Quem não gosta de estar sempre ganhando, não importa em qual aspecto? No mundo dos negócios, é uma vantagem competitiva de mercado, estar sendo à frente e com vantagens.
Porém, existe um conceito onde todos os envolvidos no negócio podem ganhar. E até mesmo em situações de conflitos pode ser aplicada. O nome dessa teoria é relação ganha-ganha. Você mesmo pode já aplicar na empresa, mesmo sem saber que ela existe.
O nome já diz, na relação ganha-ganha, todas as partes envolvidas são beneficiadas. O conceito envolve uma solução positiva, que agrade a todos, e que solucione o problema em questão. Nas áreas de vendas, muitos profissionais também a utilizam no momento da negociação.
Situações para implementar vantagem competitiva
- No momento da vendas, quando o profissional de vendas estiver oferecendo os diferenciais e vantagens da sua prestadora. Atender as expectativas e proporcionando satisfação. Se precisar negociar valores e prazos, estude um plano que seja conveniente para ambas partes, sem prejuízos e possíveis danos financeiros. Temos que lembrar que todos devem ganhar aqui;
- Ainda em vendas, o possível cliente pode ser atraído por possíveis benefícios durante a experiência que terá com a equipe de campo. Por exemplo, se fechar o contrato naquele mês, ganhará 15 dias a mais de serviço. Essa tática pode ser usada pela empresa que trabalha com metas e precisa daquele cliente para bater o número estipulado. Dessa forma, os dois saem ganhando;
Essas propostas também proporcionam uma fidelização, a partir das vantagens oferecidas.
Uma dica da Field é nunca forçar a barra e ser aquele vendedor chato que liga exaustivamente, sem dar um tempo para a pessoa estudar a proposta. Mesmo interessado, ele pode declinar a adesão do contrato pela insistência. E como diz o nome, a relação ganha-ganha deve ser positiva para todos!
Quer saber mais sobre fidelização? A Field tem muito conteúdo sobre o tema:
- O que significa fidelizar um cliente?;
- Atendimento ao Cliente: problemas resolvidos e fidelização de clientes;
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- 5 maneiras fáceis para fidelizar colaboradores externos;