Informática: como organizar os chamados de manutenção

Hoje, a maioria das empresas não sobrevive sem suprimentos de informática. A tecnologia chegou de vez para facilitar a vida das pessoas, inclusive, as novas gerações nem sabem como é viver sem wifi ou até mesmo uma impressora no escritório. Muitos setores dependem, inclusive, desses itens para manter a operação funcionando e cumprir as demandas do dia sem atrasos. Para isso, dependem de empresas de manutenção e instalação de informática que prestam serviços como reparos e abastecimentos de suprimentos essenciais para evitar a interrupção das atividades.

E esse é um desafio para essas prestadoras de serviços. Como atender uma demanda com tantas empresas que utilizam equipamentos de informática e que estão sujeitos a falhas de uma hora para outra?

Para evitar esse problema, a manutenção preventiva é uma ação que deve estar sempre presente na agenda das prestadoras de serviços que precisam deixar claro para o cliente que esse processo melhora o desempenho da máquina, é mais barato e ainda, evita que toda a empresa fique sem operação, impactando nos objetivos e metas de toda equipe.

 

 

Como organizar os chamados de manutenção de informática? 

Em primeiro lugar, não tem como organizar um chamado sem emitir a ordem de serviço para cada um deles. Isso mesmo! Nada daquele papel no balcão que serve como bloco de anotações para toda e qualquer informação que chega para a empresa.

Cada nova visita demanda uma ordem de serviço e nela, a pessoa responsável pela abertura precisa preencher todas as informações necessárias para que o problema daquele cliente seja resolvido. Dados básicos como nome, endereço e principal solicitação devem conter ali. Mesmo que para muitos a emissão da ordem de serviço possa parecer o básico, para outras milhares isso não acontece.

Exemplo de ordem de serviço digital para empresas de informática

Exemplo de ordem de serviço digital para empresas de informática

 

Como resultado, clientes deixam de ser atendidos, os técnicos ficam sem saber qual a prioridade de atendimento e até mesmo chegar no local sem saber o motivo principal daquele chamado. O efeito dessas situações é devastador. Quando não se sentem bem atendidos e, principalmente, não têm o problema resolvido, os clientes realmente migram para a concorrência, mesmo que o preço cobrado seja mais alto que o seu. Quem perde com isso? Sua empresa e seus funcionários. E o pior é que tudo isso poderia ser solucionado com a simples emissão de um documento.

Para evitar essa situação, comece agora a utilizar uma ordem de serviço. E se você quiser melhorar ainda mais os resultados de organização e agendamento, a ordem de serviço online melhora ainda mais a produtividade no processo de agendamento, comunicação e atendimento devido a:

  • O preenchimento é digital, evita letras ilegíveis e os campos obrigatórios são todos preenchidos;
  • O técnico a recebe pelo smartphone, via aplicativo, e não precisa retornar para a empresa, economizando combustível e tempo no atendimento;
  • A consulta do documento arquivado é muito mais prática. Em um clique, você tem acesso a todas as informações necessárias sobre o que foi feito naquela visita.
  • Você elimina 100% o uso do papel na empresa. Nada de pilhas espalhadas por sua mesa, papéis sujos e rasgados compartilhados com os clientes ou perder horas no arquivo procurando dados de um chamado passado.

Como economizar combustível em visitas técnicas?

Além desses benefícios  pontuados acima sobre a ordem de serviço digital, quando integrada a um sistema de gestão de equipes externas, o gestor tem acesso a localização das equipes externas. Ou seja, ao saber em tempo real onde cada técnico está, consegue designar cada um deles para o cliente mais próximo. Dessa forma, além de atender as chamadas de emergência com mais rapidez, é possível agendar as visitas na mesma região. Mais que evitar ficar mais tempo no trânsito e longos trajetos, a empresa consegue uma boa economia no combustível.

Essas duas ferramentas, ordem de serviço digital e localização da equipe externa em tempo real, fazem parte do Field Control. Nosso software de gestão de equipes de campos utilizado por mais de 2 mil empresas foi desenvolvido para que prestadoras de serviço de instalação e manutenção tenham mais facilidade nos processos diários, aumentando a qualidade dos atendimentos e a produtividade.

Localização Colaboradores_equipe_externa_informatica

Saber a localização dos técnicos de empresas de informática aumenta a produtividade.

 

Ao unificar e integrar ferramentas em um único sistema, o Field Control melhora a comunicação, facilita o reparo e a instalação para que sejam concluídos de acordo com a proposta inicial e reduzindo o índice de retrabalho, a ponto de abrir mais horários na agenda sem a necessidade de contratação de novos técnicos.

Saiba como tudo isso funciona dentro da sua realidade. E não importa quantos técnicos de campo você tenha, cinco ou 50! A Field Control tem um plano de acordo com seu faturamento e que vai ajudá-lo a bater as metas de visitas, aumentando a fidelidade dos seus clientes. E como todo mundo sabe, cliente fidelizado é o principal meio de conquistar outros clientes!

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Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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