Corretiva, preditiva, industrial, preventiva e detectiva. São tantos tipos de manutenção que até quem atua na prestação de serviços pode confundir. E a Field não vai deixar isso acontecer, óbvio. Aqui no blog, já falamos de todas elas. Menos sobre a manutenção detectiva. Porém, hoje chegou a vez dela. Esse será o tema desse nosso bate papo de agora.
Vamos focar nas principais dúvidas sobre esse formato. Dessa forma, você também saberá como implementá-la na sua prestadora.
Tá a fim? Fique aqui com a Field e adquira mais conhecimento para seu negócio.
Saber os tipos de manutenção promove uma escolha assertiva no momento de indicar não só ao cliente. Mas também direcionar o técnico com a habilidade mais indicada para cada uma delas, faz parte de uma alta produtividade.
Vamos revisar os tipos de manutenção
A gente já falou lá em cima, mas não custa relembrar. São diversos tipos e como abordamos aqui no blog, segue o conteúdo para você fazer uma revisão. Vai que você quer relembrar o papel de cada uma antes de prosseguir com a detectiva:
Temos a manutenção corretiva: Manutenção corretiva: como melhorar sua gestão;
A manutenção preditiva: Como realizar manutenção preditiva?;
E uma das mais importantes, a manutenção preventiva: Como manter uma receita recorrente com manutenção preventiva?;
Manutenção industrial: Maneiras de realizar manutenção industrial;
Antes, nada melhor do que estar preparado para atender a toda essa demanda. Sua prestadora pode oferecer todos esses tipos de manutenção citados acima e mais a detectiva. Parece muito?
Você pode sim!
Basta ter uma gestão muito bem focada e organizada. A partir disso, a produtividade só cresce. E é possível começar agora, com uma demonstração do sistema de gestão de equipes externas. Essa tecnologia que vai te ajudar a atender todas essas demandas.
E agora, vamos partir para o nosso tópico da vez…
Manutenção detectiva: o que é?
O nome já sugere algo, ela detecta alguma coisa. Mas o que será? Sabe aquelas falhas que ninguém vê ou que não são imperceptíveis logo de cara? Uma peça quebrada ou fora do lugar, por exemplo?
Então, a manutenção detectiva atua como uma proteção. O foco é direcionado nas máquinas e equipamentos. Tudo isso para que elas não parem de vez. Isso acontece ao diagnosticar falhas que não travam todo o funcionamento ou comprometam a segurança das pessoas e do local.
Geralmente, indústrias e fábricas com equipamentos de grande porte a utilizam.
A manutenção dectectiva basicamente acontece nos sistemas de comando ou de proteção. O lance é, não basta encontrar as falhas de forma prévia e evitar transtornos bem graves. Mas sim, entrar em ação e partir para o ataque na mesma hora.
Testes para detecção de falhas, mais conhecidos como TDF
A nomenclatura literalmente já diz tudo. Os testes são feitos para checar se algo interno, escondido lá dentro, não está bem.
Com isso, é possível programar visitas por meio da manutenção corretiva. E ainda efetivar realmente a correção desse equipamento antes da falha. Vai que vira uma bola de neve e promove alguma pane em todo o sistema? Os custos e prejuízos têm a possibilidade de tornarem-se inúmeros.
Aqui, é possível perceber a forte ligação entre a detectiva e a corretiva. Especialistas, inclusive, apontam que esse é o combo de sucesso para realmente evitar paradas repentinas. Inclusive, o pior, as perdas irreparáveis.
Então, bora convencer o cliente que essa manutenção precisa fazer parte da agenda.
O que é manutenção não planejada?
Manutenção não planejada é a correção de uma falha ou falta de desempenho que acontece de maneira aleatória, ou seja, que não era esperada.
O que é manutenção preditiva exemplos?
A manutenção preditiva auxilia a antecipar correções de problemas que poderiam impedir o funcionamento do equipamento. Exemplos: - Evita que o equipamento pare a produção; - Aumenta a eficiência; - Previne manutenções desnecessárias;
Quais os tipos de manutenção programada?
Existem vários tipos de manutenção, porém as que são programadas são: preventiva, preditiva e a corretiva que podem ser planejadas ou não.
Como é feita a gestão da manutenção detectiva?
Sim, é preciso ter uma boa gestão para aplicar essa manutenção. Você viu que ela é tão importante para um negócio que oferecer uma gestão estratégica é a melhor opção. O benefício não é apenas para a sua prestadora. O foco principal precisa ser o cliente.
Quem domina o assunto é você. Portanto, nada melhor que estar programado e preparado. Dessa forma, instrua os responsáveis pela manutenção detectiva da fábrica/indústria.
Por isso, ter uma gestão muito bem desenhada (na teoria e na prática), promove boa comunicação com as equipes externas. E o cliente não pode ficar de fora. Inclua ele nos processos e ferramentas digitais.
Não fique de fora. Ofereça mais esse formato de manutenção e garanta uma maior visibilidade. A competição é diária. Conquistar essa fatia do mercado agrega muito valor ao seu negócio.
A tecnologia na manutenção detectiva
Ah, e se você ainda não captou a mensagem sobre o que é a Field Control, chegou o momento. Somos uma empresa super aliada da sua produtividade. Tipo best friend mesmo. Isso porque desenvolvemos possibilidades reais. Já pensou sua equipe atender mais visitas?
E não só isso. Eliminamos problemas da gestão. Ainda, implementamos facilitadores dos processos.
Quer tudo isso para seu negócio? Você pode fazer parte do nosso time. Olha que ele é grande viu. Hoje, mais mil prestadoras e 20 mil técnicos que já se adequaram. O retorno? Se tornaram referência na região onde atuam, economizaram com processos burocráticos. Como resultado, passaram a fazer mais visitas com o mesmo número de técnicos.
Quer conhecer mais a gente? Sem problemas. É só chegar: www.fieldcontrol.com.br.
E o Field Control otimiza não só a manutenção detectiva em si. Entretanto, outros processos que fazem parte da rotina da prestação de serviços.
Quer exemplos? Então vamos lá:
- Ordem de serviço digital;
- Geolocalização dos técnicos em tempo real;
- Check-list;
- Avaliação do cliente;
- Agenda digital;
- Relatórios de produtividade.
E ainda tem mais, viu? Esses são apenas alguns deles. Cada um tem impacto direto na forma como a manutenção é executada. E não importa qual seja o motivo da visita.
Tenha uma produtividade maior a partir de agora!
Topa conhecer como é na prática? Aqui deixamos um convite para você agendar uma demonstração. Só para reforçar a mensagem já feita lá em cima.
A Field garante que sua rotina será mais fácil. E até mesmo quem não tem muito contato com a tecnologia não terá dificuldades. Por mais que o sistema tenha todos esses processos, o uso é intuitivo. Isso significa que é fácil de usar, mesmo por aqueles que tem dificuldade com tecnologia.
Então, vamos mudar essa realidade agora? É só clicar AQUI. O período de testes é gratuito e sem compromisso nenhum.
Durante a experiência, você pode contar com nosso time de especialistas. Estamos prontos para tirar todas as dúvidas. Isso antes e durante o uso.
Do mais te desejamos uma ótima jornada! Que seus clientes sejam cada vez mais atendidos. E que você possa contar sempre com a Field Control!