LTCAT e PPP: qual a relação entre os dois?

Não basta o bichinho do empreendedorismo te morder e no dia seguinte você abrir a sua empresa. Antes de mais nada é preciso estudar porque o buraco pode ser bem mais fundo do que você imagina. Não, aqui não é um texto de auto-ajuda. O tema é a relação entre LTCAT e PPP.

E sim, são documentos super importantes que toda empresa que atua com agentes noviços precisa emitir. Viu, como não é tão simples assim? E o pior, se a sua empresa não os emite, a multa pode rolar soltar.

E são bem altas. Dependendo do seu fluxo de caixa, o valor da multa pode impactar drasticamente o seu modelo de negócio.

Mas saindo da questão burocrática e econômica, tem a questão mais importante de todas, que inclusive, é o objetivo principal do laudo e do perfil: preservar a saúde e evitar ao máximo acidentes que podem levar à aposentadoria especial.

Se o funcionário ou funcionária precisou recorrer a esse tipo de benefício, é porque realmente o problema foi grave.

A gente já explicou aqui no blog o que é cada um: LTCAT e PPP:

Se esse é seu primeiro contato com o tema, sugerimos que leia cada uma das sugestões acima. É fácil, não custa nada e é indolor. Mas o conhecimento que você irá obter realmente não tem preço.

Agora, se você já sabe de olhos fechados o que é cada um, mas têm dúvidas por eles serem similares, esse texto é realmente essencial na sua vida.

Então, já pegou o seu café?

LTCAT e PPP são iguais?

Não! A resposta vem aqui, logo de cara!

São parecidos mas não iguais!

E não duvide disso, pois vamos provar nas próximas linhas.

O LTCAT, o Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho é um documento para a empresa. Ali, na emissão, o profissional responsável que deve ser contratado, já que não pode ser produzido pela própria empresa preenche dados relacionados ao ambiente de trabalho.

São incluídas as exposições a agentes químicos, biológicos, físicos e também ergonômicos.

Sem contar no uso de EPIs, que nem precisamos reforçar o quanto é importante. Mas se precisar, chega mais: Como fazer uma ficha de EPI: aprenda o passo a passo.

Afinal, não como falar sobre prevenção de acidentes, sem citar os equipamentos de proteção individual.

Não podemos esquecer dos equipamentos de proteção coletiva: Equipamento de proteção coletiva: o que é?

Já o PPP é do funcionário. Quando ele pede demissão ou é demitido, a empresa tem 30 dias para emitir o perfil e entregá-lo para fins previdenciários, caso precise, ou até mesmo, como prova das condições de trabalho que atuava. Ou seja, é um documento individual.

Segurança no trabalho no dia a dia

Infelizmente, temos mais que motivos para nos preocupar.

Os acidentes são tão relevantes que tem até uma data. O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi criado pela OIT – Organização Internacional do Trabalho e data em 28 de abril.

Não pense que exagero. Vamos ter dar números suficientes para justificar esse alerta:

Só em 2018, segundo dados da Previdência Social, foram registrados mais de 570 mil acidentes de trabalho. Esse número engloba apenas o trabalhadores registrados com carteira assinada.

Há estimativas que esse número seja sete vezes maior, se colocarmos na conta os trabalhadores informais.

Não é toa que existem procedimentos e documentações como o LTCAT e o PPP para evitar que riscos de acidentes (não importa a proporção) aconteçam com o seu time!

Bom, se você chegou até aqui, é porque a Field proporcionou algum impacto na sua vida!

Se quiser conhecer a gente e saber o que podemos fazer por você, visite nosso site: www.fieldcontrol.com.br.