Mobilidade corporativa: o que é e como funciona

A tecnologia está presente em quase todas as ações do cotidiano. Desde a rotina doméstica como na utilização de um microondas até o uso de aparelhos, equipamentos e softwares no ambiente corporativo. Não importa a finalidade do uso, mas é impossível negar que a  mobilidade corporativa envolvendo a tecnologia facilita muito o ambiente de trabalho.

Hoje, os profissionais podem atuar em diversos locais e assumir suas funções devido à mobilidade corporativa que se torna possível através do uso de dispositivos móveis. Tablets, smartphones, notebooks, equipamentos já são muito utilizados nas empresas, independentemente do ramo de atuação. Quando há necessidade de deslocamento, o funcionário não precisa demandar tempo e elevar custos ao imprimir materiais, planilhas, textos que complementam o trabalho. Basta desligar o notebook da tomada e levar a bateria consigo. O uso de equipamentos sem fio também agrega mais facilidade no deslocamento.

 

O que é mobilidade corporativa?

Existem diversos conceitos sobre mobilidade corporativa. José Jario Santos Martins em seu artigo sobre o assunto indica que mobilidade é muito mais que tecnologia, concorda? enfatiza o entendimento de como pessoas, processos e estruturas tecnológicas se interagem para fazer o trabalho melhor. Além disso, o auxílio da tecnologia como aliada  permite o acesso a sistemas internos e externos independentemente da localização do funcionário.

A mobilidade corporativa engloba outros aspectos além do uso de equipamentos portáteis. Proporciona maior interatividade entre todos os envolvidos em determinados momentos, lembre-se a interação é fonte de sucesso! também equilibra a comunicação, que em muitos casos, dependendo do setor de atuação, precisa ser instantânea.

 

Ainda, por meio dessa tecnologia, é possível:

  • Solicitar novos produtos e funções;
  • Abrir ordens serviços e novos chamados;
  • Medir indicadores de desempenho a cada atendimento;
  • Calcular a produtividade de cada funcionário em períodos determinados (funcionalidades para empresas que atuam com equipes externas já disponíveis por aplicativo).

Outro ponto positivo é a economia de papel e espaço que a mobilidade proporciona. Com a utilização de manuais, catálogos de produtos e serviços, ordens de serviços em formato eletrônico, o gasto com cartuchos de impressora, papéis, pastas de arquivos e armários. Tem mais!! Isso tudo é dispensáveis em um ambiente que utiliza a tecnologia no dia a dia. É necessário apenas um HD externo para backup, com uso não obrigatório, mas é indicado por precaução.

 

Pesquisa sobre o tema

Segundo a pesquisa A conectividade das empresas brasileiras, realizada pela Embratel, em parceria com a Teleco, mais de 70% das empresas com mais de cem empregados já utilizam celulares e smartphones corporativos.

Além desses dados, o estudo destaca os seguintes dados sobre o uso da tecnologia:

  • 59% utilizam a tecnologia para falar com fornecedores;
  • 56% para relacionamento com seus clientes;
  • O uso de e-mails como ferramenta de colaboração é indicado por 92% das companhias que utilizam mensagens;
  • O uso de celular corporativo também está crescendo no Brasil. Os números apontam que 73% das empresas pesquisadas disponibilizam aparelhos para os funcionários. Em 2014, 43% ofereciam esse benefício.
  • A oferta de celulares é maior na área administrativa, que responde por 38% dos aparelhos, seguida pelas áreas de vendas (23%) e comercial (21%).
  • O uso de aplicativos corporativos atingiu 9% nas empresas e tende a evoluir, já que o mercado caminha para a mobilidade de processos.

Outros dados apontam que o Brasil está entre os países que mais armazenam dados em nuvem, incrível né? atrás apenas de países desenvolvidos e em potencial desenvolvimento como Hong Kong, Cingapura, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Austrália Japão e Estados Unidos. Até 2016, mais de 80% das empresas em nosso país já realizavam esse tipo de armazenamento, segundo dados da IDC.

 

Como a mobilidade corporativa funciona?

Esse tipo de mobilidade oferece vários benefícios à empresa que assume essa adesão. Entre eles, estão:

  • Conexão de funcionários e líderes com maior agilidade;
  • Automatização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior velocidade na tomada de decisões;
  • A interação com o cliente é maior e mais facilitada pela rapidez no atendimento;
  • A troca de informações em tempo real possibilita contato entre gestor e funcionário para solucionarem juntos problemas que demandam estratégia;
  • Reduz custos e agrega valor;
  • Planos exclusivos de banda larga e operadoras de celulares para empresas facilitam o preço de assinaturas para diversos aparelhos com velocidade superior a planos domésticos.

 

Mais agilidade e produtividade para equipes externas e empresas prestadoras de serviços 

A mobilidade é ferramenta essencial para as empresas que atuam com equipes externas. Além de otimizar custos, a facilidade no contato é fator principal para que o serviço seja feito de forma mais rápida e eficaz. Você sabia que isso garante a satisfação do cliente?

A falta de estrutura de mobilidade gera dificuldades. Mas muita calma nessa hora! elas podem ser eliminadas com a aplicabilidade de simples processos.  Você já deve ter ouvido falar em muitas ferramentas, certo? Aplicativos, softwares, smartphones, itens que muitos gestores enxergam como custos, outros analisam como investimento. Com a adesão de novos clientes e a partir do uso dessas tecnologias, o investimento será coberto e a facilidade do trabalho irá aumentar a produtividade dos funcionários em curto prazo.

O gestor que deseja investir na mobilidade corporativa precisa de um planejamento e estratégia bem definidos.

Quer saber como fazer isso? Talvez uma boa direção seja:

1 – Realizar um estudo sobre quais equipamentos e softwares irá necessitar investir. Definição de custos não apenas de “materiais”, mas também de planos e assinaturas de aplicativos.
2- Acesso à internet com sinal adequado para a localidade de atuação.
3- Aquisição de equipamentos. É necessário adquirir tecnologia que corresponda aos programas que serão utilizados, sendo aconselhável consultar as empresas terceirizadas sobre a compatibilidade com smartphone e app, software e notebook, entre outros.

Ao aderir sistemas de monitoramento, como aplicativos, o gestor deve ter consciência da necessidade de acompanhamento e auxílio. Principalmente em fase inicial de implementação para que tenha 100% do uso, garantindo que as funções sejam aplicadas nas tarefas alinhadas de acordo com o objetivo da empresa.

Ah! Sabe qual é o outro ponto a ser estudado e discutido com a empresa contratada? Refere-se a confidencialidade dos dados que serão trafegados entre os sistemas deve ser seguro para que nem a empresa, nem os clientes possam sofrer danos.

Além disso, é imprescindível estar de olho na concorrência, pode sim olhar sua vizinhança! Isso irá te ajudar no conhecimento sobre qual o tipo de tecnologia que o setor de atuação está utilizando. A análise da concorrência é uma prática simples e que deve ser utilizada constantemente. Facilita os processos internos e externos, além de zelar por uma melhor qualidade de atendimento ao consumidor.

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