extras de combustível e tempo;
  • Realizar o controle de km;
  • Saber a localização em tempo real de cada veículo para segurança e incluir demandas de última hora para a equipe que está mais próxima ao local.

Todas essas demandas não são feitas por muitas empresas. E isso ocasiona problemas graves que impedem que o trabalho seja feito com a qualidade que os clientes esperam. A Field entende bem que fazer a gestão de frota quando envolve vários veículos e colaboradores diferentes não é uma tarefa fácil, porém, precisa realmente ser realizada.

Ao aderir um sistema de gestão de equipes externas, todo o controle e gestão da frota é realizado digitalmente, com troca de informações rápidas, atualização e sem ruídos de comunicação.

Gestão_de_Frota_com_sistema_Field_Control

Preciso de um rastreador no carro para fazer gestão de frota?

Não, você não precisa de um rastreador para cada veículo. Saber a localização exata e em tempo real da sua frota é apenas um dos requisitos de uma boa gestão. Quando você integra várias ferramentas e processos em um único lugar, a organização é muito mais fácil e as chances de falhas que provocam erros passam a ser mínimas, indo muito além da roteirização.

Com uma plataforma de gestão de serviços externos para a produtividade não apenas o rastreamento, mas também outras funções, a produtividade da equipe aumenta em até 40%. Se você está se perguntando como isso acontece sem rastreador, te explicamos agora.

A localização em tempo real é feita por meio de um aplicativo instalado no smartphone do condutor do veículo. Esse app integra um painel de controle acessado pelo gestor que sabe onde cada veículo está, tempo de deslocamento entre os clientes e ainda consegue incluir novas visitas a qualquer momento. O condutor recebe todos os dados neste mesmo aplicativo, organizando todas as demandas em um único lugar.

Para empresas prestadoras de serviço que atuam com manutenção e instalação, todos os processos passam a ser por esse sistema. Ordem de serviço, preenchimento de checklist e relatórios fotográficos, avaliação dos clientes, que inclusive passam a saber que horas serão atendidos, pois também conseguem acompanhar a rota do profissional que está a caminho, garantindo segurança e evitando conflitos e atrasos que causam insatisfação.

Ainda, é possível fazer o controle de quilometragem com leitura de QR Code, direto via aplicativo. O responsável pelo turno preenche as informações e ainda tira foto do painel com o km atual e a anexa no app. Na devolução, a mesma coisa. Essa ação elimina o preenchimento daquela planilha que fica no pátio sujeita a perdas e informações desencontradas e sem controle nenhum.

mapa gestão de frota

No mapa disponível no sistema de gestão de equipes externas Field Control, o gestor sabe onde cada carro está e o status de cada operação por equipe (em andamento, concluída, cancelada ou impedida).

Todos esses processos são contabilizados em uma única mensalidade, dispensando o rastreador por veículo e melhorando a gestão da empresa como um todo. Você reduz custos com combustível e papel, agilizando os processos e melhorando a qualidade do trabalho.

Outro benefício é facilitar o gerenciamento de trabalho e a rotina dos técnicos que atuam em campo, já que não precisam mais carregar itens como blocos de papel, pranchetas, canetas e evitam ao máximo rotas com trânsito excessivo, já que passam a ter a possibilidade de exercer a atividade na mesma região.

Agora, você tem a oportunidade de ter tudo isso ao alcance da sua equipe. Agende uma demonstração grátis e sinta no dia a dia como promover um serviço esperado pelos clientes, sem atrasos, com ferramentas adequadas e informações 100% corretas. Clique aqui e comece uma nova gestão na sua empresa.