Hoje, a maioria das empresas não sobrevive sem suprimentos de informática. A tecnologia chegou de vez para facilitar a vida das pessoas, inclusive, as novas gerações nem sabem como é viver sem wifi ou até mesmo uma impressora no escritório. Muitos setores dependem, inclusive, desses itens para manter a operação funcionando e cumprir as demandas do dia sem atrasos. Para isso, dependem de empresas de manutenção e instalação de informática que prestam serviços como reparos e abastecimentos de suprimentos essenciais para evitar a interrupção das atividades.
E esse é um desafio para essas prestadoras de serviços. Como atender uma demanda com tantas empresas que utilizam equipamentos de informática e que estão sujeitos a falhas de uma hora para outra?
Para evitar esse problema, a manutenção preventiva é uma ação que deve estar sempre presente na agenda das prestadoras de serviços que precisam deixar claro para o cliente que esse processo melhora o desempenho da máquina, é mais barato e ainda, evita que toda a empresa fique sem operação, impactando nos objetivos e metas de toda equipe.
Como organizar os chamados de manutenção de informática?
Em primeiro lugar, não tem como organizar um chamado sem emitir a ordem de serviço para cada um deles. Isso mesmo! Nada daquele papel no balcão que serve como bloco de anotações para toda e qualquer informação que chega para a empresa.
Cada nova visita demanda uma ordem de serviço e nela, a pessoa responsável pela abertura precisa preencher todas as informações necessárias para que o problema daquele cliente seja resolvido. Dados básicos como nome, endereço e principal solicitação devem conter ali. Mesmo que para muitos a emissão da ordem de serviço possa parecer o básico, para outras milhares isso não acontece.
Como resultado, clientes deixam de ser atendidos, os técnicos ficam sem saber qual a prioridade de atendimento e até mesmo chegar no local sem saber o motivo principal daquele chamado. O efeito dessas situações é devastador. Quando não se sentem bem atendidos e, principalmente, não têm o problema resolvido, os clientes realmente migram para a concorrência, mesmo que o preço cobrado seja mais alto que o seu. Quem perde com isso? Sua empresa e seus funcionários. E o pior é que tudo isso poderia ser solucionado com a simples emissão de um documento.
Para evitar essa situação, comece agora a utilizar uma ordem de serviço. E se você quiser melhorar ainda mais os resultados de organização e agendamento, a ordem de serviço online melhora ainda mais a produtividade no processo de agendamento, comunicação e atendimento devido a:
- O preenchimento é digital, evita letras ilegíveis e os campos obrigatórios são todos preenchidos;
- O técnico a recebe pelo smartphone, via aplicativo, e não precisa retornar para a empresa, economizando combustível e tempo no atendimento;
- A consulta do documento arquivado é muito mais prática. Em um clique, você tem acesso a todas as informações necessárias sobre o que foi feito naquela visita.
- Você elimina 100% o uso do papel na empresa. Nada de pilhas espalhadas por sua mesa, papéis sujos e rasgados compartilhados com os clientes ou perder horas no arquivo procurando dados de um chamado passado.
Como economizar combustível em visitas técnicas?
Além desses benefícios pontuados acima sobre a ordem de serviço digital, quando integrada a um sistema de gestão de equipes externas, o gestor tem acesso a localização das equipes externas. Ou seja, ao saber em tempo real onde cada técnico está, consegue designar cada um deles para o cliente mais próximo. Dessa forma, além de atender as chamadas de emergência com mais rapidez, é possível agendar as visitas na mesma região. Mais que evitar ficar mais tempo no trânsito e longos trajetos, a empresa consegue uma boa economia no combustível.
Essas duas ferramentas, ordem de serviço digital e localização da equipe externa em tempo real, fazem parte do Field Control. Nosso software de gestão de equipes de campos utilizado por mais de 2 mil empresas foi desenvolvido para que prestadoras de serviço de instalação e manutenção tenham mais facilidade nos processos diários, aumentando a qualidade dos atendimentos e a produtividade.
Ao unificar e integrar ferramentas em um único sistema, o Field Control melhora a comunicação, facilita o reparo e a instalação para que sejam concluídos de acordo com a proposta inicial e reduzindo o índice de retrabalho, a ponto de abrir mais horários na agenda sem a necessidade de contratação de novos técnicos.
Saiba como tudo isso funciona dentro da sua realidade. E não importa quantos técnicos de campo você tenha, cinco ou 50! A Field Control tem um plano de acordo com seu faturamento e que vai ajudá-lo a bater as metas de visitas, aumentando a fidelidade dos seus clientes. E como todo mundo sabe, cliente fidelizado é o principal meio de conquistar outros clientes!
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