Laudo de inspeção predial: o que é e como emitir

A segurança é um quesito indispensável em diversas frentes. Quando se trata de edificações, onde muitas pessoas circulam e moram ao mesmo tempo, ter um laudo de inspeção predial garante que a estrutura do local está de acordo com o que rege as normas e evita transtornos, acidentes e situações que colocam a vida de quem vive no edifício em risco.

A solicitação é de responsabilidade dos síndicos, no caso dos prédios residenciais e das administradoras, quando se trata de edifícios corporativos. O importante é não deixar de lado a emissão desse documento e, caso algum problema seja identificado, que a correção deve entrar como prioridade pelos responsáveis.

Inclusive, em alguns estados e municípios, a emissão do laudo de inspeção predial é lei. Então, fique atento para não ser multado em uma possível vistoria dos órgãos reguladores.

O que é laudo de inspeção predial?

É um documento que analisa toda a estrutura do prédio, identificando riscos na estrutura, estado de conservação, funcionamento, falhas, entre outros eventos que podem causar danos definitivos e transtornos econômicos consideráveis para aquele prédio.

O laudo de inspeção predial não contempla as áreas privativas, ou seja, apartamentos ou salas comerciais, apenas as áreas comuns, de trânsito intenso de pessoas ou não. Mesmo os locais com acesso restrito, devem passar pela vistoria.

Algumas áreas a serem analisadas durante a emissão do laudo são: elevadores, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos e fachadas, hidrantes e extintores, telhados, cobertura do prédio, encanamentos e outros.

Como emitir o laudo de inspeção predial?

Em primeiro lugar, contratando profissionais habilitados para a tarefa. Não é o síndico ou a administradora responsável pela demanda que o emite, a não ser que a pessoa seja credenciada para tal. Engenheiro(a) e arquiteto(a) estão entre as profissões classificadas para a emissão.

Em segundo lugar, são necessários alguns processos e ferramentas para que o laudo de inspeção predial tenha um resultado efetivo e que identifique ao máximo realmente o que necessita de ajustes urgentes.

Como um dos objetivos é a prevenção, precisa ter uma agenda periódica para a realização. O intervalo depende da estrutura de cada prédio, a partir de características como tempo de construção, quantidade e tempo de reformas, entre outros.

Além de um calendário seguido de acordo com o estipulado, durante a emissão são preenchidos:

• Relatório fotográfico, no qual o responsável insere fotos sobre o estado dos equipamentos e até da estrutura. Caso alguma peça seja trocada no momento, uma foto de antes e depois comprova o ajuste e ainda fica no histórico para ser consultado sempre que precisar;
  • Checklist com todas as tarefas que serão executadas durante a inspeção. Nada fica para trás e ainda, assim como as fotos, tudo o que foi feito fica documentado e caso, mude o síndico ou a administração, todas as informações ficam ali para que todos tenham acesso e não fiquem com dúvidas sobre os processos.

Laudo de inspeção predial

Laudo de inspeção predial preserva a edificação e garante a segurança das pessoas que ali transitam. Foto: Pexels

Facilidades que melhoraram o laudo de inspeção predial

O relatório fotográfico e o checklist são apenas ferramentas utilizadas para a emissão do laudo de inspeção predial. Controle de estoque, caso alguma peça necessite de troca, é importante. Caso o prédio tenha uma boa administração e até mesmo condições de manter um estoque próprio facilita algumas manutenções.

Se não for viável, a empresa prestadora de serviços, responsável pela manutenção pode ter um estoque das peças com maior troca, como filtros de ar condicionado, botões de elevadores, sensores de portas, por exemplo.

Se a empresa já tem tudo isso, pode ser até que tenha uma boa produtividade. Mas quando esses processos estão integrados entre si, facilitam a vida do profissional que emite o laudo e também do responsável pelas manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas.

Saber tudo o que acontece garante uma vida útil maior aos equipamentos e evita que determinado processo seja feito duplamente ou até mesmo, seja esquecido completamente.

Otimize os processos para emissão do laudo

Um sistema de gestão de equipes externas contempla todas essas ferramentas e ainda aumenta a produtividade por organizar desde a agenda de todas as tarefas do dia, semana e mês e facilita o acesso a tudo o que foi feito nas visitas passadas. A busca pelo histórico acontece apenas ao inserir algum dado daquele cliente (data da visita, nome do cliente, nome do técnico), que em segundos aparece na tela.

Tudo passa a ser digital, então a economia começa a reinar e ainda dá para a empresa o título de sustentável, já que deixa de acumular aquelas pastas e pastas na sede.

Saiba como funciona na prática, clique no vídeo abaixo e agende agora um teste grátis de sete dias com acesso a todas as funcionalidades disponíveis no Field Control.

Uma produtividade 40% maior da que você tem hoje, localização dos técnicos em tempo real, economia com blocos de papel e ordem de serviços, além da facilidade na comunicação entre técnico e gestor passam a fazer parte da sua realidade. Clique aqui e agende uma demonstração grátis.