Liderança e desenvolvimento de equipes externas

Você já se questionou sobre o papel do líder de uma equipe externa? Essa função é muito mais que estar à frente da equipe. A liderança e desenvolvimento de equipes externas atua junto a ela, lado a lado.

Assim, todos os processos poderão ter a garantia de sucesso, a partir da qualidade empregada dia a dia no serviço prestado.

Um líder considerado eficaz é aquele que alcança os resultados das metas não individualmente, mas sim os entrega com todo o esforço da equipe.

Isso significa que, mesmo uma equipe já montada, deve ser trabalhada constantemente para sempre buscar melhoria na capacidade de entrega dos serviços destinados a ela.

Estimular que os integrantes da equipe cresçam profissionalmente e desenvolvam cada vez mais suas habilidades está entre as tarefas.

 

Assim que assume a função, a liderança de equipe externa precisa desenvolver cinco etapas para ter bons resultados. São elas: 

Compor a equipe: comece ao escolher os técnicos que farão parte desse equipe com cuidado e seleção adequada.

Lembre-se sempre que um funcionário que não corresponde as expectativas ou não está atuando de acordo com o desenvolvimento da equipe como um todo, precisa ser reavaliado.

Gostar de trabalhar na área de atuação é fator imprescindível.

Muitas pessoas aceitam vagas de emprego e as encaram como temporárias e assim que encontram a vaga desejada se desligam da empresa.

Fuja desse tipo de profissional. E muito mais que habilidade técnica, esse funcionário precisa ter competência e ética.

Além de atuar lado a lado para que a empresa chegue cada vez mais perto do seu objetivo.

Ter atitude e empenho são bons requisitos. Como o atendimento é direto com no ambiente dos clientes, ter educação é essencial.

 

Alinhamento dos processos na liderança e desenvolvimento de equipes

Com os técnicos da sua equipe escolhidos, alinhe sempre os processos e as projeções de resultados. Para isso, conversas individuais e de equipe devem fazer parte da rotina.

A liderança da equipe externa auxilia a manter o foco e a solucionar pequenos e até os grandes problemas do dia a dia desses técnicos.

Reforçar o papel de cada membro da equipe sempre que necessário, principalmente ao mensurar e apresentar os resultados de determinado período proporciona engajamento e motivação.

Desenvolvimento da equipe: esse tópico corresponde a adesão desde materiais físicos como equipamentos de segurança, carros adequados, uniforme, identificação.

Mas também no desenvolvimento dessas pessoas como profissionais.

Uma equipe é composta de pessoas que tem personalidades individuais.

Conhecer e entender o papel de cada uma delas na empresa é uma das funções do líder.

Assim como se adaptar a cada uma delas e saber se comunicar.

Acompanhar: que não significa vigiar.

O acompanhamento do líder está relacionado a atuação em conjunto com a equipe e estar disponível sempre for acionado.

Ou até mesmo sempre que detectar que precisa intervir em alguma tarefa.

Reconhecer: não é para dar uma medalha ao fim do mês ou a cada trabalho executado.

Ou quando um serviço é bem elogiado por algum cliente.

Mas reconhecer o empenho e dedicação de um funcionário que auxilia nos bons resultados da equipe está dentro dos propósitos de um bom líder.

Faça-o, mas com moderação e da forma adequada. Existem diversas formas de demostrar o reconhecimento, desde elogios individuais, coletivos e públicos.

Até bonificações, folga remunerada, folga no dia do aniversário e bolsas para cursos complementares.

 

 Liderança e desenvolvimento de equipes externas 

  • Sempre questione o técnico se o andamento do trabalho está de acordo com os processos da empresa. Porém, seja sempre solicito e ofereça apoio quando houver uma demanda de última hora para ser solucionada. Um bom líder não é só aquele que dá ordens, mas sim o profissional que atua juntamente com a equipe;
  • Verifique se os equipamentos como smartphones estão adequados para uso. A liderança da equipe externa deve promover condições adequadas para que o trabalho seja executado da melhor maneira possível;
  • O reflexo de toda comunicação organizacional, motivação e engajamento das equipes está diretamente relacionado a qualidade do serviço prestado;
  • Nunca pegue o técnico de surpresa ou a equipe toda com um novo processo implementado de última hora. Principalmente, se for algo que demanda treinamento e explicações como aplicativos, por exemplo. Faça uma reunião programada. Explique passo a passo como funciona as novas tecnologias aderidas pela empresa. Além disso, de tempos em tempos, reúna sua equipe para debater se o plano de trabalho está com a efetividade necessária;
  • Quando um técnico estiver com algum problema frequente em campo, chame-o para uma conversa. Encontre uma solução juntos. Entenda o foco o problema e o que pode estar causando-o. Muitas vezes, os demais técnicos podem passar pelo mesmo.

 

Liderança de equipe externa e a relação com a tecnologia

Ser um líder de equipes externas é um desafio grande.

Em equipes que atuam no mesmo local de trabalho, acompanhar o fluxo de tarefa da equipe, assim como os resultados é mais viável.

Já uma equipe com técnicos que atuam em campo, ter a tecnologia como aliada pode auxiliar.

Muitos técnicos podem entender o uso de aplicativo para gerenciar a equipe externa uma forma de controle.

Porém, o objetivo é facilitar o trabalho de todos que o utilizam, independentemente da função.

A integração de informações, além de evitar o volume de material como formulários, pranchetas, facilita a comunicação entre líder e técnico.

E se quiser começar padronizando os processos, confira nossos modelos de planilhas: 5 exemplos de planilhas para prestação de serviço.

Com o direcionamento e otimização de rotas a cada novo chamado, o líder de equipe externa pode direcionar o técnico mais qualificado para aquele atendimento de acordo com a demanda.

Essa liderança de equipe externa, quando aposta no diferencial e em tecnologias que aumentam a produtividade, tem um papel eficaz.

E não apenas na equipe, mas faz com que a empresa se aproxime cada vez mais do seu objetivo, ao oferecer uma qualidade de prestação de serviços externos diferenciada.

Para implementar uma equipe de campo ideal para sua empresa, acesse nosso texto sobre o assunto: 3 passos para implementar uma equipe de campo na sua empresa.

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