Porque ter um controle de inventário de máquinas e equipamentos

O inventário de máquinas e equipamentos pode ter diversas funções, menos te dar dor de cabeça. E aqui não existe segredo nenhum. A chave principal desse processo é uma só: organização. Não importa a forma, ter todas as informações do inventário em ordem faz jus ao objetivo desse documento. E se você ainda se pergunta sobre a necessidade dele, está no blog certo!

O inventário de equipamentos nada mais é que um documento. Assim como o inventário de imóveis, que é bem mais conhecido. Ele serve para que o gestor e demais profissionais envolvidos no processo tenham um controle, principalmente, no momento de balanço patrimonial. E também para evitar perda de valor.

Os equipamentos são essenciais na prestação de serviços, visto que alguns processos como manutenção preventiva e preditiva, podem não ser realizadas se esses não estão em boas condições de uso. E aqui temos mais um bom motivo para se ter o inventário em dia.

Como a prestadora pode fazer um inventário de máquinas e equipamentos

A primeira ação é fazer uma lista com todos os equipamentos essenciais para a realização dos reparos e/ou instalação.  Depois disso, alguns dados importantes precisam constar no inventário. Apenas o nome e a quantidade não basta. É preciso ir além.

A gente também te orienta a ter um espaço específico para guardar e armazenar essas peças de forma adequada, que garanta a durabilidade e preservação desses equipamentos quando não estão em uso. Pode ser no mesmo local do estoque, porém, as peças em uso, utilizadas no momento, devem ficar bem separadas para não haver confusão. Para saber mais sobre estoque, acesse: Estoque de peças: vale a pena?.

Itens como identificação, em quais situações é utilizado, se há algum protocolo de segurança para manuseio deve constar no inventário. Uma informação muito importante é o responsável pelo uso. Sim! O nome do técnico precisa estar no documento.

Cuidado no uso de equipamentos

Muitos equipamentos utilizados na prestação de serviços têm alto investimento. E para preservação, nada melhor que orientar a equipe, que fará uso deles todos os dias, sobre o uso correto. Sempre que um novo equipamento for lançado no mercado e a empresa fizer a adesão, reforce com todos a importância do cuidado. Não deixá-lo cair no chão, nem jogá-lo. E também, reforçar que cada técnico é responsável pelo do equipamento designado a ele. Lembra que no inventário é necessário inserir o nome do profissional que o manuseia?

Além dos equipamentos, os uniformes e EPIs também têm grande importância na produtividade da empresa. Organização é reflexo de tudo, e claro que respinga nos dados do fim do mês.

Se a organização não é o ponto alto da sua empresa, a Field pode te ajudar. E não, não vamos criar mais processos para sua rotina. Apenas, vamos criar formas de eliminar a burocracia, promovendo facilidade e rapidez de acesso e nas visitas. Se te deu uma curiosidade, chega mais: www.fieldcontrol.com.br. A gente se vê por lá!